Executiva Nacional do PSB decide ficar de fora da disputa pela Presidência da República

A Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu nesta terça-feira (27), em Brasília, que ficará fora da disputa pela Presidência da República. A decisão foi tomada após serem ouvidos todos os 27 diretórios estaduais, sobre o papel a ser desempenhado pelo PSB na sucessão presidencial. Apenas sete estados foram favoráveis ao lançamento de candidatura própria por parte dos PSB: Maranhão, Rio Grande do Sul, Roraima, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará e Minas Gerais.

Ainda durante o encontro, os 23 integrantes da Executiva Nacional que compareceram votaram sobre a mesma questão, sendo que, deste total, apenas dois votaram a favor da candidatura socialista ao Palácio do Planalto.

Para o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com esta decisão o Partido abre “novas e concretas vias no crescimento do processo partidário. A melhor opção no momento é o PSB não disputar a Presidência da República.”

O pré-candidato socialista Ciro Gomes foi informado da decisão imediatamente após o término da reunião, pelo próprio presidente da legenda, que segue, em companhia do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, ainda nesta terça-feira, para o Rio de Janeiro, cidade onde está o deputado.

Eduardo Campos informou, ainda, que o PSB terá uma reunião com o PT na próxima terça-feira (4) para tratar do apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Em nota, a CEN declara que “é dever das forças populares contribuir para a continuidade desse projeto, a partir do qual o Brasil retomou o caminho do desenvolvimento soberano, com maior repartição de renda e menor exclusão social”.

Confira abaixo a Nota Oficial aprovada pela CEN onde é comunicada a posição do PSB em relação à sucessão presidencial.

Nota Oficial

Aos militantes socialistas, aos partidos fraternos e à sociedade brasileira,

A Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido Socialista Brasileiro (PSB) reuniu-se nesta data em sua sede, em Brasília (DF), para avaliar o quadro político-eleitoral do País e deliberar, depois de ouvidos os Diretórios Estaduais, sobre o papel a ser desempenhado pelo PSB na sucessão presidencial. Decidiu a CEN, por maioria de votos, não apresentar candidatura própria à Presidência da República.

A Comissão Executiva Nacional avalia como correta e consequente a participação do PSB no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É dever das forças populares contribuir para a continuidade desse projeto, a partir do qual o Brasil retomou o caminho do desenvolvimento soberano, com maior repartição de renda e menor exclusão social.

As eleições de outubro não estão definidas. A aliança da oposição representa um desafio real aos socialistas e outras forças populares. O PSB está pronto para ampliar sua presença nos governos estaduais e no Senado, e duplicar sua representação na Câmara dos Deputados, reafirmando-se como um partido capaz de liderar, ao lado de outros, o avanço das mudanças há tanto tempo exigido pelo povo brasileiro. Sob tal perspectiva, para o PSB a disputa das eleições de outubro, em todos os seus níveis, é um projeto estratégico, condicionado, obrigatoriamente, pelos balizamentos da conjuntura.

Ao patrocinar a pré-candidatura presidencial do deputado federal Ciro Gomes, enxergou o PSB, associadamente a esse projeto estratégico, a possibilidade de contribuir para o aprofundamento das mudanças iniciadas pelo governo do presidente Lula.

De nenhuma forma foram em vão os esforços do PSB e do deputado federal Ciro Gomes nestes movimentos iniciais da campanha presidencial. Administrador vitorioso em diversos níveis de governo, homem de ideias e de atos em favor do País, Ciro Gomes engrandeceu o debate republicano. Com ele, expusemos nossas propostas aos brasileiros, mobilizamos a nossa militância e abrimos novas e concretas vias de crescimento partidário. O PSB permanece firme e ativo no processo sucessório. Nele, queremos somar, unir e avançar, em favor da construção de uma Nação à altura das mais legítimas esperanças socialistas.

Brasília (DF), 27 de abril de 2010

Comissão Executiva Nacional (CEN)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Gustavo Sousa Jr – Assessoria de Comunicação do PSB

Do site do PSB.

19 thoughts on “Executiva Nacional do PSB decide ficar de fora da disputa pela Presidência da República

  1. Sabe Serafim…
    Eu não entendo muito esse lance de coligações.

    Mas queria poder te dizer uma coisa.

