TERMINAL PESQUEIRO ENTREGUE AO GOVERNO FEDERAL

O Terminal Pesqueiro de Manaus foi, finalmente, entregue ao Governo Federal a quem cabe agora equipá-lo, definir o modelo de gestão e colocá-lo para funcionar. O recebimento pelo DNIT ocorreu no último dia 22 de outubro.

É bom relembrar toda a via crucis para que se chegasse até aqui.

Em 2005, o Governo Federal tinha em seu orçamento cerca de 12 milhões de reais para construir o terminal. Esse valor não era suficiente para fazer a obra e a União também não tinha o terreno.  Ficou acertado e conveniado, então, com a Prefeitura de Manaus que esta faria a obra e para tal completaria o valor necessário para a construção, seria a responsável pela desapropriação do terreno e quando a obra estivesse pronta doaria o Terminal à União. O Governo do Estado entrou com o projeto no valor de 600 mil reais. A União exigiu que a Câmara Municipal aprovasse a doação antes do início das obras, o que foi feito.

Quando deixei a Prefeitura, o terminal  estava quase pronto, cerca de 95%. Em seguida, a obra foi concluída, mas por razões até hoje não muito bem explicadas o seu recebimento não aconteceu durante mais de três anos.

O que se espera agora é que o Ministro Marcelo Crivela, da Pesca, faça a sua parte e coloque o terminal para funcionar o mais rápido possível.