Câmara Municipal presta justa homenagem a Almino Affonso

A Câmara Municipal de Manaus presta hoje justa homenagem a Almino Affonso. Amazonense de Humaitá, Almino depois de cursar o ensino médio em Manaus foi estudar em São Paulo, onde se formou em Direito no Largo do São Francisco. Voltou para Manaus e em 1958 foi eleito deputado federal. No Governo do Presidente João Goulart foi Ministro do Trabalho. Em 1962 foi reeleito deputado federal e passou a ser líder do Governo na Câmara dos Deputados. Em 1964, foi exilado, indo para o Chile onde passou a trabalhar na representação da OIT.

Com a anistia retornou ao Brasil. Em 1982, foi candidato ao Senado em São Paulo, ficando como 1º suplente (o sistema era de sublegenda). No Governo de Franco Montoro foi Secretário de Assuntos Metropolitanos. Em 1986, foi eleito vice-governador de São Paulo. Em 1994 foi deputado federal por São Paulo.

Hoje, aos 80 anos Almino que foi a grande referência política da minha juventude, volta à Manaus para receber a justa homenagem que lhe presta a Câmara Municipal de Manaus.

Lembro-me que na campanha de 1962 quando ele foi o deputado federal mais votado do Amazonas, o jingle da sua campanha cantava o refrão: “quem ele é, quem ele é, é Almino Afonso, o grande líder do povo baré.”

3 comments

  1. Seu blog esta de parabens, estou acompanhando as noticias e são otimas, seja sempre assim esse político autentico, a população hoje esta gostando ainda mais de você.

    Um Abraço,

    Jaime Júnior

  2. caro Serafim é um prazer escrever esse comentario,como vc pode perceber essa cidade ta uma bagunça.Espero que vc volte logo mas quabdo voltar seja igual á esses politiqueiros pq o povo gosta é disso de ser iludido.Vc foi um otimo administrador mas o povo te renegou faltou a vc mostrar mais as coisas que vc fez. Seja mais popular e veras que vc caira na graça do povo. um grande abraço!!

  3. ALMINO AFONSO É, SEM DÚVIDA, UM AMAZONENSE ILUSTRE.

    PORÉM, DEPOIS QUE VOLTOU DO EXÍLIO, JAMAIS MOVEU UMA PALHA EM FAVOR DO AMAZONAS OU DA ZONA FRANCA, MESMO TENDO OCUPADO CARGOS IMPORTANTES NA REPUBLICA E EM SAO PAULO.

Comments are closed.