Prorrogada redução de IPI, PIS e Cofins

Objetivando manter empregos o Governo Federal prorrogou redução de alíquotas de IPI, PIS e COFINS por mais noventa dias.

No caso específico de Manaus, a redução a zero da alíquota de COFINS, é importante para reduzir os custos, porém a crise maior é de crédito e não de custos. E a crise do crédito para motocicletas, embora tenha diminuído, continua.

A recuperação do nível de emprego continua lenta e no último mês foram gerados apenas cinqüenta e cinco empregos no comparativo entre admissões e demissões.

O ministro Guido Mantega criticou alguns estados, dentre eles São Paulo, por terem implantado a figura da substituição tributária que segundo ele reduziu o capital de giro das empresas e com isso impediu que as mesmas repassassem o total da desoneração tributária.

Com todo o respeito pelo Ministro, mas não é essa a questão. A substituição tem o objetivo de combater a sonegação e é mecanismo eficaz para esse fim. Quanto ao capital de giro, se é verdade que ele diminuiu no comércio, aumenta na indústria.

O interessante é que desde todo o sempre o Governo Federal usa a substituição ou a retenção na fonte, e não quer que os outros entes façam aquilo que dá certo e ele é o primeiro a fazer.