Transporte Coletivo: Vamos falar sério?

Transporte coletivo é o principal problema que TODOS, eu disse TODOS, os prefeitos de médias e grandes cidades enfrentam no dia a dia. As razões são as mais variadas.

Em 2005, o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, tendo a frente o Dr. José Carlos Xavier, fraternalmente chamado por todos pelo apelido de “Grafite”, uma das maiores autoridades no tema, realizou Brasil afora audiências públicas para discutir o assunto “MOBILIDADE URBANA” para ao final propor o marco regulatório da mobilidade urbana. Ele esteve em Manaus e aqui também coletou dados. A foto abaixo documenta esse momento.

Em 2006, o Governo Federal encaminhou o projeto de lei da mobilidade urbana que ainda hoje está parado na Câmara dos Deputados. Clique aqui e conheça o projeto, mas principalmente leia a exposição de motivos. Pela leitura você vai ter a visão isenta de quem conhece o problema.

Na minha administração muitos avanços aconteceram. Cito alguns:

  • Manutenção da meia passagem para os estudantes;
  • Fim das filas para os estudantes comprarem as meias passagens;
  • Pagamento em dinheiro pelos estudantes na catraca;
  • Transparência: senha para todos vereadores e o MP Estadual e Federal terem acesso ao Sistema PASSAFÁCIL, audiências públicas para discutir reajuste da tarifa;
  • Garantia do vale transporte para os trabalhadores; antes 1.000 empresas compraram, depois eram 5.000;
  • Integração temporal gerando ganho de tempo e dinheiro para a população;
  • Ao longo de quatro anos, 630 ônibus novos no sistema;
  • Meia passagem para todos aos domingos;
  • Licitação; contrato com regras claras quanto aos reajustes;
  • Assunção dos ônus e bônus das decisões relativas ao sistema;
  • Fiscalização permanente do Ministério Público;
  • Para quem tem carro e recebe vale transporte a possibilidade de descarregar o cartão no posto;
  • Licitação dos alternativos na zona leste substituindo as velhas kombis pelo microônibus novos;

Enquanto eu trabalhava buscando soluções e pagando o preço de enfrentar os problemas de peito aberto, pagando os preços naturais de quem exerce o poder, era atacado pelo jornal o CORREIO AMAZONENSE, que todos sabem a quem pertencia e por programas de rádio e televisão patrocinados por adversários políticos. Eles vendiam o céu. Diziam que se eles estivessem no poder o transporte coletivo seria uma maravilha.

Eles assumiram o poder, meteram os pés pelas mãos, fizeram tudo errado, o sistema piorou e agora, numa prática que não cola mais, querem transferir a culpa. Primeiro para mim que há sete meses não sou mais prefeito. Depois querem dizer que o aumento da tarifa foi uma decisão da Justiça e não do Prefeito. Ora, ele criou o Conselho de Transportes, nomeou os seus membros, mandou que eles aprovassem o aumento, chamou os empresários, deu a cópia da ata e mandou que eles entrassem na Justiça para fazer de conta que ele não tinha nada com isso.

Será que ele acha que com isso engana o povo?

Não engana. O povo não é bobo.

De forma bem simples elaborei um quadro comparativo do que era e do que é o transporte coletivo em Manaus. Compare os itens abaixo e veja como em apenas sete meses eles conseguiram piorar o sistema que tinha suas dificuldades, mas que vinha melhorando progressivamente.

45 thoughts on “Transporte Coletivo: Vamos falar sério?

  1. É infelizmente nem toda população tem acesso a dados como este, pois se isso ocorresse não estaríamos vivendo este momento “desastroso”, a população esta pagando por suas escolhas, mas ainda tenho esperança de que a população acorde e veja que este grupo não pode mais continuar a frente da cidade.

  2. Espero muito que o povo não seja bobo dessa vez. Colocar na prefeitura o Sr. Amazonino e um dos Metralhas pra mim foi a prova de que o povo de Manaus ainda é muito enganável. Espero muito que não se cumpra a ameaça do Sr. Rafael de que o Sr. Amazonino será governador.

  3. Nem precisa do quadro.
    É óbvia a sua superioridade.
    Da aparência [é traumatizante olhar praquele porco falar] ao discurso.
    Quem não lembra dos debates do ano passado, do qual o Negão fugiu de 99,9%?
    Só sendo da franquia TARSOCADORE pra acreditar/apoiar/chafurdar na lama com esse cara.

