Pichação: no Blog do Sarafa, não!

Quando decidi criar o Blog do Sarafa, minha intenção era, e continua sendo,  contribuir com o debate de idéias em Manaus e comentar assuntos que julgo relevantes em âmbito local e nacional. O formato de blog me pareceu ideal, pois com ele eu poderia interagir com os leitores de forma simples, sem burocracia.

Ao longo da minha administração, recebi com tranquilidade toda crítica que me fosse feita, e aqui não seria e não será diferente. Estipulei como regra do blog apenas que os comentários não contivessem ofensas pessoais ou denúncias sem comprovação. E assim tem sido feito desde o início.

Mas nos últimos dias o blog passou a ser “pichado” no seu espaço para comentários. A tecnologia tem dessas coisas, e hoje na Internet é possível  verificar a origem dos comentários que me chegam.

Pois bem, notei que vários e sucessivos comentários começaram a chegar, com nomes diferentes, mas com o rastro de uma fraude: o endereço de IP é o mesmo em todos, e um provável defeito no teclado faz com que todos cheguem com uma sujeira, a repetição de caracteres no nome.

Além disso, todos os comentários trazem o mesmo teor, críticas a mim e elogios à um dos comentaristas. Abaixo a lista dos “diferentes” comentaristas, em ordem alfabética:

  • Maria Villany Soares
  • marluce albuquerque
  • renato santos vv bnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
  • rosemary fortes vv bnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
  • VÂNIA NOVOA TADROS vv bnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Todos assinam seus comentários usando o mesmo endereço de IP: 201.75.79.235, ou seja, enviados do mesmo computador, obviamente pela mesma pessoa. É o famoso cinco em um.

Por conta disso, decidi bloquear, a partir de hoje, comentários de autores diferentes que venham repetindo o mesmo endereço de IP, da mesma forma que fazem alguns professores com alunos flagrados colando numa prova: respostas idênticas, vou anular as duas provas.

Faço isso em respeito aos outros leitores do blog e por entender que pichá-lo dessa forma é uma fraude, com a intenção de fazer o leitor imaginar que há várias pessoas diferentes concordando entre si sobre determinado assunto.

Vou deixar publicados os comentários já aprovados, até para que você possa ver a desonestidade.

17 thoughts on “Pichação: no Blog do Sarafa, não!

  1. Valeu, Sarafa.
    Sou tua fã!
    E se continuaram te pichando, aqui ou em qualquer outro lugar, vou continuar te defendendo. Tá avisado!!!!!!!!!!

  2. Levou no olho.
    Bem que estranhei tais comentários ontem. Pensei: Ligou pros amigos darem uma forcinha. Ledo engano. Apenas acionou os amigos do imaginário.
    Tava demorando Serafim.
    Em tempo, não atribua suas vitórias ao secretário ou perderás o apoio da saúde em 2010. Como não o teve em 2008. Visite as UBS sozinho, converse com os funcionários. Converse também com Psicólogos, Odontólogos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais.
    Não esqueçam, nunca fui funcionário da prefeitura.
    Abraço.

  3. Sarafa, acho que vc deveria publicar qualquer coisa, até as mais banais críticas a vc ou a sua administração. O “charme”, do blog do Holanda é que ele publica tudo, até mesmo o q ele nem tem provas e num informa o IP de ninguém, por isso a popularidade do BH. Só pra lembrá-lo, também, que a oposição propaga na cidade q vc foi dedo-duro do SNI, na época da ditadura militar e agora vc divulga o IP de um de seus leitores é um prato cheio. Vc não precisa divulgar os emails q vc recebe e nem dá a importância q eles supostamente não merecem. É só uma dica. Fica com Deus!

  4. Pode ser também de máquinas diferentes e de pessoas diferentes, mas que trabalham no mesmo lugar (e usam a mesma rede, que se comunica com a internet usando um PC e distribuíndo o sinal para os outros)

  5. essa mulé sofre de esquizofrenia das brabas!
    seria melhor pra todos se dessem um gelo nela e não respondessem aos seus devaneios.

  6. Realmente Serafim,esta faltando medicamentos basicos inclusive para hipertensos e diabeticos em toda a rede municipal de saude , e agora para piorar i,=mplantaram precocemente sem nenhum preparo devido um sistema de marcação de exames e consultas que nao funciona e esta causando transtornos para quem realmente que trabalhar direito nas unidades de saúde , um verdadeiro caos .
    A maioria que votou no dito NEGÃO já se arrependeu amargamente, pois agora ele só pensa em faturar alguns milhoes com as obras da copa de 2014.
    Haja saco e paciencia para aguentar esse senhor na prefeitura, mais o que é dele ainda vem por aí
    .Aguarde .

  7. ANA, FICA NA TUA, TINHA QUE PUBLICAR O IP SIM PARA CAIR AS MÁSCARAS DE PESSOAS QUE SE JULGAM MELHOR QUE AS OUTRAS. ELE NÃO DIVULGOU O E.MAIL E NEM FOI DEDO DURO DO SNI, ISSO É COISA DE INVEJOSOS. É SÓ UMA DICA, FICA COM DEUS.

  8. É muita falta do que fazer… Falta de vergonha… Falta de carater…
    Esperar o que desse tipo de gente???
    So essas babaquices mesmo!!!
    E o blog tem mais é que publicar mesmo!!!! Ta certissimo!!!!

  9. Vc está enganada. O Holanda não publica nada que não concorde. São inúmeras as reclamações quanto a isso.
    No que se refere ao IP, o Serafim está corretíssimo. Só assim, pra sabermos que os comentários saíram do mesmo lugar.

