AM pode ganhar mais uma vaga de federal e três de estaduais

A Constituição Federal estabelece que as vagas de deputados federais deverão ser distribuídas proporcionalmente à população, mas desde 1990 o Tribunal Superior Eleitoral não faz a devida compatibilização entre a população e o número de deputados. Ontem, o TSE divulgou a minuta da resolução e convocou audiencia pública para discutir o tema. Pela proposta vão acontecer alterações resumidas no seguinte pelo site do TSE:

“Os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba perdem duas vagas de deputados federais cada um na próxima legislatura, pelo texto da minuta. Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Goiás, Pernambuco e Piauí perdem, por sua vez, uma cadeira na Câmara cada um.

O Pará é o estado que mais ganha em vagas, sobe de 17 para 20 deputados federais a partir de 2011. Minas Gerais vem em seguida, com aumento de duas cadeiras em sua bancada. Já Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina ganham um deputado cada um.

Permanecem inalteradas as representações de São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.

São Paulo continua a ser o estado com o maior número de deputados federais (70), permanecendo em oito o número de deputados nos estados com menor população.”

Clique aqui e leia no site do TSE.

7 thoughts on “AM pode ganhar mais uma vaga de federal e três de estaduais

  1. Bom dia,ja mandamos reclamações para todos os orgãos da prefeitura mas os emails voltam e acho que estão sesatualizados,principalmente o IMTT e o SEMPAB e SAMAGA. Em Manaus a cidade dos poderosos os poltiticos abusam da impotencia dos eleitores meros pagadores de impostos,vejam no video anexo o descaso da prefeitura com os moradores mesmo depois de varias reclamaçoes,temos todas os documentos que comprovam que o referido shopping são josé fez a expansão em cima de nossa area verde e que sabemos que na epoca o prefeito ALFREDO NASCIMENTO em 2000 publicou no diario oficial a permuta de nossa area verde com o shopping,por que essa bondade?nós moradores do condominio joão Bosco II ao lado do UAI shopping são José ja perdemos a paciencia com o descaso dos proprietarios do mesmo e da PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS e resolvemos filmar tudo e mandamos inclusive para o FANTASTICO E CQC ja que o atual prefeito está pensando mais nos votos pra governo e os pagadores de impostos que se f—–,assistam no you tube a vergonha da nossa cidade e o que os turistas da copa de 2014 vão ter que ver e comer ,lembrem que esse video esta correndo o mundo.assista http://www.youtube.com/watch?v=vQIzIw-Vi5o

  2. Nao sei para que mais deputados estaduais, pois já há aqui no estado tantos para bajular, bater palmas e puxar saco do Governador!!!

  3. Sarafa,

    é incrivel que da “muntuera” de deputados que sejam estaduais ou federais, não tem nenhum que se proponha a ser o “fiscalizador” do executivo, pois o último que se dizia fiscalizador foi cooptado pela base aliada por algumas “migalhas” me refira ao nobre e vira-casaca, EROM-dudu-BEZERRA.

    Pois bem vamos aos fatos!

    O Dignissimo governador asfaltou värias estradas ai pelo interior, como a estrada de Novo Airão, Silves, Manaquiri etc..

    Até ai tudo bem, é necessário e além do mais esse governo não esta fazendo mais que sua obigacão, pois o estado do amazonas bate recorde em cima de recorde, na arrecadação.

    O que eu questiono como contribuinte, são duas coisas:

    PRIMEIRA. A QUALIDADE DO ASFALTO.

    A estrada do manaquiri já foi reformada duas vezes, pois o asfalto é “casca de ovo”, a de novo airão já tá cheia de buracos, etc..ets

    SEGUNDA. O PREÇO DO KILOMETRO.

    A estrada de Silves, custou mais de R$ 76.000.000,00 em pouco mais de 107km, isso dá uma média de R$ 760.000,00 POR KM.
    obs: elas foram somente pavimentadas, pois já estavas traçadas, ou seja a construtora não construiu a estrada, simplesmente “pavimentou”.
    A contrutora é sempre a mesma a ETAM,

    Sarafa, comente por favor!

