Serafim parabeniza Dom Leonardo por nomeação como Cardeal da Amazônia: ‘motivo de orgulho para todos nós’

Serafim parabeniza Dom Leonardo por nomeação como Cardeal da Amazônia: ‘motivo de orgulho para todos nós’

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) parabenizou, em discurso na sessão plenária da ALE-AM desta terça-feira, 30, o arcebispo de Manaus e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, Dom Leonardo Steiner, pela nomeação como novo cardeal da Igreja Católica. O arcebispo foi empossado pelo Papa Francisco no sábado, 27, em cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“Quero agradecer no dia de hoje ao Papa Francisco por haver designado o cardeal Dom Leonardo, nosso arcebispo, que agora passa a compor a cúpula do Vaticano. Isso é motivo de orgulho para todos nós, amazonenses, e no ensejo em que agradeço ao Papa Francisco, rogo a Deus que ilumine o nosso Dom Leonardo para que ele cumpra mais esta missão na sua vida tão bonita, na sua vida religiosa”, disse Serafim.

O arcebispo de Manaus é o primeiro bispo da Amazônia Brasileira a ser nomeado cardeal da Igreja Católica.

“Ele tem uma missão muito grande, sendo o primeiro cardeal da Amazônia. Os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia, os olhos do Vaticano também estão. Ele recebe essa missão, que por certo irá cumpri-la com galhardia, com serenidade, com cultura e com êxito, porque ele é um homem preparado para essa e para outras missões mais relevantes. Dito isto, o meu abraço ao Papa Francisco, ao Dom Leonardo, e a todos os membros da religião católica, e com todo respeito às demais religiões, já que o Brasil é um país laico e todos devem ser respeitados”, concluiu o deputado.

Franciscano assim como o papa, Dom Leonardo Steiner nasceu em Santa Catarina e já ocupou por duas vezes a direção geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019 e agora torna-se o primeiro cardeal da região amazônica brasileira a tomar posse no Colégio Cardinalício. Sua nomeação era esperada em razão da ênfase dada às questões ambientais durante o papado de Francisco.