Pesquisador Moacir Tadeu Biondo é homenageado com Título de Cidadão do Amazonas

Pesquisador Moacir Tadeu Biondo é homenageado com Título de Cidadão do Amazonas

O pesquisador Moacir Biondo, 64, foi homenageado com o Título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta terça-feira, 13, às 13h. A propositura, de autoria do deputado Serafim Corrêa (PSB), foi aprovada por unanimidade pela Casa.

“Moacir Biondo é um estudioso da nossa floresta. É um estudioso da Amazônia. Devo registrar que a iniciativa é do ex-deputado estadual Luiz Castro, que pediu-me que viabilizasse a entrega desse diploma, o que fiz com muita satisfação. Essa homenagem resgata o trabalho de alguém que dedicou a vida inteira à pesquisa e à pesquisa da floresta. Algo que precisamos intensificar e ampliar. Parabéns ao Moacir!”.

Paulista, Biondo chegou ao Amazonas em 1978. Disse que se encantou pela Amazônia, pela flora e pela fauna, pela cultura local e resolveu ficar.

“Comecei a trabalhar em funções que me levaram a conhecer toda a Amazônia. Vi que o conhecimento das plantas medicinais estava se perdendo e aí tive uma inspiração de criar o projeto ‘Paisagens do Conhecimento’ que resgata os saberes e devolve à comunidade. Recebo essa homenagem com muita alegria. Hoje, Serafim abraçou esse Título de Cidadão do Amazonas, ou seja, aquele trabalho que começamos lá atrás (quando prefeito de Manaus) com as plantas medicinais, com o encantamento da floresta. Me sinto honrado por ser reconhecido”, disse Biondo.

O pesquisador da FAS (Fundação Amazônia Sustentável), Carlos Bueno, também dedicado ao estudo da flora e da fauna, disse que o trabalho de Bueno é extremamente importante.

“Principalmente numa fase em que precisamos ter um diferencial do nosso Distrito Industrial e como a Zona Franca de Manaus se complementa no desenvolvimento do interior. Para isso é necessário ter de uma forma mais profunda o conhecimento tradicional, trazendo a pesquisa científica, e agora trazendo o empreendedorismo”, conclui.

Biografia

Moacir Biondo 64, é técnico especialista em Plantas Medicinais da Amazônia,  hoje aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) /Faculdade de Medicina  onde  esteve por 26 anos  introduzindo  saber das plantas com entusiasmo entre os alunos quando estes participavam do estágio de Medicina Preventiva e Social.  Pesquisador autodidata realizou inúmeros cursos e palestras no Brasil e Exterior .  Nasceu em Presidente Prudente São Paulo no dia 04/11/1957, filho de Pedro Biondo e Luiza Trevizan Biondo. Esposo de Maria Elmiza Biondo e pai de Thais, Pedro e Henrique Biondo e avô de Inaêh, Bento e Moacir o caçulinha.

Foi agraciado pela Assembleia Legislativa Estadual, onde recebeu uma Comenda por mérito em trabalho com comunidades com as plantas medicinais e também pelo mesmo motivo, recebeu o título de Cidadão de Manaus pela Câmara Municipal. Ainda nos anos 80, foi honrado com o Título de Cidadão Envirense no interior do nosso Estado.

Produziu e apresentou  no Canal Amazonsat o programa Ervas e Plantas por 12 anos mostrando o valor e as propriedades de nossas plantas medicinais. Desenvolveu ainda um projeto autoral chamado Paisagens do Conhecimento que a mais de 35 anos a convite das comunidades registra, resgata  e devolve os saberes tradicionais  acrescidos da sua contribuição técnica ao grupo pesquisado em praticamente toda Amazônia e também países vizinhos; ver https://www.youtube.com/watch?v=0uH2XqTb6kg  tem ainda o reconhecimento do IPHAN que o registrou no documentário acima.

Paisagem do Conhecimento também foi reconhecido pelo IdeiaSus que publicou a historia do projeto no Volume I das Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares do SUS

http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/publicacoes-ideiasus/livros/293-trajetorias-das-praticas-integrativas-e-complementares-no-sus-volume-i

Propôs anteprojetos que se fizeram leis a nível Municipal e Estadual criando a Semana de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Manaus e no Estado do Amazonas.

Atualmente é consultor e fito-terapeuta atuando  em nível nacional, tendo mais recentemente prestado consultoria para a FAS (Fundação Amazonas Sustentável) para orientação de propostas de politicas públicas no Comitê SUS na Floresta.