Serafim diz que Governo Bolsonaro faz canalhice ao reduzir IPI em 25%

Serafim diz que Governo Bolsonaro faz canalhice ao reduzir IPI em 25%

O deputado estadual Serafim Corrêa, do PSB, afirmou nesta sexta-feira (25) que o presidente Jair Bolsonaro comete uma canalhice ao publicar em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) um decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A alíquota pode ser reduzida até 25% para a grande maioria dos produtos.

“Confirmando os rumores, o Governo Federal reduziu o IPI em 25%, prejudicando estados, municípios e a Zona Franca de Manaus, enfiando um punhal em nossas costas. Para amortecer a repercussão, publicaram às 18 horas, em edição extra do DOU, na sexta-feira antes do Carnaval. Isso é canalhice. Canalhas!”, afirmou o deputado.

Essa redução, alerta o líder do PSB na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), fere a Zona Franca de Manaus e pode tirar indústrias do Amazonas.

“Quando ele diminui linearmente o IPI, ele está diminuindo também dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus e, assim, as vantagens comparativas que temos – e que atraíram investimento para cá – vão para o espaço e, se houver perda de competitividade, as empresas que estão aqui, vão sair”, disse Serafim.

O parlamentar alerta que a redução prejudicará a arrecadação de estados e municípios.

“Eu quero alertar o governador do Amazonas e os 62 prefeitos, porque o IPI, por exemplo, de mil reais, R$ 250 é dividido entre os municípios e os outros R$ 250 pelos estados. Ou seja, ele está fazendo caridade com o chapéu alheio. Eu acho que ele pensa que os governadores e prefeitos são lesos. Agora, se faz urgente uma reação rápida e direta da bancada do Amazonas”, concluiu o deputado.

Veja a íntegra do decreto aqui.