Tadros também se tornou ‘imortal’

José Roberto Tadros é autor de dois livros e já recebeu da Academia a Medalha do Mérito Cultural Pericles Moraes

DE ACRÍTICA.COM por ISRAEL CONTE

O empresário e cônsul da Grécia passa a ocupar na AAL a cadeira de número 26, de Rui Barbosa, sucedendo a Oyama Ituassú (Euzivaldo Queiroz – 04/09/2009)

José Roberto Tadros também se tornou “imortal”. O empresário e cônsul da Grécia no Amazonas passa a ocupar na Academia Amazonense de Letras (AAL) a cadeira de número 26, de Rui Barbosa, sucedendo a Oyama Ituassú.

A eleição, que aconteceu na última quarta-feira, também elegeu a jornalista Mazé Mourão, de A CRÍTICA. Tadros recebeu 26 votos dos 34 membros da AAL.

Para José Braga, presidente da AAL, Tadros é uma pessoa comprometida com a sua terra. “Ele é um homem de pensamento e ação. Toda a sua temática se volta para o desenvolvimento social e econômico do Amazonas”, comenta Braga. Em 2005, Tadros já havia sido homenageado pela Academia, com a Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes, por sua ação no mecenato cultural

Lugar para todos

Márcio Souza, membro da Academia, diz que a chegada de Tadros enriquece a promoção da cultura. “O Roberto já tinha ligação com as letras. Como presidente da Fecomércio, implementou um projeto que valorizava a cultura. Ele será enriquecedor da promoção cultural dentro da Academia”, diz o dramaturgo.

Márcio ressalta, ainda, que a Academia não é um lugar somente para escritores. “Tem lugar para médicos, poetas, empresários e até para jornalista que escreve ‘carapanãs’”, brinca referindo-se a Mazé Mourão.

Honra

O empresário José Roberto Tadros ficou honrado com a notícia. “Me sinto agradecido pela bondade dos membros da Academia em me acolherem”, disse o empresário. “Essa minha ascensão só aumenta minha responsabilidade como empresário. Afinal, são poucos os empresários que têm chance de ultrapassar os umbrais da Academia e ganhar a imortalidade simbólica”, diz Tadros.