  4. Isso Sarafa.. mostra que a verdade sempre aparece… e o que eles farão agora??? Cadê os programas dos super heróis do povo?? cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?

    e o povo fica a mercê, sem ônibus, na fila e pagando mais caro!!! o novo slogan organizando a cidade.. organizando só se for pra ele, por que pro povo.. até agora nada…

    sem contar na falta de remédios… no tapa buracos que não sutiu nenhum efeito

  5. Infelizmente este é o preço que todos estão pagando por uma administração do mundo do nunca a “Manaus das fantasias” com o dinheiro público tudo podo-se fazer, e ainda querem voltar o velho e infeliz sonho ex-prefeito Alfredo Nascimento com corredores próprios para os ônibus trafegarem coisa que não deu certo antes, e fazem grande anúncio na mídia local como esse projeto fosse solucionar os engarrafamentos da nossa cidade, e vão buscar mais dinheiro no Ministério das Cidades pra uma inutilidade que já sabemos que não serve pro nosso trânsito. E viva o besteirol amazonense que não soube escolher seu administrador municipal.

  6. É Sarafa, isso é dedeprimente. Mas o povo tem o que merece, pois votaram nele. Eu só tenho pena de quem não votou nesse crápula (como eu) e tem que pagar pelo mesmo preço dos que votaram. E não vai parar por aí, acabei de ler na globo.com que o Presidente Lula sancionou a lei que regulamente a profissão de motoboy e mototaxi, e o crápula vai usar isso como se ele tivesse feito. segue o link:http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1247120-5601,00-LULA+SANCIONA+LEI+QUE+REGULAMENTA+PROFISSAO+DE+MOTOBOY+E+MOTOTAXISTA.html

    Abraço Sarafa, e volte logo!

  7. Serafim será que tú ainda não percebeu que o povo de Manaus é tudo toupeira?
    Só se interessa pelos buracos e tão somente aqueles que ficam na frente da sua casa, foi por isso que tú perdeu a eleição, não agradou os eleitores toupeiras…

  8. Isso Sarafa.. mostra que a verdade sempre aparece… e o que eles farão agora??? Cadê os programas dos super heróis do povo?? cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?cadê?[2]

    o povão nos ônibus estão levando sóóó na caaaara….isso é pra aprender…
    enquanto a falta de dinheiro é divulgada pela cidade, no interior nossa prefeitura de Manaus fica patrocinando festas…que legal!

  9. Verdade Jonas td por causa de buracos…e olha que ainda tive que escutar absurdos qdo defendia que Amazonino não poderia voltar ao poder, e o pior de pessoas bem instruídas que tem acesso a informação e se recusavam a enxergar.

  10. Faz campanha portuga senao tu perdes mais cedo.Os caras ja te escolheram para adversario. Tu es o melhor para eles derrotarem .Tens alguma duvida que es o mais fraco para o tripe :federal,estadual e municipal .
    Tudo como dantes no quartel de Mirabolantes.Que coisa mais antiga .

  11. Era o que sempre temi,a derrota de Serafim nao seria apenas dele,mas da cidade de Manaus.Alguém ainda tem duvida de que a melhor solução para Manaus era Serafim ao invés do atual?Com todo respeito,mas governar assim e nao ter pulso firme,e quem paga o preço e a população.Serafim,volta logo.Manaus precisa de voce.

  12. Infelizmente o povo é burro… e esse mesmo povo é que está sofrendo as consequencias. Que país… povo… é esse!…

  13. voce é mesmo um cretino que se contenta com rancho e um comicio com uma banda de forró,infelizmente o povo deu mais uma chance ao Amazonino é ja esta colhendo os frutos podres dessa administração mediocre e de pessoas como voçe que se vende por “dez contos de mel coado” (Evandro Carreira).
    quanto a voçe Serafim esperao ancioso o dia em que voltarás a administrar esta cidade

  14. O povo é papagaio de pirata mesmo! Só escuto o povo repetir o que esses assistencialistas repetiam nos programas.

    “Manaus está largada, está cheia de buracos”

    Pelo amor de Deus, Minha memória não é tão curta assim. A capital não passou 4 anos sem trabalhos de asfaltamento.

    O Mazoca é macaco velho, ele fez as promessas da ilha da fantasia sabendo que não ia dar para realizar em um tempo tão curto. Aí quem leva culpa até agora? Sarafa que deixou um caos em Manaus.

    Para quem iria fazer 1000 creches, em 90 dias arrumar os problema de ônibus, caminhões de Internet, cadê? Já estamos no 8 mês. E vejam que o prefeito não faz mais questão do processo licitatório. Então o que está faltando?