    Ciro Gomes, diante das opções que aí estão, acredito que seria a melhor opção !

    Acho injusto a decisão da direção do PSB !

    Abraços.

  2. Isso abre caminho para uma aliança com Alfredo Nascimento. Lamento informar, mas perdeste o meu voto, Sarafa!!!

    Boa sorte, neste novo caminho!!!

  3. Ate quando o senado Artur, e o candidato Serra falam a verdade, parece mentira.nâo sei porque mais acredito que chegou a hora de uma mulher. um abraço

  4. Tudo bem que o Ciro Gomes não vai sair candidato à presidencia. Mas o que eu quero saber é se vou poder votar em voce para governador. Pra vice eu não voto.

  5. Que pena, Serafim… Agora está tudo muito claro.
    Sinceramente acreditei nos teus textos falando sobre a legitimidade do PSB em ter sua candidatura própria a presidente, denunciando a interferência grosseira do PT e do presidente Lula nas decisões do PSB. Acreditei quando você falou que o PSB não era um partido subserviente, e que você nunca se aliaria novamente àqueles que te traíram.
    Mas aí tem essa aliança com o Alfredo, né? Daí, de repente, não tem mais problema em ser subserviente ao PT. Teu voto foi pela não candidatura própria do PSB. Devo te dizer que foi uma decepção. Você está se nivelando por baixo, Serafim. Nunca esperei isso!
    No fim, de repente nos vemos sem alternativas para presidente e para governador. Uma pena…

  6. Se resignar e aceitar, se eles são apenas dez? Não terá o seu quinhão tão sujo quanto o deles.

  7. É triste perceber que no final das contas é tudo farinha do mesmo saco. Decepcionante, o Amazonas não foi um dos Estados a apoiar o Ciro. Preferem agarrar-se aos PeTralhas e apoiar a Dilma… A coisa tá feia mesmo. Meus pêsames. Sarafa, unindo-se ao Alfredo perderás meu voto ‘ad eternum’.

  8. Lamento esta decisão. Não será bom para o partido, não será bom para o Brasil.

  9. Muito me decepciona a posição do diretório do PSB no Amazonas. Perdem o partido, os brasileiros e a jovem democracia deste país.

  10. Como disse o caro Elias lhe desejo sorte futuras, entretanto não desta vez. Meu voto com toda certeza seria em sua chapa, porém tendo em vista a não aliança a algo que sempre lutou para expurgar da política regional, e infelizmente agora fará parte dela.

    Me sinto realmente chateado a respeito disso.

    Santana.

  11. Lamentável e patética a decisão da direção do PSB, porque revela submissão ao governo Lula. E aqui você perde o meu voto, Sarafa. Que péssima companhia de alfredo e pt.

  12. foi correta o PSB ter tirado CIRO GOMES a corrida a presedente. mesmo ele maresendo
    mais de que a dilma. pela a esperiença da vida
    pulblica que tem.
    primeiro ele não ia ter apoio de LULA. sem uma
    grande aliança fica deficio um politico neste
    pais ganha. mesmo ele sendo etco pos a maioria
    da populaçao e ANALFABETO POLITICO pos iria prejudica aliança nos estados que o partido tem chance de ganha fasendo grande aliança como no caso do AMAZONAS. sarafa tem chance
    de chegar ao governo der que deixe a ideologia
    politica para depois das eleição
    sarafa tem um aceito muito grande no eleitorado da capital. no momento sarafa e comsiderado viçe dos ovos de ouro se ele for
    com ALFREDO OU C0M OMAR tem gande chance de ganha.
    que no e atoa que estão falando nos bastidores
    da politica de manaus.
    que AMAZONINO esta correndo da sala para cozinha planejando para tira sarafa do pario
    esta esparando. o dia certo para diser para ALFREDO que so vai apoia si ele indicar seu viçe

    SARAFA perfeito so e deus. voçe nunca matou e nunca roubou pois eu e minha famllia com fiamos em voçe faça uma aliança para a vitoria
    dificio voçe tera uma nova chance dessa
    que deus abensoei voçe e seus aliados para grande VITORIA

  13. Serafim, bom dia!

    Espero que desta vez publiquem meu “comment”.
    Primeiramente me dirijo aqueles que pensam como o sr. Elias Abensur, perguntando-lhes o seguinte: Vocês já viram o Serafim Corrêa ocupando uma cadeira de Governador? Já o viram trabalhando pelo interior do Estado? Vocês sabem se o Serafim tem conhecimento de todos os processos para dar andamento na máquina administrativa do Estado?

