Advogada Paula Valério é homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo

Advogada Paula Valério é homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo

A advogada Paula Valério foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta quarta-feira (14), com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, cuja propositura é do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

Para Serafim, a homenagem é mais do que merecida pelos relevantes serviços prestados pela advogada ao Direito e à Justiça.

“A Dra. Paula é uma advogada há mais de 40 anos. Pessoa que dedicou toda a sua vida em buscar a Justiça em favor daqueles que podem menos. Tem uma atuação no judiciário muito eficaz e competente. Por outro lado, ela é filha do ex-deputado João Valério, de saudosa memória. Embora ela não tenha ocupado nenhum cargo eletivo, ela participa ativamente da vida política amazonense brasileira. Nossa companheira de partido, dedicada, comprometida e nada mais do que homenageá-la com a Medalha do Mérito Legislativo”, disse Serafim.

Advogada há 45 anos, com atuação em Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Eleitoral, Valério recebe a comenda como sinal de aprendizado e gratidão.

“Aprendi com meu pai que o sentido da vida está nas causas que abraçamos e nas pessoas que amamos. Atenta a esse aprendizado, vejo esta homenagem por duas premissas: a de quem concede- o povo da minha terra- representado pelo Deputado Serafim Corrêa, no meu caso, especialmente, e a de quem recebe cujo requisito é a sua atuação como cidadão, para o engrandecimento de sua terra”, disse.

A homenageada ainda disse que a Medalha aumenta ainda mais a sua responsabilidade como cidadã e como profissional.

“Fui criada para servir a minha Pátria, a minha terra, a minha gente. Fui educada, graduada, pós-graduada em escola pública, portanto, serei sempre devedora da minha terra que me deu tudo para que eu me tornasse a pessoa que sou hoje. Tudo o que fiz e faço como advogada é para honrar a minha terra, a minha gente, e a profissão que escolhi. Jamais me julguei merecedora de galardões, e, se nesta ocasião estou sendo homenageada por esta casa que é a casa do povo, só me resta, com o coração transbordando de alegria, dizer muito, muito, obrigada”, disse Valério.

Ao lado da advocacia, Paula exerceu outros cargos e funções públicas de relevância: Procuradora Jurídica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA/AM-RR; Assessora na Procuradoria Geral do Município de Manaus, Técnica do Ministério Público Federal, onde exerceu o Cargo de Coordenadora Jurídica, incluindo a atuação na Procuradoria Regional Eleitoral; Instalação da Varas Especializadas do Meio Ambiente e Questões Agrárias e da vara Especializada da Dívida Ativa Estadual, do Poder Judiciário do Estado do Amazonas; Assessora Jurídica da Secretaria Estadual de Administração; Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria; Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania e Ouvidora Geral do Município de Manaus; Exercício do Magistério Superior no Curso de Graduação da Faculdade de Direito Martha Falcão, nas disciplinas Ética Profissional/Deontologia Jurídica, Teoria Geral do Processo e Introdução ao Estudo do Direito; Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amazonas, no período de 2001 a 2003, bem como o exercício de membro do Tribunal de Ética da OAB/AM, no período indicado; Em 2015 foi agraciada com a Medalha e Diploma da Ordem do Mérito Judiciário do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, pelo exercício da advocacia com notório saber jurídico e relevantes serviços prestados à Justiça do Amazonas.