Serra, Zona Franca e a BR-319

arthur-virgilio_divulgacao_José Serra concedeu ao Amazonsat, sexta-feira, entrevista segura e esclarecedora, nos estúdios da TV Amazonas, em Brasília. Um dos pontos altos foi quando lhe perguntaram sobre essa falácia com a qual tentam rotulá-lo, a de “inimigo da Zona Franca”. O presidenciável de meu partido, o PSDB, deixou claro que não só é a favor da prorrogação dos incentivos fiscais de nosso modelo de desenvolvimento, como defenderá a perenização dessas vantagens comparativas, para não permitir a instabilidade hoje existente.

Eu próprio postulo, neste momento, no Senado Federal, no limite do possível na correlação de forças existente no País, a prorrogação dos incentivos da Zona Franca por mais dez anos.

Tenho ouvido o clamor das lideranças empresariais e dos trabalhadores, preocupadas com essa espécie de “síndrome de fim do prazo”, temendo que novos projetos hesitem em se estabelecer nesta capital, num processo que vai tirando o oxigênio do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

A postura adotada por Serra mostra que entendeu a importância do PIM na preservação da Amazônia, empregando mão de obra que, ociosa, acabaria se voltando para a exploração nada sustentável da floresta. Percebeu também, como estudioso da economia, que o modelo Zona Franca é um indutor de desenvolvimento que deu certo na Amazônia Ocidental, pode ser aprimorado cada vez mais e precisa continuar.

O presidenciável tucano também não deixou por menos quando lhe indagaram sobre o asfaltamento da rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho). Disse, com a cautela de quem carrega larga experiência administrativa, que fará primeiro a costura relativa à questão ambiental, evitando preventivamente que a obra seja interrompida ou fique inviabilizada. E, depois, sempre do alto da experiência de quem administrou dois Ministérios, Planejamento e Saúde, assim como a maior Prefeitura e o maior Estado brasileiros, concluiu que o asfaltamento da estrada é uma necessidade do Amazonas e do Brasil.

Acompanhei Serra na entrevista. Pude ver de perto como, ao conhecê-lo, a redação foi mudando favoravelmente o entendimento que tinha a respeito dele. Mais um pouco, ao perceber o quanto entende de Amazônia e a segurança com que fala de assuntos para nós tão caros, a descontração foi ainda mais visível.

Em 2002, ao enfrentar Lula, Serra estava mais preparado que o adversário para administrar o País. Lula estava, porém, mais preparado para obter votos. Agora, além de estar ainda mais seguro tecnicamente, Serra está pronto para ser votado. Sem contar que do outro lado não está Lula.

Não quero aqui esvaziar a entrevista, que irá ao ar na estréia de novo programa, às 19h de amanhã, segunda-feira, no Amazonsat. Ressalto apenas que Serra deixou clara a grande diferença que haverá de se impor, ao longo desta campanha, nos debates e no contato com o povo: “Quem me conhece sabe que eu cumpro o que prometo. Prometi construir o Rodoanel em 30 meses, um projeto que durava mais de dez anos, e cumpri”, disse.

Serra é a perenização da Zona Franca. Serrá é o asfaltamento da BR-319.

* Arthur Virgílio Neto é líder do PSDB no Senado.

25 thoughts on “Serra, Zona Franca e a BR-319

  1. O Serra entendeu tanto a importância da ZFM, que até pouco meses atras fez guerra fiscal sobretaxando produtos da ZFM e assim levando linhas de Monitores e Celulares pra lá, Aos queridos Serafim e Arthur economizem saliva ao falar do Serra e cuidem de si proprio, falar do Serra vai acabar e trazendo perda de votos pra vcs……

  2. Todos temos ambições, desejos, projetos; porém, devemos respeitar os outros: suas idéias, memórias e inteligências porque não temos o direito de achar que eles – os outros – são trouxas, manipulados, otários.

    Vivemos na conjuntura das três dimensões temporais: passado (memória), presente e futuro. Dessas três, a mais consistente é a primeira, pois os fatos concretizados não mudam e cada um de nós somos construídos socioculturalmente segundo nossas práticas na contexto sociocultural.

