Serafim homenageia professora Maria Ilza com Medalha do Mérito Legislativo

O deputado Serafim Corrêa (PSB) homenageou a professora Maria Ilza Dutra da Silva com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias na tarde desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Segundo o deputado Serafim, é importante fazer o resgate de uma pessoa que foi muito importante para a educação no Amazonas.

“Ano passado,  homenageei a professora Adelaide, que foi a minha professora no Barão de Rio Branco. E, neste ano, homenageio a professora Ilza, que também foi minha professora no Barão de Rio Branco. Alegria muito grande de fazer esse resgate. Elas deram tudo de si na educação, no momento mais importante para todos nós.  Muito feliz em fazer essa homenagem e o reconhecimento por tudo que elas todas fizeram por nós lá nos anos 1950”, disse o deputado.

A professora agradeceu a homenagem e disse que vem de uma família de professores. “Fiquei muito feliz e surpresa com a indicação. Venho de uma família de professores e o deputado Serafim ter lembrado do meu nome muito me honra. Fui professora dele no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e era um ótimo aluno”, disse Maria Ilza.

 Vida profissional

A professora iniciou sua vida educacional do grupo escolar Barão de Rio Branco, concluindo o primário em 1940. Formou-se no 1º grau na mesma escola  e, em 1945, concluiu o curso de formação de professores  no 2º grau no Colégio Santa Dorotéia. O Ensino Médio, antigo científico, foi concluído no Colégio Estadual do Amazonas. O bacharelado em Serviço Social foi feito na Universidade Federal do Amazonas.

Sua vida profissional se iniciou na Secretaria de Saúde de Estado (Susam), posteriormente na Setrabes e, em seguida, na Faculdade de Ciências Econômicas.  No magistério, caminhou pelo Colégio Santa Doroteia e em seguida no Colégio Farias de Brito. Posteriormente, prestou concurso público para o INSS e passou a exercer a profissão nessa instituição até a época de sua aposentadoria.

Fotos: Marcelo Araújo