Serafim fala sobre transparência em congresso nacional do PSB, em Brasília

Serafim fala sobre transparência em congresso nacional do PSB, em Brasília

 

No primeiro dia do Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, nesta sexta-feira, 2,  que ocorre em Brasília (DF), o deputado Serafim Corrêa, que é presidente de honra da sigla e membro da executiva nacional, fez uma palestra sobre a participação popular na política e transparência. As eleições para o diretório nacional ocorrem amanhã (3).

Serafim vem falando sobre a importância de uma gestão pública transparente desde o início do seu mandato.  Em 2017, elaborou a cartilha “A Transparência, Controle Social e a Cidadania”, que explica passo a passo de como consultar na internet os repasses  dos governos federal e estadual  a cada município do Amazonas, assim como os detalhes das despesas de cada receita.

“Fiz explanação sobre a Cartilha da Transparência aqui em Brasília. Entreguei  alguns exemplares e também os da Cartilha do Fundeb a nomes ilustres do PSB como o presidente, Carlos Siqueira, o vice, Beto Albuquerque, e ao  candidato ao governo de São Paulo, Marcio França, entre outros. Estou feliz pelo acolhimento e recepção de todos. Vamos em frente”, disse o deputado.

 Com 70 anos de trajetória política, o PSB ocupa, entre os 27 partidos políticos do país, a 6ª posição com 34 deputados na bancada da Câmara Federal. Já  no Senado, o PSB ocupada  quatro cadeiras.

Pelo partido passaram nomes fortes da política nacional como Miguel Arraes que morreu em 2005, vítima de uma infecção generalizada, e o neto,  Eduardo Campos, ambos ex-governadores de Pernambuco. A morte de Campos, que era candidato à presidência, chocou o país em 10 de agosto de 2014. Mesmo dia em que faleceu Arraes.

Ambos deixaram seu legado no PSB e tiveram gestões marcadas pelo apoio aos mais pobres. Até hoje a famosa frase de Campos :“Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”, repercute no socialismo defendido pelo PSB.

Amanhã, 3, haverá  eleição da chapa que irá compor o diretório nacional do PSB. A chapa permanece única, “sem rachas”, onde Carlos Siqueira concorre à reeleição à presidência do partido, juntamente com   Beto Albuquerque, atual vice-presidente.

Serafim também fará uma palestra amanhã sobre políticas públicas, onde irá apresentar a Cartilha do Fundeb.

Texto: Luana Dávila

Foto: divulgação