Serafim Corrêa realiza sessão especial em homenagem ao Dia do Arquivista

Serafim Corrêa realiza sessão especial em homenagem ao Dia do Arquivista

De iniciativa do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), a ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) realizou nesta segunda-feira, 4, uma sessão especial em homenagem ao Dia do Arquivista. O curso de Arquivologia da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) completa dez anos em 2019.

O arquivista é o profissional responsável pela mediação entre a informação e o usuário. Também atuando no controle, preservação e difusão das informações à sociedade. No Brasil, o Dia do Arquivista Brasileiro é comemorado no dia 20 de outubro.

“O arquivista é fundamental para a história, ele é importante agora, mas é importante, sobretudo, para o futuro. Assim como os arquivistas do passado com todas as dificuldades preservaram milhões de documentos, imagens que hoje servem para a gente entender o que foi o Brasil e o mundo naqueles anos que já se foram. A Sessão Especial é uma forma de homenageá-los, de reconhecer o trabalho”, disse Serafim.

Na sessão, foram homenageados oito profissionais que se destacaram no campo da Arquivologia no Amazonas e no Brasil. Entre eles, a decana do curso de Arquivologia da Ufam, professora mestre Carla Mara da Silva.

“Recebo essa homenagem com muita honra, visto meus quase 9 anos atuando junto ao Curso de Arquivologia da UFAM, passando por dificuldades de desbravar um curso novo junto a UFAM, a distância da família que ficou no Sul do país, mas, ao mesmo tempo criando minha identidade profissional, podendo colaborar com a UFAM, com o Amazonas e com tantos novos profissionais que se formam todos anos oriundos do Curso de Arquivologia da UFAM. Mesmo não estando em sala de aula, por estar atuando na Direção da Faculdade de Informação e Comunicação, todos os dias, penso, falo, faço coisas pelo fortalecimento da Arquivologia.

Evanildo Freitas do Nascimento Júnior, arquivista formado pela Ufam, afirmou que se sente honrado pela homenagem recebida.

“Sabemos que os desafios são muitos, o curso de Arquivologia é recente no Estado do Amazonas, sendo o pioneiro na região norte, formando profissionais a mais de uma década. Hoje, nós arquivistas, nos sentimos honrados e privilegiados por estarmos aqui recebendo está linda e solene homenagem proferida pelo deputado Serafim Corrêa, e é com grande satisfação que recebemos os singelos votos dessa Casa pelo nosso dia, e desejamos a todos um feliz dia do arquivista brasileiro”, declarou Evanildo.

História

Em 20 de outubro de 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, apresentou como proposta de inclusão no projeto da Constituinte a existência de um Arquivo Público no Brasil.

O referido projeto foi consagrado na Constituição de 25 de março de 1824. Mas somente 15 anos depois, o regulamento nº 2, de 2 de janeiro de 1838, durante a menoridade de D. Pedro ll, estabelecia Arquivo Público dentro do Ministério do lmpério, o atual Arquivo Nacional. Diante da importância do fato histórico, comemora-se no dia 20 de outubro o Dia do Arquivista.

A Lei Nº 6.546, de 4 de julho de 1978, Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.

Abaixo, seguem os nomes dos que foram homenageados na Sessão:

  • Professora Mestre Carla Mara da Silva Silva, Docente do Curso de Arquivologia, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC-UFAM)
  • Prof. Doutor Hibembergue Ordozgoith da Frota, Ex-Reitor da Universidade Federal do Amazonas
  • Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, Ex-presidente do TJ-AM
  • Professor pós-doutor Daniel Flores, Arquivista e Docente do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI, Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Rio de Janeiro – Brasil.
  • Mestre em Ciência da Informação pela UNB, Neide Alves Dias de Sordi, Bibliotecária e Diretora do Arquivo Nacional do Brasil (AN)
  • Manoel Pedro de Souza Neto, Bibliotecário e Arquivista, Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM.
  • Especialista Evanildo Freitas do Nascimento Júnior, Arquivista.
  • Desembargador Yedo Simões de Oliveira, Presidente do TJAM.

Fotos – Chico Batata: