Shopping Manauara não paga fornecedores

Há um clima de constrangimento entre os fornecedores da praça de Manaus em relação ao Shopping Manauara, do grupo SONAE, inaugurado em abril. Como todos estão lembrados, o Grupo SONAE foi muito bem recebido em Manaus.

No entanto, inauguraram o Shopping sem que estivesse concluído, com muita poeira, mosquitos, obras inacabadas, falta de água, esgoto e até banheiros sem funcionar.

Aos poucos alguns desses problemas foram sendo superados, mas outros surgiram.

Um novo problema diz respeito ao não pagamento dos fornecedores locais. Quem era de fora, trabalhou na obra ou forneceu mercadorias, recebeu, mas as empresas locais, até mesmo as de vendas de pequeno valor, inferiores a R$ 1.000,00, não conseguem receber, nem mesmo merecem uma explicação.

Sem a participação dessas empresas jamais o shopping teria entrado em funcionamento e ficaria sujeito a pesadas multas em favor dos lojistas.

Até ontem estavam protestados nos cartórios de Manaus cento e trinta e nove títulos, dos quais cento e trinta e um de empresas de Manaus e oito de São Paulo, num valor total superior a doze milhões de reais.

É inconcebível que um grupo do porte do SONAE, que mereceu inclusive recursos do FNO do Banco da Amazônia, esteja agindo dessa maneira com as empresas locais.

O comércio de Manaus não merece ser discriminado, muito menos levar um calote desse porte.

11 thoughts on “Shopping Manauara não paga fornecedores

  1. É ridículo, isso sim.
    A primeira vez que fui ao Manauara, eu saí de lá com uma crise de asma. Depois de mais de 1 mês, fui ontem e não vi mta diferença.
    Sem contar o cheiro de fossa que impestia a rua Paraíba.
    É inconcebível que um grupo europeu, sempre tão exigente, se porte dessa maneira com os seus fornecedores, sejam lá quem ou de onde sejam, Sarafa.
    É antiético e antiprofissional.
    Se continuar assim, esse shopping não vai colar. Até pq o povo ainda não desapegou do Amazonas Shopping!

  2. Sou um admirador de sua política, mas até hoje me pergunto o pq do implurb e da prefeitura em si ter liberado a obra, já que estava inacabada, com riscos de incendio, falta de água nos banheiros e pias ou seja saneamento.

  3. Caro Lucio:

    Você tem toda razão. Por que liberaram a obra? Não deveria ter sido, já que estava inacabada.
    No entanto, eu não era mais o prefeito. A inauguração ocorreu em sete de abril deste ano.
    abs.

  4. Creio que o projeto vendido através das empresas de marketing para a população de Manaus obteve seu objetivo: convencer a população local que o projeto ali naquele lugar salobro era viável. Mas a realidade mostra que foi ledo engano. Não era a toa que por gerações e gerações aquele local nao servia pra nada (isso é ponto pacifico). Os empreiteiros e empresas locais e de fora do estado certamente cairam no conto do projeto portentoso (isso é verdade)e o descaso com o elefante branco e sem marfim é tipico de empresas que cresceram muito e nao ligam muito para dar aquela qualidade no empreendimento e seus contratos com fornecedores devem estar sendo tratado do mesmo jeito. Tipico de empresas que vao bem até certo momento e de uma hora pra outra esquecem onde colocaram os sapatos quando acordam de seu torpor financeiro (eles têem muitos empreendimentos) e nem lembram que possuem tal projeto aqui em nossa cidade. Afinal não esqueçamos – aqui ja passou gente e empresas de todo tipo que só ganham no engodo e na pouca atenção que dão aos clientes e fornecedores. O que aumentou muito mesmo foi os pequenos roubos a pedestres depois que esse Manauara abriu (inaugirou em Abril mesmo). A paz dos moradores das imedições acabou de vez após o movimento dos gatunos e caminhões de fornecedores. Se gera emprego com qualidade nao sei – mas que desencadeia muitos transtornos isso já é perceptivel!!!

  5. cadê a brigada de incendio para ajudar na saida das pessoas, esse incendio de hoje demostrou um despreparo tremendo. e a passarela vai sair, esses impresarios não respeitão os amazonenses. Uma Senhora muito gentiu e amavel mas vamos a ação.

  6. É impressionante como os órgãos públicos do Amazonas cedem a pressões de grandes corporações concedendo grandes benéficos a esta empresas em detrimento dos pequenos empresários da terra que enfrentam grandes barreiras para se estabelecerem comercialmente na cidade, os grandes empresários não estão sujeitos as mesmas normas e procedimentos dos pequenos empresários locais. Se você for hoje ao Manauara você verá que vários banheiros estão interditados para reformas ou sei lá o que, por isso a quantidade de banheiros para atender o publico atualmente é insuficiente e estão localizados a grandes distancias uns dos outros e ninguém fiscaliza isso, ninguém vê. Outra coisa o Corpo de Bombeiro de Manaus não possui equipamentos para debelar um incêndio de grandes proporções na cidade simplesmente não há investimento em equipamentos, se ocorrer um incêndio em um prédio a partir de cinco andares pode preparar os caixões, a coisa será feia, o problema e que o Estado só tomará providencias quando houver uma grande tragédia, em quando isso que Deus nos proteja!

Comments are closed.