    O povo está cobrando o que ele prometeu. Se não me engano, foi hoje que o Vereado Eloi Abreu, foi a tribuna na CMM dizer que o Mazoca não é o Hudni para fazer tudo em 90 dias.

    Tenham senso crítico pelo menos. Não sejam papagaio de pirata.

  15. Sarafa, em 1996 eu tinha 11 anos e já saia com meus amigos depois da ‘pelada’ para grudar seus cartazes pelos postes do Conjunto Jardim Brasil, ali na Costa e Silva. Em 2002, só não votei em você porque o saudoso Gilberto Mestrinho foi nosso candidato. Mas em 2004 eu chorei como um menino quando você derrotou Amazonino Mendes.
    Chorei ano passado quando indo do seu comitê, no Nossa Senhora das Graças, o PMDB é na Rio Iça, cheguei em casa e vi que tudo tinha acabado.
    Mas a luta continua. Vamos Serafim, vamos com o senador Arthur Virgílio e com o DEM- PDT e PPS formar uma frente ampla e derrotar essa podridão ai. Se não puder estar ao seu lado estarei com certeza votando o 40 nas urnas.

  16. Infelizmente a verdade é dura, passou o encantamento agora vem a realidade que a maioria não quis ver encantada pela idéias e promessas fantasiosas do megalomaniaco sr “Ne…”, é chato que uma parcela da população tenha que pagar por esses erros, mas espero que tudo isso sirva de lição e que a memória dos menos esclarecidos lembre desse momento quando votar
    É UMA VERGONHA!!!

  17. Nesses 7 mesos muita coisa mudou na Politica do atual prefeito e seus aliados.
    um dos que ajudaram esta sendo investigado por trafico e formação de esquadrao da morte.
    eu espero o que ele fale aconteça
    lugar de ladrao e na cadeia.
    Disse que melhoraria o transporte(melhorou para as empresas), colocaria caminhoes com internet, eu ainda nao vi nenhum. Sobre nós estudantes nem falo nada, Mas pode ter certeza a maioria dos estudantes nao votaram nele. Nós ja sabemos o que é boa administração.
    Meu ponto de vista como estudante e eleitor acho que ja está na hora de amazonino se aposentar, pois sua administração está como a de 20 anos atrazo, ta na hora da mordenidade. infelizmente estamos muitos atrazados com as cidades do centro sul do Brasil. a administração anterior teve problema, sim, mas pelo menos brigou por mudança e muita coisa melhorou. infelizmente nossos eleitores ainda nao sabem diferenciar boa administração de politicalha.
    mas as coisas estao mudando. Sabemos se a eleição fosse hoje o atual prefeito nao ganharia.
    amo minha manaus e meu amazonas.
    Vamos voltar a crescer

  18. Vai trabalhar, e para de puxar saco. O Atrazonino Mendes tá mandando vocês mentirem é? Que vergonha!

    Sarafa volta logo!!!

  19. Sarafa, estamos cansados de falar da falta de criticidade da população de nossa cidade (Manaus) e principalmente do nosso Estado (Amazonas). E com a educação que é oferecida, só Deus para nos salvar!

    Queria ver se o Atrazonino Mendes precisa-se dos votos do pessoal da Ufam, ele estaria perdido!

    Sarafa, volta logo!!!

  20. Caro Senhor Serafim,
    Sobre a compra de meia passagem, não entrando no mérito do que é certo ou errado(mas acredito que o passe sendo pago na catraca agiliza o sistema mais que sendo pago previamente), não seria mais eficiente um sistema misto? Onde o aluno poderia pagar tanto na catraca quanto antes.
    Pagar na catraca cria filas no ônibus, e pagar antes causa caos e transtorno(porém, em Florianópolis funciona de forma exemplar, um exemplo que deu certo!), enfim, acho que vale a discussão.
    Grato
    Rafael

  21. Está sem comando o atual IMTT. Essa confusão acaba prejudicando o sistema e muito a relação com a imprensa que fica batendo pra tudo que é lado. Um órgao como o IMTT sem uma liderança firme e respeitada vira bagunça e dá nisso aí. Será que ninguém na prefeitura observa isso????

  22. Meu querido Sarafa,o concordo em gênero número e grau com suas palavras.O povo infelizmente se deixou ludibriar com “programas” televisivos fantasiosos,o que percebe-se é que grande parcela do povo ainda gosta de coisas retrogadas,ou seja,soluções de faz de conta como estamos vendo em nossa cidade,mas a fantasia está acabando pois o povo não é burro apenas algumas vezes se deixa enganar por propagandas ilusionistas que acabam por seduzir a muitos.Muitos sabiam o quão bom foi seu governo a frente da Prefeitura,e agora quase a totalidade da população percebe que caiu no canto da sereia.

