Serafim propõe que aterro sanitário passe a receber lixo de municípios da RMM

Serafim propõe que aterro sanitário passe a receber lixo de municípios da RMM

Localizado no km 19 da rodovia AM-010, o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, popularmente conhecido como Aterro Sanitário, possui capacidade para receber os resíduos sólidos dos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

“O aterro controlado de Manaus não começou como deveria, em 2005 havia um grave problema social ali, pois 300 pessoas moravam dentro do lixão. Eu era o prefeito, tirei as famílias dali, organizamos esses trabalhadores em cooperativas. Mas eu entendo que o aterro controlado de Manaus está bem organizado e poderia receber o lixo de Presidente Figueiredo, de Rio Preto da Eva, de Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes”, defendeu o deputado.

O parlamentar afirmou que seria mais econômico para as prefeituras desses municípios realizarem um convênio com a Sempulsp, em Manaus, do que construir um aterro.

“Um aterro não se constrói do dia para a noite. Ele vai sendo construído dia a dia e os municípios não constroem mais aterro, eles fazem licitação para que alguma empresa colete o lixo e jogue o lixo no aterro de sua propriedade, que pode ser no próprio município ou em outro que é cobrado por tonelada”, disse Serafim.

O líder do PSB na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) afirmou que o estado precisa dar uma atenção maior a coleta de lixo e propôs que o ex-deputado estadual e hoje secretário Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, convide os deputados para conhecer o aterro controlado de Manaus.

“Proponho que os deputados conheçam o aterro controlado de Manaus, que tenho orgulho de ter avançado muito e ter pago também um preço muito grande pelo que fiz, porque aquilo ali não rende um voto, mas graças a Deus que não rende. A saúde do povo não é para render voto, o que tem que render voto é a opção do eleitor por esta ou aquela corrente de pensamento. Então deixo essa proposta aqui ao parlamenta, aos prefeitos desses municípios”, concluiu o parlamentar.