Sessão Especial celebra os 48 anos da Zona Franca de Manaus

Superintendente em exercício da Suframa, Gustavo Igrejas, recebeu uma placa comemorativa em alusão à data

Os 48 anos de implantação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) foram celebrados na manhã desta quinta-feira (26), no plenário “Ruy Araújo” da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), numa Sessão Especial de autoria do deputado estadual Serafim Corrêa e que foi dirigida pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD). Na cerimônia, o superintendente da Suframa em exercício, Gustavo Igrejas, recebeu uma placa comemorativa em alusão à data.

Como autor da homenagem, o deputado Serafim Corrêa fez um pronunciamento abordando desde a origem da Zona Franca de Manaus, em plena ditadura militar, no governo do general Castelo Branco, como alternativa econômica para a região, que até então vivia do extrativismo da borracha, mas que chegou ao seu fim por falta de financiamento dos EUA. Com o Decreto nº 288, Serafim disse que as empresas passaram a gozar de incentivos fiscais especiais que fez parte de um plano para impulsionar o desenvolvimento da região Norte.

Apesar de todo o desenvolvimento gerado pela ZFM em Manaus, nos 48 anos de existência, que iniciou pelo auge do comércio, e depois da indústria, nos anos 70, concentrando uma gama de empresas de capital nacional e estrangeiro, Corrêa lamenta que o interior amazonense não tenha conseguido nesse período atividade econômica regular. “As pessoas continuam vivendo em função dos contracheques das prefeituras e das aposentadorias do INSS”, lamentou.

Os deputados estaduais Orlando Cidade (PTN), Sabá Reis (PR), Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT) e Dermilson Chagas (PDT) se pronunciaram destacando a importância do modelo de desenvolvimento para a região e ao País. De acordo com os parlamentares, que defendem  Gustavo Igrejas como titular da pasta, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela Suframa, a ZFM propiciou ao Estado se tornar a maior arrecadação da região Norte.

Em nota lida pelo presidente Josué Neto, o senador da República pelo PSD, Omar Aziz, parabenizou os dirigentes e servidores da Suframa, destacando a importância da autarquia nos novos passos que a ZFM irá dar de agora para frente com a prorrogação dos incentivos por mais 50 anos.

Suframa

Em seu pronunciamento, Gustavo Igrejas se posicionou de forma a defender e reconhecer os benefícios sociais, econômicos e ambientais, gerados para a sociedade brasileira a partir da atuação da Suframa, nas últimas décadas, como gestora do modelo ZFM. O dirigente reconheceu que existem muitos obstáculos ainda a serem superados.

Para o vice-governador Henrique Oliveira, tudo o que diz respeito à ZFM passa por vontade política, que deve partir de debates tanto dos parlamentares estaduais, federais como das ruas e levar para Brasília a fim de evitar que daqui a 59 anos o Amazonas esteja de pires na mão novamente. “Se não lutarmos por uma reforma política séria, os futuros gestores deste Estado correrão este risco sim”, avisou, ressaltando a necessidade e avançar nas negociações em torno também da reforma administrativa.

O prefeito Arthur Virgílio Neto disse que o deputado Serafim foi oportuno e justo pela homenagem ao modelo que sustenta este Estado há 48 anos. No entanto, o gestor municipal lembrou que incentivo fiscal por mais 50 anos sozinho não resolve grande coisa.  “É preciso ganhos de produtividade, o que requer investimento em tecnologia, ciência e laboratório, em logística, infraestrutura, mão de obra e recuperar o Distrito Industrial”, frisou.

A homenagem reuniu autoridades como o vice-governador, Henrique Oliveira, que no ato representou o governador José Melo (Pros); o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o empresário do Grupo TV Lar, José Azevedo; o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o diretor-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Ronaldo Mota.

Também participaram o vice-almirante Domingos Sávio do 9º Distrito Naval; a promotora Silvia Tuma, que representou a Procuradoria Geral de Justiça; o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, o presidente do Sindicato dos Servidores da Suframa, Anderson Belchior, além de deputados e empresários.

Texto: Assessoria da Aleam