  23. So uma OBSERVACAO: O vale que era cedido aos funcionarios da Prefeitura, e que podia ser trocado por gasolina (isso quando a prefeitura nao atrasava o pagamento aos postos), vai ser revertido em dinheiro aos funcionarios. ENTAO ESTA ERRADO NO SEU BLOG QUANDO DIZ QUE “ELE ACABOU”
    So pra concluir, nao sou Amazonino, tao pouco Serafim, sou a favor de Manaus.

  24. Sr. Serafim

    E uma pena que tente comparar os mandatos. O Amazonino tem sido um pessimo prefeito, mas vc tambem foi horrivel, nao sabe administrar. O Amazonino ja soube, hoje porem, acredito que a idade o deixa impossibilitado. Quanto a vc nao e a idade, o senhor nao sabe mesmo administrar a cidade. Falo isso pq sou jovem e vi bem a sua administracao. Depois que ganhou nao andava pra verificar os problemas da cidade. O que falta em Manaus e surgir um nome melhor pra substituir vcs. Espero sinceramente que o Senhor nao retorne a nenhum cargo publico, assim como seu filho que espero que nao ganhe mais como Deputado, afinal ele so ganhou pq o Senhor era prefeito.

  25. Cara Lene:

    Desde a implantação na minha administração o funcionário pode optar por receber em dinheiro. A medida de descarregar o cartão vale para todos os trabalhadores que recebendo vale transporte de suas empresas e tendo veículo descarregavam nos postos de gasolina. Em média isso alcançava dois milhões de vales por mês. E agora, se não descarrega no posto, o dinheiro fica pra quem?
    O pagamento aos postos não é com a prefeitura. É direto entre os postos e o SINETRAN. E é a primeira vez que vejo alguém dizer que houve atraso.
    abs.
    Serafim

  26. o quanto jovem voce é para comparar as administracoes? a nao ser que voce seja filha do alfredo nascimento que c/ 25 anos ja é milionario ja deve ter feito integração temporal sem ter que encarar o terminal 2 que é a sucursal do inferno. ja deve ter andado de onibus aos domingo e pagar apenas meia passagem. vou mais alem, ja deve ter usado a meia passagem indevidamente aos domingos pra ir pra ponta negra de onibus tomar sol e comer um franguinho assado. o teu prefeito prometeu andar pela cidade como voce prefere em um “gabinete movel” e acesar internet de qualquer lugar com as ” carretas provedoras” e ate hoje nada ja se passaram 8 meses e a unica apariçao dele foi no dia que manaus ganhou pra cediar a copa.agora aceite a administracao que voçe ajudou a colocar no poder. pois pelo vejo voce se vendeu por dez contos de mel coado tambem em troca de showmicio regado a banda de forró com musicas de duplo sentido e cerveja quente em copo descartavel de 180 ml faça me o favor.

  27. Boas Noticias

    A partir de 31.07.2009

    Passagem inteira R$ 2,25

    Passagem meia R$ 1,10

  28. Já falei, vai trabalhar e depois vai estudar em um cursinho desses para entrar na Ufam. Você vai perceber que vai melhorar suas críticas e não vai mais se enganar com um fanfarrão desses que só atrasou o Amazonas durante 20 anos, e agora está deixando Manaus de cabeça pra baixo.

    Que pena, ainda existe pessoas que acreditam em salvadores da pátria.

    Sarafa volta logo!!!

  29. Sarafa, imagine uma educação de alto nível no Amazonas tanto no ens.fundamental como no médio. Imagine a UFAM com vagas suficientes para os alunos que saíssem do Ens. médio.

    O índice de criticidade seria altíssimo, e a maioria dos políticos teriam que mudar suas atitudes. O Atrazonino Mendes não ganharia nem para síndico. Mas como não é assim, vamos continuar lutando!

    Volta logo Sarafa!!

  30. bem eu fiquei interesado em que parte da admnistraçao do amazonino ele soube governar, se era no tempo em que era prefeito e so distribuia rancho e brinquedos junto com o gilberto,ou se nesta nova fase como governador em que ficava de observador por tres anos e depois passava a construir obras mirabolantes e ate chegava a distribuir um vale rancho proximo das eleiçoes.

