A jornalista e o motorista do SAMU

Enfrentei muitos movimentos reivindicatórios por melhoria salarial quando era Prefeito. Alguns das concessionárias, principalmente de ônibus, onde os Sindicatos, patronal e dos trabalhadores relevam a Justiça do Trabalho e querem que o Prefeito assuma toga e decida. E a favor de cada um deles, obviamente. Ou a favor dos dois, aumentando a tarifa.

Outros na própria Prefeitura. Um desses movimentos foi na saúde. Havia clara manipulação política do movimento. A Prefeitura estava fazendo o melhor plano de cargos, carreiras e salários do Brasil, hoje reconhecido nacionalmente, mas que com apoio de uma parcela da imprensa a serviço dos meus adversários era desdenhado. A saúde, todos sabem, é um serviço essencial e como tal nevrálgico. A população revolta-se, a pressão aumenta.

Quando parecia que tudo caminhava para uma solução os motoristas do SAMU serviço imprescindível em uma cidade de dois milhões de habitantes queriam uma proposta melhor. O valor constante do plano era de R$ 1.629,00 no início da carreira, o maior valor do Brasil. Não tinha como avançar, além disso.

Nesse clima, fui questionado por uma jornalista de um jornal que me fazia oposição:
— Prefeito, o senhor não acha que a proposta para os motoristas do SAMU é baixa?–  perguntou ela.

Respondi com uma pergunta:

— Quanto você ganha?
— Mil reais.
— Você tem curso superior?
— Tenho.
— A empresa em que trabalhas assinou tua carteira, paga a previdência e garante plano de saúde?
— Não, prefeito, lá eles não assinam carteira.
— Então, minha filha, você só tem duas alternativas: entra em greve ou vem ser motorista do SAMU, porque aqui, sem nível superior, o salário é R$ 1.629,00.

No outro dia, a greve acabou. E depois da eleição, a jornalista foi demitida e hoje percorre as varas da Justiça do Trabalho para tentar receber seus direitos.

9 thoughts on “A jornalista e o motorista do SAMU

  1. Falando em PCCS, 02 de abril é a data base para correção do subsídio dos profissionais da saúde. Até onde sei a matéria requer regulamentação, e a atual Administração ainda não sinalizou nada nesse sentido. Você poderia comentar o assunto enfatizando a importância do cumprimento do dispositivo legal?

  2. gostei da materia do SAMU e a jornalista lembro a data base do PCCS da SEMSA oportunidade para que todos ganhem melhor abraços jesus

  3. Caro Sarafa!!!

    Muito bom o texto, principalmente quando se apresenta a realidade dos fatos.

    Parabéns!

    Leitor diário do blog.

    OBS: Estou tendo dificuldades em enviar os textos seus para amigos. Pergunta: Quais os passos que devo fazer, para enviar via e-mail?

  4. Caro Airton, todos os posts do blog vêm com um link “Compartilhar”, conforme a imagem acima. Na aba “E-mail”, você pode escolher o serviço de email que você usa e informar o email do destinatário. Notei que você não usa nenhum dos serviços do menu listado. Sem problema, no final da janela há um ícone de um envelope de carta, com o link “Any e-mail”. Basta clicar ali e preencher os campos do destinatário, o amigo pra quem você quer mandar o texto. Vou preparar um post explicando essa funcionalidade do blog, para ajudar outros leitores que, como você, desejam enviar os textos do blog para amigos. Muito obrigado pelo acesso, pelo comentário e pela dica de melhoria do Blog do Sarafa. Um abraço.

  5. caro sarafa vc foi um dos melhores prefeitos que ja atuaram em manaus, o pccs foi um ganho para todosos funcionários da semsa,,,valeu serafa

  6. MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO – MONAV
    Na luta contra a fraude e a corrupção eleitoral

    VOTE BEM – OS DEZ NÃOS

    1º – Não deixe de votar, valorize o seu voto

    2º – Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto

    3º – Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato

    4º – Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha

    5º – Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano

    6º – Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato

    7º – Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato

    8º – Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito

    9º – Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza

    10º – Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa

    ESCOLHA BEM NA HORA DE VOTAR

    Site: http://www.monav.com.br
    Email: contato@monav.com.br

  7. Caro Serafin,venho somente agora manifestar-me pois para algumas pessoas que leem suas colocações não tem conhecimento do PCCS.tal plano beneficiou apenas os funcionarios de nivel superior, carreira para o nivel medio não consta no plano, eu mesmo terminei minha facudade e quando solicitei o enquadramento por titulação foi indeferido, somente o nivel superior tem esse direito. Quanto a avaliação de desempenho que deveria ser anual vejam, tenho 18 anos como estatutario e nunca fui beneficiado por uma avaliação,vamos ter conhecimento real do PCCS que irão se surpreender, um abraço.

Comments are closed.