    Óbvio que a resposta é não. Então, o que Serafim Corrêa pode fazer?
    Pode tentar pleitear a sucessão da cadeira do Governo do Estado e certamente amargar uma derrota no primeiro turno. Ou… formar fortes alianças que o deixem mais próximo possível das lideranças do Estado e tomar conhecimento de todos os caminhos que o levem suceder a cadeira daquela casa, além de aprender os processos que dêem celeridade ao desempenho de sua governança.

    De uma forma ou de outra, espero que fique claro que Serafim Corrêa não é a bola da vez. E isso, até ele mesmo sabe. É só pensar quantas vezes Serafim Corrêa esteve em Caapiranga; Japurá; Maraã; Sta. Isabel do Rio Negro; Urucará; etc. E que talvez esse sofrido povo nem saiba que ele exista. Além de ser fato que o maior colégio eleitoral é Manaus e que para Serafim isso não representa vantagem. A melhor forma de Serafim mostrar seu trabalho é participando em segundo plano como vice-governador para depois dar um passo largo porque a sua administração em Manaus foi, de longe, a melhor administração que a cidade teve.

    Agora é hora de articulação, de estratégias e de alianças. E as pessoas que o seguem por ideologia, ou mesmo por afinidade devem pensar e agir assim, dando o apoio que ele precisa. É esse o papel do verdadeiro eleitor e essa é uma das maiores demonstrações de caráter e fidelidade.

    Serafim Corrêa, se você for candidato a vice-governador, o meu voto é seu.

  14. A principio, gostaria de parabenizar o Sarafim pelo comportamento modelar quando foi prefeito de Manaus. No entanto, quando cometavamos sobre sua gestão na faculdade a conclusão era: Sarfim foi um politico ético, no entanto, esqueceu de ser politico.
    Hoje como candidato ao GOVERNO, gostaria de saber qual sua proposta para o sistema de segurança publica do Estado. Pois ao meu ver é um assunto delicado e que merece uma atenção especial dos próximos governos. Já esta comprovado que os problemas atual no sistema tem afetado a sociedade.
    Sempre votei em vc e continuarei votando, por causa da sua conduta moral modelar no meio politico, e se precisar de apoio estamos a disposição.

  15. Caro amigo SARAFA, sou seu eleitor sempre votei em vossa senhoria e em seus amigos de partido, porem agora peço que você use melhor esta arma que você tem que é o BLOG DO SARAFA, ninguem atualiza diariamente como os outros blog’s, nós seus eleitores abrimos o seu blog todos os dias e vemos sempre as mesmas coisas durante a semana, sei que você é muito ocupado, mais você tem que nos manter atualizados pois confiamos no que você nos informa, certo de poder ter contribuido para melhorar a sua relação com os eleitores agradeço, pois sei que estou tentando ajudar, AGUARDAMOS O SEU REGRESSO AO PODER.

  16. Sarafa, Se vc fechar com o Alfredo Nascimento, vcs vencem no 1º turno. Fácil, extremamente fácil! Se fechar com outros, vc vai ficar sem mandato e o seu filho também.

  17. Mas quem disse que o Sarafa é candidato a vice? Uma coisa é uma eventual coligação com o Pt e PR, outra coisa é o Sarafa aceitar o cargo de vice. Muita água ainda vai rolar antes do dia 10 de Junho, conte com o meu apoio pro que der e vier, Sarafa!

  18. chega de amadorismo, sem aliancas todos perdem .e nao vai ser diferente com vc sarafa!!! entao pra frente com esta alianca, pois sozinho nao ganharia e depois pode sair fortalecido para 2012 quando amazonino teras um acerto de contas contigo naquela esqina prodiga 2012. ele ta se roendo de medo dessa hora, mas é algo inevitavel. melhor participar do bolo e tentar ajudar na administracao do alfredo que ntregar de bandeja ao mazoca!!! manaus e o amazonas precisam de vc para que nao seja pior ainda seu futuro neste bonde desgovernado!!! é preciso somar e tirar esta tampao do braga do caminho!!!

Comments are closed.