Viajando pelo interior

Cumpri desde terça-feira passada intensa agenda pelo interior do Estado nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tefé, Alvarães e Uarini.

Fui, acompanhado do deputado Marcelo Serafim e mais os companheiros Geraldo Lira e Eduardo Cogo, realizar um trabalho partidário voltado para a formação política e levantamento de problemas do nosso Estado.

Tive a alegria de rever amigos e pessoas queridas como Dom Alcimar Magalhães, rever prefeitos, vereadores e lideranças políticas, a quem agradeço pelas atenções, mas sobretudo a satisfação de retomar o contato, a conversa, o diálogo com o nosso povo do interior.

A instalação de unidades da UFAM e UEA aumentaram o senso crítico da sociedade interiorana. A classe política melhorou de nível e é evidente a melhor organização da sociedade, principalmente em termos de pleitear um tratamento do poder público mais respeitoso.

Os problemas são os mais diversos. Alguns deles, antigos, que continuam sem solução, como o precário abastecimento de energia elétrica, a merecer uma ação definitiva por parte do Governo Federal, através da Amazonas Energia. Outros a reclamar uma maior presença do Governo do Estado. Nesse aspecto, as reclamações dizem respeito principalmente ao IPAAM, pela demora, e o DETRAN, pela ausência, por exemplo, para rotineiramente fazer exames a fim de que motoristas e motociclistas possam ter as suas carteiras de habilitação.

Outra questão preocupante é o destino final do lixo. Esse é um problema sério que só terá solução com uma boa articulação por parte do Governo do Estado com os municípios. É grave e urgente. Assim como é urgente atuar e investir no abastecimento de água. Hoje, existem municípios que administram o serviço diretamente, outros delegaram à COSAMA, e em alguns outros, parte da cidade é a Prefeitura quem cuida e outra é a COSAMA.

A necessidade de um órgão que faça essa articulação entre o Estado e os municípios, bem como assessore os prefeitos nas questões relativas à burocracia do Governo Federal, deram-me a clara sensação de que deva ser criado um órgão com esse objetivo, a exemplo do que existiu no passado, o ICOTI.

Vamos prosseguir nesse trabalho de conhecer melhor os problemas do interior, até para dar a nossa contribuição no sentido de soluções que às vezes são complexas, dependem de muitos recursos, mas que em outras vezes são simples e podem ser resolvidas imediatamente.

5 thoughts on “Viajando pelo interior

  1. Prezado Serafim Corrêa,

    Felizmente você está vendo de perto a situação do nosso interior, esquecido, abandonado, somente vira notícia em época de eleição ou em escândalos nacionais. Mais essa situação pode mudar, com um governo estadual coerente, sensato, atento aos clamores dos nossos irmãos interioranos, quando nasci há 30 anos, muitos municipios sofriam com o racionamento de energia e até hoje a mesma coisa continua.. isso é lamentável, os que estão no poder brincam com a população, mais isso vai acabar…

    Abraços.

    Marcelo Augusto

  2. Saudações nobre Serafim
    Fico feliz em ver v. preocupação com o macro. Tive o prazer de deixar em seu escritório vários livros atas com anotações de todas as ações da Prefeitura desde setembro de 2005 até 2008, feitas à mão, caso tivessemos uma pane no belíssimo e avançado sistema de informática implantado na tua gestão. Acredito que somadas todas as ações da tua administração, passarão de mais de 5 mil. Todas anotadas, dia-a-dia incluindo-se alguns sábados e domingos. Não me lembro nos cinco anos de ter anotado quando foi que o senhor tirou um dia apenas de férias. Como pode notar nas anotações, são todas um Flash Back que dá muitas saudades do trabalho realizado por todas as suas secretarias. Que Deus lhe acompanhe nas próximas incursões pelo interior na certeza de que o povo poderá olhar de frente e reconhecer no sorriso amigo, a paz e a tranquilidade de estar diante de um homem de bem.

    Saúde amigo.

  3. À propósito Serafim: Na garupa de uma mototaxi vivenciando esta experiência quase que única,a lei que deverá beneficiar milhares de motaxistas no Amazonas cuja mesma falta apenas a sansão do Presidente, é bem vinda ou em Manaus Capital é diferente?

  4. É bom perceber o elevado espirito público que o senhor possui,ao visitar estes municípios o senhor está demonstrando toda civilidade e o amor pelo povo do nosso Estado.Um grande abraço e que Deus continue a abençoar todos os teus dias.

  5. Sarafa,

    A foto da lixeira é em Tefé, acertei?
    A foto da Telemar é em Alvarães, correto?

Comments are closed.