    Dizer que José Serra vai asfaltar a BR-319 é um afronto à nossa inteligência e achar que somos patetas, portanto, senador, menos com essa sua lábia:tucanos de demos tiveram oito anos, repito 8 anos, e deixaram o Estado do Amazonas às favas… A prorrogação da ZFM foi empurrada com lero-lero: e tinham a maioria no congresso nacional, portanto, podemos concluir que foi descaso e falta de interesse mesmo.

    Pra lastrear essa conclusão, basta ver, nos fatos concretos (não é opinião) as desastrosas ocorrências sociais em São Paulo: enchentes e deboche de Serra. Livros didáticos comprados sem licitação e com erros grosseiros, embora SP tenha tres grandes e boas universidades. A violência aumentou assustadoramente. Truculência contra estudantes da USP no governo do ex-presidente da VERDADEIRA UNE. Pancadas aos professores da rede estadual de ensino.

    Arthur Virigilio Neto disse em artigo anterior no Jornal DA que Serra não foi feito por ninguém, pois se preparou sozinho: Ora, e a grande imprensa não esconde os desmandos e caos em São Paulo e aponta mentiras como o pagamento de gratificações para professores? Tenho colegas que dão aula na rede pública de SP e a realidade não é nada do que a âncora do jornal nacional diz para construir uma imagem errada, mentirosa, de Serra.

    Serra se legeu prefeito de SP dizendo que cumpriria o mandato, até registro em cartório fez: não cumpriu. O mesmo disse quando era candidato a governador do Estado de SP: também não cumpriu. Durante os oito anos de governo FHC sucatearam a zona franca de Manaus e, agora, vem o senador Arthur Virgilio neto com essas palavras? Francamente senador, respeite nossas memórias: é um dever seu.

    PS. Faltou o senador dizer que Serra vai intervir junto a deus para salvar as almas de quem vota nele. Francamente…

    Se Serra se preparou a vida toda dele pra ser presidente da república, então, não sei o que venha a ser incompetência, pois sua gestão em SP mostra e demonstra: não é opinião tirada de artigos e nem de editorais de jornais: são fatos.

  3. Sou a favor da campanha plebiscitária na qual se fará comparações entre os governos Lula e FHC.

    Na lata, nos fatos, Lula pergunta: quantas universidades federais o governo FHC (do “doutor” da USP) criou? NENHUMA. Lula responde: eu criei dezesseis, repito: DEZESSEIS UNIVERSIDADES O PRESIDENTE OPERÁRIO SEMI-ANALFABETO CRIOU.

    Quanto foi investido em infra-estrutura estratégica, em energia no governo de FHC? NADA, nos fatos a sociedade brasileira experimentou o apagão e ainda pagou por ele. Lula enfrentou e está construindo duas grandes hidreéletricas.

    Lula não chamou o contribuinte de vagabundo, o FHC chamou, mas vive às custas desse vagabundo.

    Petistas e o governo lula não são perfeitos (nem santos), mas comparando-o com o de FHC, não há a menor dúsvida de que o de Lula tem sido desparadamente melhor para a sociedade em geral.

    Os governo dos doutores, dos intelectuais do PSDB e DEM quebraram as finanças do Brasil três vezes, 3 VEZES FORAM AO FMI: O de Lula enfrentou uma crise mundial maior do que a de 1929 e ainda se tornou credor do FMI.

    Não é necessário ler jornal para perceber as significativas e suculentas diferenças favoráveis a Lula. Aliás, é bom não ler jornal, pois assim nos mantemos mais atualizados com os fatos cotidianos e não nas invenções e mentiras que alguns jornalistas criam a favor de Serra.

  4. O CANDIDATO SERRA COM ESSA PERENIZAÇÃO ACABA DE ESBOFETEAR O DISCURSO DE LULA E JOGA POR TERRA A POSIÇÃO DE DEFENSOR DOS TRABALHADORES DO PT.

    A PERENIZAÇÃO É ALGO POSSÍVEL E QUE LULA DEVERIA TER BRIGADO. TAÍ UMA BOA JOGADA, QUASE MORTAL PARA O PT NO JOGO.

