Serafim Corrêa sugere que a população participe da Reforma Política via plebiscito

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) sugeriu, nessa quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a realização de um plebiscito para que a população decida as mudanças que gostaria de fazer no sistema eleitoral brasileiro. O parlamentar lamentou as poucas alterações aprovadas entre as propostas da Reforma Política, que está em análise no Congresso.

“Caminhamos para uma situação em que tudo pode acabar como está. E isso será uma grande decepção para a sociedade. Eu só vejo um caminho, que é devolver essa questão para o povo, através de um plebiscito que seria feito com temas específicos para a população dizer se quer ou se não quer”, disse.

O parlamentar afirmou que as mudanças aprovadas até agora não representam o desejo da maioria da população, e disse que prefere chamar as questões aprovadas de “não-reforma”. “Eu prefiro chamar de não reforma, porque até então nós tínhamos a expectativa de que o sistema eleitoral seria modificado, mas a decisão do Congresso foi manter como está”, disse.

Segundo Corrêa, algumas mudanças deixaram o sistema eleitoral pior do que estava, como é o caso das mudanças nas regras para financiamento de campanha eleitoral, que hoje é privado, sendo basicamente de doações de empresas e pessoas físicas. “Na questão do financiamento de campanha, tinha a proposta de ser exclusivamente público, ou público e privado mas apenas de pessoas físicas, e terminou sendo aprovado uma grande confusão, porque diz que as empresas podem doar para partidos e que os candidatos só podem receber doações de pessoas físicas. Como o partido é pessoa jurídica, ele não pode repassar para o candidato, então temos o pior dos mundos”, disse.

Texto: Assessoria Aleam