Serafim homenageia parlamentares pelos 90 anos do voto feminino

Serafim homenageia parlamentares pelos 90 anos do voto feminino

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) destacou os 90 anos do voto feminino no Brasil durante  discurso na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), nesta quinta-feira (24). Em 24 de fevereiro de 1932, foi sancionado o primeiro Código Eleitoral (Decreto nº 21.076), que garantiu oficialmente às mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas no Brasil.

“Hoje, o voto feminino completa 90 anos. Foi Getúlio Vargas que em fevereiro de 1932 estabeleceu o voto feminino no Brasil. Quero resgatar a data, na memória do Dr. Getúlio Vargas, e dizer do avanço que foi, mas isso tem menos de 100 anos. Dizer do anseio que vejo ser de todos que é a participação feminina na política brasileira”, disse.

O parlamentar lembrou que a legislatura passada da ALE-AM,   contava apenas com presença feminina da deputada Alessandra Campelo, mas que a atual  legislatura conta com  mais quatro deputadas: Joana Darc (PL), Terezinha Ruiz (PSDB), Mayara Pinheiro (PP) e Nejmi Aziz (PSD).

“Quero cumprimentá-las, porque são heroínas de se disporem, enquanto mulheres, a virem ao campo de batalha árido da política, onde as “baixarias”, muitas vezes, espantam as mulheres. E estas cinco mulheres que eu citei são vitoriosas. A essas mulheres os meus cumprimentos”, homenageou. Serafim também prestou homenagem a ex-deputada federal  Conceição Sampaio (PSDB)e a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

O líder do PSB na Casa Legislativa também destacou os trabalhos da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) e da secretária estadual de mulheres da sigla no Amazonas, Cristiane Balieiro.

“Cumprimentando todas as mulheres que se dispõem na política. Não poderia deixar de cumprimentar pessoas do meu partido que se dispõem em participar de toda essa batalha, como é a deputada federal Lídice da Mata. Brava deputada baiana, que tantos e tão bons serviços tem prestado ao Brasil, a Bahia e a todos nós  e a  essa causa. Cumprimento também as companheiras de partido, professora Cristiane Balieiro, nossa secretária do seguimento das mulheres”, concluiu.