O que está nos jornais hoje

O Globo: Petrobras: oposição vence queda de braço e cria CPI

Lula diz que decisão de senadores foi antipatriótica e culpa PSDB

Uma manobra da oposição conseguiu garantir, ontem pela manhã, a leitura do requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), criando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O texto contava com 32 assinaturas, a maioria do PSDB e do DEM. Até a meia-noite, o governo tentava retirar seis assinaturas para impedir que a CPI fosse instalada, já que a exigência é de pelo menos 27 nomes para que ela aconteça de fato. Por volta de 22h, apenas o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) confirmara ter desistido de apoiar a comissão. O governo tentou ainda barrar outra CPI da Petrobras – cujo requerimento foi protocolado pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP) em 2007, mas que só foi lido ontem, graças a uma operação tucana. Indignado, o presidente Lula culpou o PSDB e disse que a decisão de criar CPI foi “irresponsável” e pouco patriótica.

————————————————————————————

Folha de S. Paulo: Ação de Lula não evita CPI da Petrobras

30 senadores assinam pedido de instalação da comissão; de manhã, presidente chamou PSDB de ‘irresponsável’

O governo não conseguiu evitar a instalação de CPI no Senado para investigar a Petrobras, admitiu o ministro das Relações Institucionais, José Múcio. Dos 32 senadores que haviam assinado o pedido do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), 30 mantiveram suas assinaturas. O tucano pede investigação nas obras da refinaria Alves e Lima (PE), na manobra contábil da estatal para pagar menos impostos e em patrocínios culturais da empresa, entre outros itens. Ontem pela manhã, antes de embarcar para viagem à Arábia Saudita e à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou os tucanos de serem “irresponsáveis” e “pouco patriotas”. “De repente, o PSDB ficou nervoso”, ironizou o presidente. “Acho estranho que um partido que já governou este país por oito anos tome uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescentes”, continuou Lula. Em nota, o PSDB rebateu as críticas dizendo que irresponsável é o “loteamento de cargos” da Petrobras.

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo: Obama retoma júris militares contra terror

Presidente aceita tribunais que ele criticara quando candidato

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem que vai retomar as comissões militares para julgar suspeitos de terrorismo presos em Guantánamo. A decisão reverte a suspensão dos julgamentos ordenada quando Obama assumiu a Presidência. Ainda candidato, ele havia dito que as comissões, criadas no governo Bush, eram “um fracasso”. Agora, porém, foi aconselhado pelo Pentágono a recuar, por causa dos obstáculos legais para julgar os suspeitos em tribunais comuns. Segundo Obama, as comissões militares “são apropriadas para julgar inimigos, desde que sejam estruturadas de forma adequada”. A decisão foi aplaudida pela oposição republicana e criticada por ativistas de direitos humanos.

————————————————————————————

Jornal do Brasil: Governo tenta barrar CPI

A oposição aproveitou o vazio do Senado, ontem cedo, para ler o requerimento de criação da CPI da Petrobras. Os governistas, que já haviam retirado quatro assinaturas do documento, precisavam de outras duas até a meia-noite. O presidente Lula sentiu o golpe e acusou o PSDB de irresponsabilidade.

3 comments

  1. Pela TV Câmara, assistí ao apelo do senador Artur Neto, para que os senadores Mão Santa e Demóstenes Torres fizessem a leitura do requerimento para a criação da CPI… inútil… quando se informou que o senador Marconi Perilo estaria naquele momento viajando para BSB para assumir a sessão e fazer a leitura, a senadora do PT Seres “num sei de que” assumiu a sessão e imediatamente a encerrou, o que fez com que o nosso senador Artur Neto em um ato de revolta, fosse a mesa da presidência e dissesse que a sessão estava reaberta.

    Não sei o motivo do medo dos petistas em relação a esta CPI, só sei que a Petrobrás é uma caixa preta, e, se foi coincidência ou não, o estranho é que o preço da gasolina baixou aqui em Manaus, de uma hora para outra, inclusive o da Petrobrás.

    Só espero que a CPI não se transforme em mais uma pizza e que se realmente existirem problemas, os fatos sejam devidamente apurados.

    Quanto a exposição pública nacional e internacional, não existe perigo,a Petrobrás é blindada. Pode ocorrer arranhões, mais como o lula mesmo fala será só uma marolinha.

  2. Corrigindo meu comentário anterior:

    A TV que assisti a matéria em pauta foi a do Senado e não da Câmara.
    Solicito a correção.

Comments are closed.