O brasão não é meu, é de Manaus

brasaopmm

Quando foi prefeito de Manaus em 1989, o hoje Senador Artur Virgilio adotou como símbolo do Município o brasão criado em 1906 por Thamaturgo Vaz e homologado através de decreto-lei pelo prefeito de então Adolpho Lisboa. No ano seguinte, quando da votação da Lei Orgânica de Manaus, ficou expresso no art. 5º o seguinte:

Art. 5º – São símbolos do Município de Manaus a bandeira, o hino e o brasão instituídos em lei, representativos da cultura e da história de seu povo.

Quanto Artur deixou a Prefeitura, o brasão foi deixado de lado. E a partir daí cada prefeito adotou um símbolo próprio da sua administração, contrariando a Constituição Federal, que obriga a obediência ao princípio da impessoalidade.

Em 2005, quando assumi a Prefeitura, em estrito cumprimento à Lei, mandei que o símbolo fosse o brasão. E assim foi por toda a minha administração.

Na semana passada, o brasão foi eliminado do site da Prefeitura e adotado um novo símbolo, que obviamente objetiva caracterizar a atual administração.

Que pena!

Afinal de contas, o brasão não é meu. É de Manaus e desde 1906, portanto há mais de cem anos.

13 thoughts on “O brasão não é meu, é de Manaus

  1. Outras cidades como Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Florianopoles, Curitiba, Natal, João Pessoa, etc… fazem questão de manter o brasão da cidade.

    É uma pena…

  2. Sarafa, no Blog do Holanda está postado “Ônibus: Atrazonino manda a conta para o usuário”, dessa vez achei um comentário infeliz do Holanda, onde o mesmo salienta que o problema no transporte público em Manaus veio apartir de você, o que não é verdade, pois quando você assumiu a Prefeitura, os ônibus estavam pra lá de cacarecos, e o problema no Extresso era grande. E pelo que lembro, o passa fácil não existia e muitas outras melhorias que você fez, e tentou com muito afinco melhorar o transporte em Manaus.

    Quero expressar o meu repúdio a esta mentira e salientar que você não conseguiu acabar com os problemas no tansporte, mas acabou com alguns males tal qual: as “filas enormes para compra de passes” e ainda ajudou a população a economizar algum dinheiro com a implantação da Domingueira e do passe Temporal por exemplo.

    Por isso Sarafa, não lhe isento de parcela de culpa, mas a maior parte do abacaxi não era seu, e sim de Atrazonino Mendes e Alfredo o Buchada de bode.

    Quero deixar aqui também Sarafa com sua licença, a minha singela homenagem a Senhora Vânia Tadros, que me envergonho de ter sido um dia aluno da mesma. Ela continua enganando com comentários mentirosos e sem noção, se fazendo passar por várias pessoas ao mesmo tempo, tentando ludibriar a opinião das pessoas. Respeito a opinião dela mas não concordo com os métodos obscuros usados por essa senhora e por alguns funcionários fastasmas da atual Prefeitura, onde usam de meios sórdidos para aclamar que a culpa e do “SERAFIM”, e que tudo de ruim que acontece é culpa de “SERAFIM”, ou seja, mentiras, mentiras e mentiras. Respeitar uma opinião não quer dizer concordar com ela, por isso deixo minha homenagem aqui!

    Sarafa volta logo!!!

  3. Sarafa, faz um Post, salientando a falta de merendeiras, de zeladores nas escolas municipais, pois é um problema muito grande que está acontecendo e ninguém fala nada!

    Abraços!

  4. É que agora, o mais importante é que Manaus é a subsede da copa 2014, o resto é o resto, o negócio agora é eles arrecadarem (para si, é claro) em cima disso. A primeira desculpa é essa meia passagem… o povo vai sofrer as consequencias de suas escolhas!O pior é que eu também, infelizmente.

  5. Pensei que iria encontrar um post comentando a acusação do Acyr sobre o problema atual dos ônibus ter sido provocado na sua gestão.

    Abraço

  6. É uma lástima. Achei até que demorou para que eles fizessem isso, em outras ocasiões era a primeira coisa que faziam. Mudavam tudo. O povo merece o que tem enquanto não educarem as pessoas vão ter isso. Da próxima já sabe, investe mais em educação.

