Serafim Corrêa resgata centenário do visionário Darcy Ribeiro

Serafim Corrêa resgata centenário do visionário Darcy Ribeiro

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) homenageou nesta quarta-feira, 26, da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o centenário do visionário Darcy Ribeiro que deixou um legado na antropologia, educação, cultura e na política brasileira.

“Hoje, se vivo fosse, Darcy Ribeiro estaria completando 100 anos. Darcy Ribeiro foi profundamente ligado ao Brasil, aos indígenas, à Educação, à Cultura, ao Folclore, e, nada mais justo de que esta data não passe desapercebida”, diz.

O parlamentar lembra a trajetória de Ribeiro, que foi fundador da Universidade de Brasília (UNB), em 1962, chefe da Casa Civil do presidente João Goulart e que no exílio produziu obras literárias que lhe deram prestígio nacional e internacional. De volta ao exílio, foi vice-governador do Rio de Janeiro, ao lado do então governador, Leonel Brizola.

“Ele deixou duas marcas indeléveis. A primeira foi a Escola em Tempo Integral caracterizada pelos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) que mudaram de ponta-cabeça a educação no Brasil.  Hoje, as pessoas falam em educação em tempo integral, mas até por desconhecimento, omitem quem foi o pioneiro nesse campo, Darcy Ribeiro”, resgata Serafim.

O líder do PSB na Casa Legislativa também resgatou o projeto do Sambódromo do Rio de Janeiro, que hoje é um dos principais ícones da cultura brasileira.

“Depois ele [Darcy Ribeiro] entendeu que o Carnaval carioca, que representa o que há de melhor na cultura  brasileira, tinha que ter espaço digno do seu nome. Ele, então, ao lado do Oscar Niemayer, projetou o Sambódromo, a Passarela do Samba, inaugurada poeticamente no Carnaval de 1984. São marcas de Darcy Ribeiro”, conclui.