    AGORA É CONTIGO LULA…MEU VOTO CONTINUA COM A DILMA, MAS ESSA DO SERRA VAI DAR AREIA AQUI NO NORTE. AINDA BEM, QUEM GANHA É O AMAZONAS.PARABÉNS CANDIDATO…

  5. Em época de ano eleitoral vamos ver “boi voando, vaca indo pro brejo” e colocaremos ZFM na administração paulista direta e incondicional. Se temos um investimento e é de risco é se “envestimos” politicamente em José Serra. Só espero que o STF possa está do lado da Justiça como das outras vezes que tivemos que ingressar com a ação direta de inconstitucionalidade(ADIN) todas as vezes que prejudicavam o modelo ZFM lembram???

  6. Jose Serra tem tanto respeito e projeto para o Amazonas que nem em Manaus ele aparece. Dar entrevista arranjada em Brasília. ah, mas ele está muito ocupado. ocupado com o quê, além de se dedicar à campanha eleitoral?

    José Serra está tão preparado para ser presidente do Brasil com para ser atacante do atual time do Santos futebol Clube. Em entrevista à rádio Band ele disse que vai criar uma Defesa Civil Nacional enquanto não equipou a paulista e nem agiu para evitar desastres e mortes em decorrência das chuvas, ou seja, ….

  7. Estive filiado ao PSDB, admiro e muito a postura e o trabalho do nobre Senador Artur Neto, mas não me engano fácil. Votarei no Artur e também na DILMA, acho que será melhor para o Amazonas.

  8. Acredito que com a nova matriz energética do GAS, nosso foco feveria ser a busca por atração de empresas petroquímicas.
    Além dos investimentos infraestruturais na região.

  9. Nos últimos anos a BR-319 tem sido utilizada somente como Plataforma Eleitoral para políticos que pretendem se eleger. Foi assim com o Presidente da Republica, foi assim com um Senador da Republica que se elegeu prometendo concluir a BR-319, agora mais aproxima-se o período eleitoral e BR-319 volta a ser plataforma eleitoral de candidatos, enquanto isso o povo do Amazonas continua sem contato por estrada com o Brasil.

    Construída na década de 70 a BR-319 (Manaus-Porto Velho) encontra-se há décadas intrafegável mais o que poucas pessoas sabem é que a intrafegabilidade da BR-319 foi o resultado de um crime contra a Nação e contra o Amazonas porque foi provocada propositalmente não se sabe a mando de quem mais de forma criminosa a ultima empresa responsável pela conservação e manutenção da BR-319 retirou o asfalto de grandes trechos da rodovia com a justificativa de que o mesmo seria substituído por um melhor qualidade, posteriormente esta empresa foi retirada da manutenção e conservação da BR-319, de lá pra cá a única ligação do Amazonas com o Brasil encontra-se praticamente intrafegável.

  10. Artur deixa de ser medroso, vc quer ser governador, tem o Serra , proximo presidente da republica , como aliado, por que então não sai do armario e se candidata pra governador , com o Serafim pra vice? Atitude Artur, arranja coragem e vai pra luta. Manaus esta querendo ver essa chapa, formada por Artur e Serafim.

  11. Serafim,

    Leio sempre seu blog e aprovo políticas de vossa pessoa (caráter, honestidade e respeito), acompanhei sua carreira política e encontrei nela a certeza da oposição no Amazonas, inclusive quando o presidente Lula o apoiou clamando, que agora seria a vez do Sarafa, e tive esta confiança confirmada.

    Agora ter que engolir o senador Artur Neto escrever sobre Serra no seu blog em pleno ano eleitoral, isto não consigo, é contra meus e até seus princípios políticos que cresci observando e que tanto confiei e confio.

    Convenhamos, agora que o senador Artur está descobrindo o primor que é José Serra?, que Serra entende de Meio Ambiente, Amazonas e tudo mais?, o pior, em uma simples conversa?.

