Sete tribunais já cumpriram a Meta 2

Dra. Luiza Falabela, do TRT da 11ª Região
Dra. Luiza Falabela, do TRT da 11ª Região

De início é bom explicar o que é a Meta 2. O CNJ, dentro do seu planejamento estratégico, estabeleceu metas. A Meta de nº 2 diz que até 31.12.2009 a meta a ser atingida é a de julgar todos os processos entrados até 31.12.2005, ou seja, quatro anos atrás.

Ontem, em Brasília, o CNJ homenageou sete tribunais que cumpriram a meta 2 antes do prazo. Dentre eles, está o TRT da 11ª Região, presidido pela desembargadora Luiza Falabela Veiga, com jurisdição no Amazonas e Roraima, que fica em posição de destaque a nível nacional.

Do site do CNJ:

Dirigentes de sete tribunais foram homenageados nesta terça-feira (10/11), no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por terem cumprido antecipadamente a Meta 2, estabelecida pelo Poder Judiciário para que todos os processos distribuídos até 2005 sejam julgados ainda este ano. Receberam das mãos do presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, o certificado de cumprimento da meta o Superior Tribunal Militar e os tribunais regionais do trabalho das 11ª, 13ª, 16ª, 19ª, 21ª e 23ª regiões. O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre também já conseguiram atingir a meta e receberão o certificado. Em seu discurso, o presidente do CNJ agradeceu o empenho dos magistrados e servidores no julgamento dos processos ajuizados até 2005 e pediu a todos os tribunais que incentivem e homenageiem as unidades judiciárias – varas, gabinetes etc. – que estão se esforçando para cumprir a meta. “Os resultados da Meta 2 demonstram o grande empenho do Judiciário que já julgou 1,8 milhão de processos em todo o país. Percebemos, também, que o problema da morosidade não é geral nem sistêmico. Está concentrado em alguns setores e tribunais”, afirmou Gilmar Mendes.

Os números alcançados na campanha pela Meta 2 foram comemorados pelo presidente do CNJ. Ele destacou o fato de que 29 tribunais têm menos de cem processos e deverão cumprir a meta em breve. “Além disso, outros 19 tribunais têm entre cem e mil processos para serem julgados e, que certamente, conseguirão zerar esse estoque até o fim do ano”, acrescentou Gilmar Mendes.