Novos artigos de FHC, Everardo Maciel e Ribamar Bessa

”O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária, distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. Por trás dessas bravatas está o personalismo e o fantasma da intolerância: só eu e os meus somos capazes de tanta glória. Houve quem dissesse “o Estado sou eu”. Lula dirá, o Brasil sou eu! Ecos de um autoritarismo mais chegado à direita.


Trecho de “Sem medo do passado”, do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Reforma tributária é tema com destaque permanente na agenda política brasileira. Várias iniciativas com esse propósito têm sido debatidas no Congresso Nacional e, invariavelmente, resultam malsucedidas. Por que fracassam esses projetos, quando parece tratar-se de uma demanda nacional? Poderia explorar inúmeras razões para elucidar os sucessivos fracassos. Vou, entretanto, apontar tão somente duas delas, relacionadas com a estratégia de concepção e encaminhamento.


Trecho de “Por que fracassam as reformas tributárias?”, do ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

Quando cheguei, às duas da tarde, ela já estava lá, esperando. Não me conhecia e me olhou, obliquamente, me estudando como se eu fosse um fungo bolorento: quem é esse cara? Não havia viva alma no auditório da Biblioteca Pública, na Rua Barroso, em Manaus, naquele 19 de abril de 1978. Nós dois éramos os palestrantes num evento sem público sobre o Dia do Índio, organizado pelo artista plástico Álvaro Páscoa, da Fundação Cultural do Amazonas. Foi ele quem nos apresentou.


Trecho de “O DIA EM QUE A GENY ME SALVOU”, do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.