  31. Horrivel??? quantos anos vc tem mesmo???

    putz, desde minha adolescencia venho observando a entrada e saída de prefeitos na cidade. O sr. serafim fez o q pôde sim e vou além, melhorou a administração interna, ele foi transparente com os funcionários da prefeitura, fazendo com que recebessem o justo. Conheço gente q trabalha na prefeitura há anos e que no início achou mesmo o o ex-prefeito tinha vindo pra acabar com tudo e posteriormente foram vendo qual era a sua estratégia: contratar concursados e os que não eram receber o que era devido e fazer com que os acomodados começassem a se coçar e realmente trabalhar e não ganhar dinheiros às custas do dinheiro público. Mas se existem pessoas que gostam de mamata então vá conhecer alguém de cacife para te arrumar um emprego que você não lutou para conseguir e passa por cima de quem realmente merece, pois é esse o pensamento de pessoas corruptas.

    CORRUPÇÃO é qualquer ato em que se burla as leis em busca do benefício próprio.

  32. “Desde que assumiu a prefeitura de Manaus – Onde pegou a bomba deixada – vc serafim mostrou um novo modo de administrar, infelizmente vc não continuou com sua administração. Sei que voltarais, mais por favor não fique mais calado quando vierem essas viboras que lançavam na mídia coisas que vc estava tratando de concertar e eles “lascavam o pau” em vc. Vc perdeu por causa desses que aí estão agora. Faça o mesmo, consiga um espaço na tv e “lasque” o pau nesses absurdos também. Cobre as promessas que em campanha, falavam direto, mostrando uma utópia para apenas entrarem novamente no poder. Veja no que deu……

  33. isso é muito triste para as familias de baixa renda (as que mais apoiam o NEGÃO), que antes os seus filhos tinham a possibilidade de pegar dois onibus pagando apenas R$ 1,00, mas infelizmente isso já faz parte do passado, agora é só viver o futuro (dois onibus meia passagem R$ 2,20, inteira R$ 4,50)…

  34. vc é bem lá daqueles bairro de pessoas carentes que o Amazonino passava todo suado pedindo voto…

  35. Lendo o comentário que o rapaz acima postou recordo-me de uma frase muito conhecida “o povo tem o governo que merece”… Mas no estado que está Manaus, isso já é castigo. Ontem, na fila do ônibus, uma senhora, com lágrima nos olhos perguntava-se como ia ser para pagas a passagem dos filhos. O salário continua aquele baixo de sempre, mas pagar 20 centavos por dia a mais (ida e volta se você tiver a sorte de pegar so um onibus, porque depois, integração temporal.. já era)… ou seja…uma média de 6 reais por mes…, logo, menos um kilo de feijão e arroz em casa…

    é triste, o que a ganância e o poder não fazem com as pessoas…

    Pelo menos, com a decisão do TSE em relação ao vereador aliado ao Prefeito ontem, podemos esboçar um sorriso e a esperança que a Justiça será feita também!

    Chega de corrupção, fora Negão!

  36. Fico vez por outra pensando em minha cidade e de várias pessoas que nasceram e cresceram nela. Como pode, o amazonense ser tão esquecido nas ações de certos políticos (diga-se de passagem Amazonino)populistas e com intenção apenas de se alto promover-se. Não é a primeira vez que esses que aí estão aprontam e deixam muitos a ver návios. Não preciso escrever o que acontece em nossa cidade hoje, mais apenas sinto saudade de uma administração mais humana e correta. Parabéns SERAFIM pela demostração de coerência de suas promessas de campanha e como foram executadas.
    “nem sempre convém virarmos a página, pôr vezes é preciso rasgá-la”.

  37. Fico vez por outra pensando em minha cidade e de várias pessoas que nasceram e cresceram nela. Como pode, o amazonense ser tão esquecido nas ações de certos políticos (diga-se de passagem Amazonino)populistas e com intenção apenas de se alto promover-se. Não é a primeira vez que esses que aí estão aprontam e deixam muitos a ver návios.Não preciso escrever o que acontece em nossa cidade hoje, mais apenas sinto saudade de uma administração mais humana e correta. Parabéns SERAFIM pela demostração de coerência de suas promessas de campanha e como foram executadas.
    “nem sempre convém virarmos a página, pôr vezes é preciso rasgá-la”.

  38. Bem tenho 26 anos, pelo que eu lembre sempre foi um caos o transporte coletivo, na realidade sempre quem foi beneficiado foram os empresarios e suas instituições!!! estou indignado..nossos representantes políticos ..sempre “amenizaram” o problema dos coletivos…..eu como cidadão, infelizmente não acredito mias no poder excutivo, judiciario e midiatico…BRASIL MOSTRA A TUA CARA!!!

Comments are closed.