Serafim diz que aeroportos do interior não podem ficar de fora do programa de concessão do governo federal

Serafim diz que aeroportos do interior não podem ficar de fora do programa de concessão do governo federal

Após o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ter anunciado apenas os  aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga no programa de concessão do governo federal, no Amazonas, o deputado Serafim Corrêa (PSB) criticou, na manhã desta quinta-feira, 30,  a exclusão dos demais terminais do interior do projeto.

“E os outros aeroportos do Amazonas que são altamente deficitários? Esses o governo federal não dá concessão e deixa aos cuidados das prefeituras do interior. Se é verdade que não deve ser atribuição do governo federal fazer a exploração de aeroportos, é verdade também que muito menos os prefeitos do interior deveriam fazer isso”, defendeu o parlamentar.

Durante seu discurso, em sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Serafim ainda disse que não tem nenhum preconceito contra a privatização, mas discorda do modelo utilizado no plano do governo federal.

“Até entendo que o Brasil é uma máquina paquidérmica, muito grande, e entrou em um monte de atividades que não são características de estado. Administrar aeroporto é uma delas ao meu ver. Agora, discordo do modelo com que o governo federal está adotando. É positivo que ele esteja dando a concessão para os aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga, mas é totalmente negativo que ele esteja deixando a administração dos terminais do interior com as prefeituras municipais”.

Serafim explicou que o governo federal não irá vender os aeroportos, mas irá leiloar a concessão administrativa por determinado período, tendo como obrigatoriedade o ganhador a  cumprir todas as regras impostas pelo programa.

  “A meu ver, o aeroporto de Manaus é o filé e os aeroportos do interior são os ossos. Ele [governo federal] está dando concessão do filé e está deixando os ossos para que as prefeituras deem o seu jeito. No meu entender, faz a concessão de tudo. Quem ganhar a concessão do aeroporto de Manaus, e ele é altamente rentável, vai ter que ficar com o de Parintins, Itacoatiara, Ucucará, enfim, com todos do interior do estado”, concluiu.

Texto: Luana Dávila / Foto: Anderson Tahan