OEA derruba resolução que expulsou Cuba

A Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos por aclamação decidiu derrubar a resolução de 1962 que excluiu Cuba da instituição.

Agora, a volta de Cuba à OEA depende exclusivamente de sua própria iniciativa.

Essa decisão significa, na verdade, a remoção do entulho da Guerra Fria que acabou vinte anos atrás, mas que ainda não conseguiu resolver tudo o que ficou pelo caminho.

Cuba reagiu dizendo que não volta a integrar os quadros da OEA.

Esse é um discurso “pra dentro”.

O Governo de Barak Obama, que apoiou a resolução, vem dando sinais na direção de suspender o bloqueio econômico que já dura quase cinqüenta anos. A decisão apoiada pelos Estados Unidos foi mais um passo nessa direção.

One thought on “OEA derruba resolução que expulsou Cuba

  1. Não consigo entender como o modelo fracassado do comunismo de Cuba ainda tem tantos simpatizantes no Brasil.Acho que só aqui ainda tem PC. Figuras como Fidel e Che conseguem ainda exercer um fascínio irresistível sobre a esquerda retrógrada brasileira.
    Não , não se trata de gente ignorante .É uma turma intectualizada , como Chico Buarque ,José Dirceu,Oscar Niemeyer e, notadamente, toda a elite da diplomacia brasileira atual , a trinca jurássica : ministro Celso amorim , o secretátio geral Samuel Pinheiro Guimarães e o assessor especial da Presidência Marco ( top, top, top ) Aurélio Garcia, responsáveis diretos pela desastrada política externa brasileira do governo Lula.
    A imensa fazenda particular do Sr Fidel Castro é o maior exemplo do fracassado comunismo que a humanidade se encarregou de varrer do mapa ainda no século passado.
    Entendo Cuba hoje como um imenso sítio arqueológico das idéias mortas do comunismo do proletariado . Um tipo de Auschwitz que lembra tudo o que não se pode repetir na história, pois gerações se perderam neste igualitarismo opressor, sem liberdade.
    Torço para que este País irmão se liberte rapidamente destes tiranos , que a treva acabe , e que este mesmo povo ,tão sofrido ,possa desenvolver toda sua potencialidade represada e que consiga transformar Cuba , finalmente , num país livre , desenvolvido e feliz.
    A história ensina:não há vida fora do Capitalismo.

Comments are closed.