    Fui funcionário por muito tempo no PIM, atuava em área fiscal, justamente a área que tinhamos que ler e entender sobre a legislação fiscal, principalmente daquele estado tão grandioso e rico: São Paulo. E a cada dia me deparava com situações escandalosas articuladas pelo governo de SP (inclusive Serrista), que estreitava ainda mais a diferenciação de produtos advindos do nosso pólo.

    Será que José Serra, Alckimin e tantos outros que por ali passavam não estudaram tão bem o nosso modelo?, pois eram taxativos na legislação, mostrando o quanto se importavam com a nossa “Zona Franca”, acirrando ainda mais a guerra fiscal. E agora ter que acreditar que Serra entende o que significa o modelo para nossa região em plena disputa presidencial?, é o mesmo que acreditar em papainoel na época do natal, ou seja, ilusão.

    A verdade é que Serra, se compreendesse tanto assim, poderia ter celebrado acordos abertos na questão da guerra fiscal enquanto foi governador de SP, não agora que é um simples candidato. Assim fica muito fácil dizer: “Eu defendo! Eu acredito! Eu apoio! Eu prorrogo!”, e dizer que Serra é bom para o Amazonas, essa não me atrevo nem a comentar.

    Em tudo que já passei na área fiscal no PIM, não me permito a acreditar em nenhuma das palavras de José Serra. É seu papel senador Artur Virgílio defender seu candidato de partido (PSDB) e é meu papel de cidadão amazonense alertar quem é este seu candidato.

    Moreira.

  12. Sarafa, volte logo.
    Nos funcionarios publicos não temos:
    -Agua,
    -Tonner para ipressora,
    -Papel Higienico,
    -Copo descartavel,
    -Nas casinhas não tem nem agua sanitaria para lavar as mascaras para inalação.
    Ate breve

  13. E agora com este artigo pro serra do sr rei arthur acabo de descobrir o quanto este nobre senador é bom para o amazonas!!!

  14. Não força a barra.
    Falar é fácil. Quero ver é se você fosse um dos dois, se ia correr esse risco de encarar uma disputa dessas.
    O Arthur tem grandes chances de se reeleger no senado, e chances baixas de se eleger no executivo. O Serafim teve a melhor aceitação para prefeito se não fosse o engodo do Amazonino.
    Na política também se consideram as boas chances. Entrar pra perder, só os navarros e herbets da vida.

  15. O Serra mudou só o discurso. Deixem ele ganhar pra vcs verem…num quero nem pensar no terrorismo que vai ser o PIM. Primeiro, que o super da suframa deverá ser um paulista, pra complicar ainda mais a nossa vida…

  16. Não sei porque as pessoas tem medo do Serra, Sr. Sarafa?
    A Zona Franca de Manaus existe há mais de 30 anos e só agora depois do Lula é que o pessoal soube o que é a ZFM?
    A Zona Franca, com o Serra não vai deixar de existir. A maioria das empresas do PIM tem escritórios em São Paulo e onde as mercadorias são enviadas e liberadas pros mercados consumidores, gerando dividendos lá também.
    Então, porque o Serra vai acabar com isto?
    Tem gente que parece papagaio, escuta e repete tudo que ouve, sem ao menos procurar se informar mais, se ater aos fatos!
    O certo é que o PIM já está consolidado com Lula ou sem Lula!
    Aliás, pela primeira vez vou votar no SERRA!
    Abraços e votarei em ti também Sarafa!

  17. João André,

    Se informe: “A maioria das empresas do PIM tem escritórios em São Paulo e onde as mercadorias são enviadas e liberadas pros mercados consumidores, gerando dividendos lá também”. Esqueceu de mencionar que ter as empresas lá será (Serra) muito melhor, ou você esqueceu ou não se informou de grande lutas por exemplo, do governo de SP em 2008 (do Serra) para levar a Nokia Brasil para SP, e que foi árdua a Nokia permanecer aqui, entre tantas outras que foi tentada, ou seja João André, escritórios lá são o de menos.

    Talvez essa frase: “Tem gente que parece papagaio, escuta e repete tudo que ouve, sem ao menos procurar se informar mais, se ater aos fatos!” sirva pra você mesmo. Estude, se informe e um conselho, leia um pouco sobre tributação de produtos do PIM ao entrar em SP, e se atenha aos detalhes, procure se informar mais e não seja papagaio.