    O Serafim escreveu isto:

    Pois bem, notei que vários e sucessivos comentários começaram a chegar, com nomes diferentes, mas com o rastro de uma fraude: o endereço de IP é o mesmo em todos, e um provável defeito no teclado faz com que todos cheguem com uma sujeira, a repetição de caracteres no nome.

    Além disso, todos os comentários trazem o mesmo teor, críticas a mim e elogios à um dos comentaristas. Abaixo a lista dos “diferentes” comentaristas, em ordem alfabética:

    ◦Maria Villany Soares
    ◦marluce albuquerque
    ◦renato santos vv bnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
    ◦rosemary fortes vv bnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
    ◦VÂNIA NOVOA TADROS vv bnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

  10. SARAFA, Você conhece bem o tipo de pessoa que está ao lado do “Maluf do Amazonas”? Creio que sim. O que mostra muito bem que alguns comentários não merecem nem ser publicado. Nós que apoiamos a ética na política, a decência e honestidade, estamos com você.

    Tem um hino de um time de futebol que diz “Até a pé nós iremos…”, e é assim que pensam as pessoas que lhe apoiam.

    Obs: E que fique bem claro, nós não apoiamos você cegamente, mas por analisarmos que tu SARAFA, és discípulo do Eterno Senador JEFERSON PERES, no que tange a honestidade e ética com a coisa pública!

    VOLTA LOGO SARAFA!!!

  11. É isso aí Prefeito!
    Tem gente pensando que a gente é burro. Foi bom mostrar a face dos falsos, para que a gente também exerça vigilância sobre eles.
    Não se intimide com certas ameaças, porque tenho raízes paraenses e com certeza nossos irmãos vizinhos vão continuar acreditando no Seu trabalho, que foi pequeno na quantidade, mais grande no conteúdo e como disse antes, ninguém é burro como alguns pensam.

  12. Que pode ser de pessoas diferentes, sem dúvida. Mas que escrevam do mesmo jeito, e com a mesma má intenção, acho pouco provável.

  13. Esse tipo de coisa acontece em todas as empresas que possuem um link de internet e se utilizam de um proxy para que seus usuários utilizem a internet. O proxy atribui o mesmo endereço IP a todos os usuários, ou seja, mesmo todos os usuários utilizando o mesmo IP, não significa que seja o mesmo computador. Gosto muito de ler o seu blog e sou seu eleitor, mas esse tipo de prática e muito comum na informática, inclusive sendo praticada em vários orgãos municipais e estaduais, incluindo a prefeitura de manaus. Então vejo que não seria justo com vários de seus leitores e outros que postam no blog, pois assim como existem as pessoas que fazem comentários que não deveriam ser postados, existem outras que utilizam o mesmo IP e fazem comentários construtivos. Parabéns pelo blog.

  14. Sarafa,

    Bloquear não é o caso, veja o que o Julio Cesar Silva comentou é verdade. Para você e outros colegas entenderem como funciona, imaginemo seguinte cenário:

    Supondo que tenha uma empresa da qual precisa ter acesso à Internet. Contratando a Embratel eles de oferecem dois IPs válidos, ou seja, IPs que podem ser utilizados na Internet.

    O primeiro IP, 200.200.200.1, você pode utilizar no seu site, http://www.blogdosarafa.com.br. E o segundo, 200.200.200.2, você utiliza em um servidor Proxy para que os 50 funcionários da sua empresa consigam acessar à Internet.

    Mas você pode estar se peguntando, não quero um servidor Proxy como faço para meus 50 funcionários acessarem à Internet? Resposta: compre 50 IPs da Embratel para isso.

    Em termos práticos, a fim de não comprar 50 IPs para cada funcionário da sua empresa, o Proxy compartilha esse IP válido com os clientes da rede permitindo que seus colaboradores tenham acesso à Internet.

    Lembre, para acessar a Net é necessário um IP válido.

    Para os mais curiosos:
    O que é um proxy: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy
    O que é uma rede local: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_local

    Para você ver o seu IP acesse: http://whatismyip.com/

  15. Tá certo Sarafa. As tentativas de denegrir tua imagem são inúmeras. Não sou de colocar a mão no fogo por ninguém, mas estudei no Colégio Dom Bosco, sou contemporâneo do Deputado Marcelo Serafim e sei que levas a mesma vida simples da época que fostes Vereador desta cidade. Ninguém chuta cachorro morto, tem gente que pensa que ser político é só asfaltar ruas. 2010 tá vindo aí, vamos Sarafar este Estado. A seriedade pode e tem que continuar.

  16. Bem, acho que funcionaria melhor o Sr. Serafim utilizar, como muitas vezes já o fez, as suas réplicas, daria um tom mais democrático ao Blog, já que a proposta de um blog é justamente o blogueiro expor um fato/notícia e esperar os comentários (favoráveis ou não). Censurar por ser do mesmo IP ou algo parecido lembra um pouco fato ocorrido recentemente na China em que o Estado bloqueou a internet e isso não combina com democracia ou ainda, poderia o blog dar uma senha para os seus admiradores e deixar que somente estes façam comentários (favoráveis)…Serafim, apesar de tudo acredito que você é uma pessoa de bem e capaz de receber e entender as críticas, ainda que pesadas, ao seu respeito não seja tomado de um espírito inquisitor e rebata-as com a categoria que você tem ao invés de tentar censura-las…

Comments are closed.