Para Serafim, atual momento da pandemia exige mais prevenção do que assistência

Para Serafim, atual momento da pandemia exige mais prevenção do que assistência

Diante do pior momento da pandemia no Brasil, com o registro de recordes diários de mortes pela Covid, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) defendeu na manhã desta quinta-feira, 8, que o Amazonas concentre esforços mais na prevenção do que na assistência.

“Claro que a assistência nós temos que nos preparar também e vi que há de parte do governo do estado e da prefeitura uma preocupação muito grande com a assistência. Mas a nossa questão está na prevenção. Eu volto a insistir na necessidade de uma propaganda mais maciça, mais direta, mais objetiva que faça com que as pessoas usem máscara, higienizem as mãos, usem álcool em gel e principalmente, no campo da prevenção, que as pessoas possam ser vacinadas”, disse Serafim.

 

A declaração do parlamentar foi dada durante a sessão híbrida da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) desta quinta-feira, 8. O líder do PSB no parlamento estadual participou na quarta-feira, 7, da audiência pública promovida pela Comissão da Saúde da ALE-AM que debateu a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 no estado.

“E aí tem duas vias: uma via é o poder público que tem que disponibilizar as vacinas. Isso vale do governo federal até o governo municipal. E a outra via é a do público. O relato da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), secretaria responsável pela vacinação em Manaus, é de que eles programam para vacinar 10 mil e chega na hora aparecem 5 mil. Então, a minha sugestão é que programem vacinar 20 mil. Se forem 20 mil ao mesmo tempo será uma grande confusão, mas o que não podemos mesmo fazer é deixar vacinas na geladeira. A minha bandeira é prevenção e vacina”, defendeu o deputado.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou na quarta-feira, 7, o diagnóstico de 1.098 novos casos de Covid-19, totalizando 355.027 casos da doença no estado. De acordo o órgão, foram confirmados 41 óbitos por Covid-19, sendo 11 ocorridos no dia 06/04 e 30 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 12.177 o total de mortes no Amazonas.