Serafim parabeniza posse de Vânia Marinho no cargo de desembargadora do TJ-AM

Serafim parabeniza posse de Vânia Marinho no cargo de desembargadora do TJ-AM

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) parabenizou a ex-promotora de Justiça, Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, pela posse no cargo de desembargadora do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas). A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira, 6.

“Quero cumprimentar a Dra. Vânia Marques Marinho que, até então, era da carreira do Ministério Público Estadual, mas teve a maior votação já registrada no âmbito do órgão e foi a primeira da lista para a vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça e, por fim, escolhida e nomeada pelo governador (Wilson Lima). É uma alegria muito grande fazer esse registro, conheço a Vânia desde pequena, tenho muito carinho e respeito por ela e por toda sua família”, disse Serafim.

A declaração do líder do PSB na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) foi dada durante discurso na sessão híbrida desta terça-feira, 6.

“A sua posse foi realizada nesta terça-feira, foi uma cerimônia muito prestigiada e eu quero cumprimentá-la e dizer que hoje tem festa não apenas aqui na terra, mas tem festa no céu com os seus avós Sr. Rabito e Dona Estrela, o Maneca, seu pai, e a Vivi. Desejo a ela votos de pleno sucesso na nova carreira”, declarou Serafim.

A ex-promotora de Justiça foi nomeada na última terça-feira (30/3), pelo governador Wilson Lima, em vaga destinada a membro do Ministério Público do Amazonas, pelo chamado Quinto Constitucional (dispositivo que prevê o preenchimento de um quinto das vagas dos tribunais, entre eles os estaduais, por advogados e membros do MP).

Vânia Marinho aumenta o quadro de mulheres na magistratura do TJAM, que atualmente possui 78 magistradas, destas, oito em atuação no Segundo Grau: desembargadoras Graça Figueiredo, Socorro Guedes, Carla Reis, Nélia Caminha Jorge, Joana Meirelles e as juízas Onilza Gerth e Mirza Telma de Oliveira Cunha, convocadas para atuar nos colegiados.

Currículo

Vânia Marinho tem 61 anos, é casada, formada em Geologia e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Civil e Processo Civil; mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas; e cursa o doutorado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ingressou no Ministério Público em 1998, trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves, também na 44.ª Promotoria de Justiça perante a 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal; na 18.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52.ª Promotoria de Urbanismo. Atuou como promotora da 28.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, perante a Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Manaus.

Desde 2006 atua como professora da Universidade do Estado do Amazonas, ministrando módulos de Legislação Ambiental e disciplinas relacionadas a Crimes Ambientais.