Respeitar as diferenças é dizer não ao preconceito

Por Cristina Almeida

Os afrodescendentes representam quase metade da população brasileira, chegando a ser maioria dentro de alguns Estados, o que nos leva a afirmar que a discriminação racial no Brasil continua sendo um fator determinante no processo de exclusão o qual é submetida a população negra, dificultando o acesso na garantia de seus direitos fundamentais, fruto da herança de um processo histórico, até secular, marcado pelo período escravocrata, que atribui ao negro e a negra a invisibilidade.

O DIA 20 de novembro é um dia de reflexão e de luta pela eliminação do racismo e do preconceito.

Nosso desafio é continuar avançando decisivamente na proteção dos direitos as diferenças, promovendo a construção e aprovação de políticas afirmativas que visem o enfrentamento ao racismo para compensar “a dívida que a sociedade brasileira tem com o povo afrodescendente”.

Mas temos que reconhecer os avanços que tivemos com a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), na qual o Estado cria condições para promover a igualdade racial e agora culmina com a aprovação do Estatuto da Igualdade racial que visa garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnico-raciais individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial. Mesmo que não tenha sido aprovado na sua totalidade, permiti que toda sociedade se aproprie plenamente das informações contidas naquele documento no intuito de fortalecer a luta que tem tido uma grande contribuição dos movimentos sociais que é fazer com que este documento sofra novos ajustes.

Para construir uma sociedade justa, livre e solidária precisamos de você nesta luta. PARTICIPE! Respeitar as diferenças é dizer não ao preconceito.

VIVA O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

Cristina Almeida é secretária nacional do Movimento Negro do PSB