Vereador denuncia farsa na licitação do transporte coletivo

O vereador Elias Emanuel (PSB) foi à tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta quarta (02) criticar e denunciar a “farsa” que foi a licitação do transporte coletivo da cidade, levada a cabo pela Prefeitura de Manaus, desde o final do ano passado.

A intenção de seu discurso, frisou, foi desmontar o paradigma de que a licitação está trazendo novas empresas para explorar o sistema na capital amazonense, segundo apregoou a Superintendência Municipal do Transporte Urbano (SMTU). “É uma grande mentira”, disse Elias.

De acordo com levantamento do parlamentar, que é líder do PSB na Casa Legislativa, as nove empresas que saíram vencedoras do processo licitatório e anunciadas esta semana pelo Município, todas já operam na cidade dentro do consórcio Transmanaus, atual detentora da concessão municipal.

Ele contestou a afirmação da SMTU de que apenas três estão no sistema, que são a Líder, Via Verde e City Transportes e que seis são novas na cidade. Na realidade, disse, as demais vencedoras integram o consórcio e participaram da licitação com razões sociais diferentes, a saber: Global, que é a São José e antiga Vitória Régia; São Pedro, que opera no sistema com o nome de Ponta Negra; Expresso Coroado, que é a Regional; e as “novas” empresas Rondônia, Nova Integração e Transtol, integram o grupo Transamazônia, que na realidade é a antiga Eucatur, que explora o sistema na zona norte da cidade.

“Se antes, tínhamos sete empresas no consórcio Transmanaus, agora temos nove”, criticou o parlamentar. Por conta dessa “maquiagem”, Elias Emanuel apresentou novo requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando informações da SMTU sobre a base societária, endereço fiscal e endereço das garagens das empresas vencedoras do processo.

Na sua avaliação, a licitação do transporte coletivo não passou de uma pirotecnia da prefeitura e um gasto de dinheiro público desnecessário para “alocar” empresas velhas que agora tem “cara de novas”. “Espero que a bancada governista da Casa tenha a sensatez de aprovar meu requerimento”, acrescentou o parlamentar.

Seu discurso foi endossado pelo companheiro de bancada, Mário Frota (PDT), que classificou todo esse trâmite como “uma grande brincadeira” por parte da Prefeitura de Manaus.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.

2 thoughts on “Vereador denuncia farsa na licitação do transporte coletivo

  1. agora muda de nome e com certeza as pendencias de impostos que eles devem ao estado e ao minicipio também deve zerar!!!é bom ver isso também!!!muito estranho isso!!!

  2. Apenas para endossar tudo que foi escrito e ao mesmo tempo dizer que a melhoria do transporte coletivo em Manaus nunca será algo que nos orgulhemos, pois a impressionante que mesmo com aumento da tarifa que está para acontecer, a situação do sistema será mesma:

    • Falta de respeito para com o usuário,
    • Falta de estrutura
    • Ônibus cada vez mais lotado, alem de sua capacidade física, e permitida por lei enfim,

    A única coisa que consigo ver é pessoas dentro do processo, tornando cada vez mais ricos e povo cava vez mais espremidos dentro dessas latas velhas

Comments are closed.