Serafim defende ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder

Serafim defende ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder

O dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher – é marcado em todo mundo como um dia para lembrar da luta pela igualdade de gênero, fim do machismo e da violência contra mulheres. Em discurso no plenário da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) na manhã desta terça-feira, 8, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) reforçou a defesa dessas bandeiras e a urgência da ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder.

“Reforço e apoio a luta das mulheres pelo empoderamento, pela ocupação de espaços de poder, seja no parlamento, seja no Poder Executivo, seja no Judiciário. Em todos os espaços onde há, não uma disputa, mas uma convergência, porque as mulheres, só no último século começaram a ocupar esses espaços”, disse o deputado.

O líder do PSB no parlamento estadual relembrou que a data comemorativa foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

A origem da homenagem remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. O acontecimento é significativo, mas é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa.

“Eu quero no dia de hoje cumprimentar a luta das mulheres, dizer que o dia 8 de março simboliza muito mais que um dia de festa, mas sim um dia de luta em referência ao que aconteceu no século passado quando mulheres reivindicavam melhores condições dignas de trabalho e melhoria salarial. Esse dia, esse mês, passou a simbolizar a luta e não um dia de festa. É um dia de retomar a luta. Nesse sentido quero cumprimentar a todas as mulheres, sem distinção, as nossas parlamentares, as nossas servidoras, as nossas familiares”, declarou Serafim.

O parlamentar exibiu um vídeo da deputada federal Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que destacou os 90 anos do voto feminino no Brasil.

“Estamos comemorando os 90 anos do voto feminino. O direito de votar foi a principal conquista política das mulheres brasileiras no século 20. Nós do PSB, defendemos ações de formação política para fortalecer a presença feminina na vida pública, porque mais mulheres no poder é muito mais democracia. No século XXI, o principal desafio do PSB é ampliar a presença das mulheres nos espaços de poder. Essa é uma das teses da autorreforma do Partido Socialista Brasileiro”, defendeu Lídice.