  7. Prezado SARAFA,

    Infelizmente a impessoalidade assola a nossa Prefeitura, mas felizmente a atual situação da prefeitura de Manaus é uma LÁSTIMA, o atraso voltou…. vamos esperar e aguardar….

    Abraços.

    Marcelo Augusto

  8. Sarafa… tá certo, fazendo política como deve ser feita, contato com o povo. E as fotos, ótimas.

  9. Coloquei o posto na matéria errada. O certo é na matéria da sua visita ao interior.

  10. Serafim,

    eu votei no senhor nos dois turnos. Votei por convicção própria! Mas, me perdoe, eu sou RADICALMENTE contra esse seu posicionamento sobre o brasão da cidade de Manaus., DISCORDO porque eu entendo que ele é feio, é velhaco, antigo, e não é moderno. Sei, sei, vc vai me dizer que faz parte da liturgia do cargo, do protocolo isso, aquilo, assado, cozido, eu sei , eu sei., Acontece eh que voces, mais velhos, tem que entender que A MODERNIDADE tem que ser avaliada. A intencao, penso eu, do pessoal de marketing da PREFEITURA ATUAL, foi dar um tom moderno, ao fato de q a COPA DO MUNDO está ai, quase chegando. EU TENHO CERTEZA que apos 2014, seja la quem for o prefeito, o brasão irá retornar. O resto é picuinha, coisa de gente velha, que briga por leseiras e besteiras. Nao me leve a mal.
    Quanto ao Amazonino, do governo dele, so respeito o Americo que parece ser homem de acao. Outra coisa, e me permita aqui – Esse Jefferson Coronel, nao aceite ideia dele nao.. manda ele estudar. Ele que lhe afundou.
    O fato do senhor ir ao segundo turno foi obra de sua perfomance na TV, SUA E DE MAIS NINGUEM. O SENHOR TEVE TEMPO DE TV, ENTAO MANDOU VER. E MANDOU MUITO BEM. QUASE A GENTE PAPA O NEGAO da decada de 30.
    Tchau!

  11. Sarafa, infelismente é verdade, o que vai se gastar com cofeccções de novos simbolos não é brincadeira, cadê a transparência desta administração, sabe onde você errou sarafa, nas ruas de Manaus, se você tivesse trabalhando nas vias, você com certeza estaria no poder, eu votei em você, mesmo sabendo que as situaçõo das ruas de Manaus estavam precárias. Mas tenho certeza de uma coisa, você é diferente de qualquer outro candidato e transparênte.

  12. De fato, trata-se de uma afronta ao princípio constitucional.
    Agora, faço uma pergunta: onde está o Ministério Público Estadual?
    Essa prática já é antiga. Um dos grandes problemas no Amazonas é justamente essa omissão do “Fiscal da Lei”, que tem o dever institucional de banir com esse tipo de irregularidade.
    Em Estados mais sérios, a coisa é um pouco diferente. Só um pouco, mas já é alguma coisa.

  13. Saudações!
    Primeiro gostaria de parabenizar a matéria publicada neste site e dizer que é muito bom que o assunto esteja sendo discutido.
    Sou professor de geografia e autor do livro “Hinos de todos os países do mundo”, publicado recentemente pela editora Panda Books (www.pandabooks.com.br) de São Paulo. O livro conta a história, a letra original e a tradução dos hinos dos 194 países do mundo.

    Estou iniciando uma nova pesquisa que tem por objetivo divulgar os símbolos dos Estados brasileiros e suas capitais, para que as pessoas e principalmente as crianças conheçam mais sobre nossas unidades federativas.

    Como consegui poucas informações via internet, pediria por gentileza se fosse possível que vossa senhoria (ou alguns membros do blog) pudessem me enviar dados sobre a legislação que regulamenta o hino, a bandeira e o brasão de armas de Manaus para que eu possa obter maiores detalhes sobre seus autores e sua simbologia. Infelizmente os meus contatos com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Manaus não deram resultado.

    Desde já quero manifestar o meu agradecimento pela atenção de vocês, muito obrigado por lerem minha mensagem e por todas as informações que possam me disponibilizar.
    Cordialmente:

    Prof. Tiago José Berg

Comments are closed.