    Moreira

  18. O “Serrinha paz e amor” está prometendo um monte de coisas que não fez enquanto esteve no governo de São Paulo!
    E Serra fez um governo mediano em SP, que não foi sequer melhor do que o do Alckmin!

  19. Era seu eleitor, mas com essa história de compor com Alfredo, os votos de minha familia, não são mais seus, desculpe.

  20. JOSE 25.04.2010 . 10:40 am ,Pàra de escrever bobagem seu petralha, a eleição será Dilma X Serra, essa história de LULA e FHC é porque vcs não tem candidato e ficam viajando na maionese.

  21. Talvez você amigo é um apaixonado pelo LULA e não voto baseado na paixão!
    Se a Nokia saísse daqui qual era o problema? Os incentivos daqui não são bons?
    O pessoal não cantarola aquela musiquinha do orgulho!
    As empresas são que nem os políticos(principalmente os corruptos), onde houver mais grana ela vai atrás!
    Ah e não voto mais no LULA e no PT!

  22. Prezado José,

    Como os comentários dos opositores ferrenhos a José Serra são preconceituosos. Sou paulista que vivo no Amazonas há cinco anos e, por isso, conheço muito bem as duas realidades. A realidade de São Paulo é outra. São Paulo não precisa das indústrias da Zona Franca. E José Serra, de quem não faço apologia e não tem minha admiração, sabe que alguma medida que seja no sentido de retirar do Amazonas o PIM criará um problema sem precedentes nessa região: pobreza, violência, sem contar o processo migratório que isso iniciará. A descentralização é um processo inexorável. No próprio estado de São Paulo isso é visível. O interior do mais rico estado do Brasil apresenta níveis sociais e econômicos comparáveis aos países de primeiro mundo (claro que vivemos em um país de terceiro, com sérios problemas sociais e isso também há nessas cidades).
    Agora, sr. José, quando se administra um estado, é natural e é da responsabilidade do administrador com seus eleitores que os esforços e os atos se destinem ao desenvolvimento em favor daqueles a quem se comprometeu.
    É muito fácil a crítica ao governo de FHC, pois este não teve, como tem o presidente Lula o terreno preparado para as obras públicas. O cenário econômico do período antes de Fernando Henrique era desanimador. Foram 8 anos (e 8 anos para se fazer o que foi feito acredito que foi um período até que pequeno) de preparação. Lula assumiu o Brasil com superávit primário, com a dívida externa renegociada, com segurança para investimentos. Lula, a despeito de um discurso ideológico que pautou sua vida política, continuou o governo Fernando Henrique.
    Mostra de como os tucanos são competentes, o PSDB tem feito desde Mario Covas todos os governadores. Hoje, a arrecadação do Amazonas, apenas se considerarmos os tributos estaduais, durante o ano todo de 2009 corresponde a 23 dias da arrecadação do governo de São Paulo. Assim, é muito leviano pensar que José Serra irá retirar do Amazonas a ZFM apenas para ter um incremento relativo em sua arrecadação e que não considere todos os problemas sociais que isso irá trazer.

  23. Ouvir isso de um paulista é mais do que coerente, e desculpa, sem preconceitos, pois a questão “migratória”, essa sim é preconceituosa, como acontece com os nordestinos tãos hostilizados no “país” que é SP, onde a culpa é sempre deles, e não se engane, SP levaria com toda a certeza qualquer que seja a empresa e não daria a mínima por esses problemas que você citou.

    Agora para conhecer a nossa realidade e compara-lá, levará mais tempo do que você imagina.

  24. Apaixonado não diria, afinal estamos em uma democracia, você já deve ter votado em Lula e não vota mais, eu já votei em PSDB(FHC) e DEM e não voto mais. Não é uma questão de paixão, se não diria que você é um apaixonado por Serra ou seu partido, é uma questão de analisar o feito e como feito, observar os números, as melhoras e o discurso, ou seja, uma questão racional.

    Ah! e eu não voto mais no PSDB!

Comments are closed.