  4. Olá, Meu nome é José Carlos, quero através de esta, expressar meu sentimento de indignação e raiva quanto ao processo seletivo da Bolsa Universidade.

    Para começar o programa é voltado para pessoas de baixa renda que não tem condições de arcar com poderes financeiros a pagar uma faculdade. Após aberta as inscrições para o processo seletivo chega o momento da correria em que muitos tem que faltar e desmarcar algo para por em pratica a inscrição do programa. Tempos de espera e a esperança de poder ingressar em uma universidade fica perto da realidade, no entanto, quando sai o resultado e muitos ficam felizes com o resulto de ter sido selecionado no programa. Após ser selecionado deve ser feita a matricula para que o candidato finalize o processo para começar a estudar. E pronto o sonho de um jovem de classe media baixa de ingressar na Faculdade se torna realidade. Realidade é uma ova!

    Eu fui selecionado no programa e resolvi participar porque não tenho condições de pagar uma faculdade particular e já realizei diversos vestibulares da UFAM, UEA e até mesmo o novo ENEM, mas não consegui ser aprovado. E quando vou até a faculdade que escolhi participar do programa, o candidato que teve a felicidade de ser selecionado tem que pagar uma taxa de matricula de mais de 520,00 e 50% de desconto no curso.

    Participei do programa com a esperança de ganhar 75% ou 100% de desconto na mensalidade, mas fui enganado pelo programa que não me informou que a IES CIESA apenas iria oferecer vagas com 50% de desconto. Também não informou que o candidato de classe miserável deveria de pagar uma matricula de mais de 520,00 e durante os anos pagar apenas 50%.

    Sacanagem! Sacanagem, falta de respeito e abuso dos direitos de cidadão que fica correndo atrás de uma oportunidade de ingressar na faculdade e recebe uma apunhalada desta. Pagar uma matricula no CIESA para ganhar a bolsa é o cumulo, se eu pagasse esse valor minha família sofreria com falta de dinheiro.

    Uma Vergonha Nacional o que o CIESA e outras IES que participam do programa estão a fazer. Eu tenho 23 anos de idade e muitos nesta cidade estão querendo uma oportunidade de cursar um ensino superior de graça mas por falta de programas que amparem os verdadeiros necessitados desse programa, muitos jovens caem no mundo do trabalho informal e se torna um infrator para a sociedade.
    Tenho vergonha de saber que a cidade onde estou morando existe pessoas preocupadas apenas com o sistema.
    Eu sou jovem, nos somos jovens e não mendigos e estúpidos para engolir uma sacanagem desta.

    Muito Obrigado por ler este e desculpe os erros ortográficos e gírias.

    José Carlos

    Manaus 19 de Fevereiro de 2010

  5. José Carlos, li sua linhas e fico imaginando tanta propaganda enganosa que há por aí. Fiquei sabendo por aí, que alguns filhos de prefeitos do Interior ganharam vagas e alguns com cem por cento(100%) de desconto em troca de “favores” e apoio eleitoral. Mas não esmureça, quem sabe você chega lá. E não se esqueça, o voto que vc tem é uma arma para os “maus políticos”. Procure em Blogs na Internet a “farsa” que foi criada entre a PMM e as Universidades. Fiquei sabendo que tem faculdade que em uma sala tem mais de 80 alunos,comprometendo a qualidade do ensino. Fique esperto, pense, evolua e vc mostrará o seu valor. Acredite, vc ainda vai cursar uma Faculdade. Boa sorte!!!

  6. Eita, que vai aparecer muitos “pseudo-apresentadores-jornalistas”, muitos médicos dando consultas de graça,muitos “usurpadores” e muitos “exploradores” da miséria do povo. Chega, Manaus já tem muitos “Deputados” Incompetentes, só alguns se salvam, a minoria!!!

Comments are closed.