Serafim assina CPI da Asfixia e pede investigação das mortes pela falta de oxigênio no AM

Serafim assina CPI da Asfixia e pede investigação das mortes pela falta de oxigênio no AM

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) assinou, na manhã desta terça-feira, 6, o pedido de instalação da CPI da Asfixia na Assembleia do Amazonas, de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL), para investigar a falta de oxigênio no Estado, o que ocasionou a morte de milhares de amazonenses em janeiro deste ano.

“Como todos sabem, PSB e PT têm uma larga tradição de andar em conjunto e tanto o deputado Sinésio Campos (PT) como eu, entendemos que temos a necessidade de instalar a CPI. Todos os fatos relatados até aqui são graves, mas entendemos que existe um fato mais grave, que já vinha sendo discutido, debatido, mas de forma dispersa”, disse o deputado referindo-se ao estímulo de tratamento precoce com a cloroquina em Manaus, cuja eficácia não é comprovada, para o combate à Covid-19.

 

O parlamentar chegou a mencionar o artigo publicado no último dia 3 de julho, no Jornal O Globo, de autoria de Miguel Lago, diretor executivo do IEPS (Instituto de Estudos para Pesquisa de Saúde), instituto presidido por Armínio Fraga, que trata da crise sanitária ocasionada pelo vírus.

Ecos da Crise Sanitária. A hora da ciência na CPI. A capital amazonense viveu situações análogas às de campos de concentração quando virou um centro de experimentações médicas, com tratamento utilizando remédios sem eficácia comprovada e estímulo ao autocontágio como forma de imunizar a população”, diz trecho do artigo.

Serafim também exibiu gráficos divulgados no artigo, que trazem comparativo das mortes em Manaus e nas demais capitais do país com 100 mil habitantes.  Ele destacou o crescimento “assustador” da reta em relação ao número de mortes por 100 mil habitantes no mês de janeiro.

“Isso é algo da maior seriedade e envolve omissão. Objetivo de qualquer CPI é dar uma resposta à sociedade de quem foi responsável pela morte de milhares de amazonenses. Temos a CPI proposta pelo deputado Dermilson Chagas (Podemos), que aborda vários pontos, e temos a CPI  proposta pelo deputado Péricles, que tem como objetivo apurar a questão do oxigênio. O oxigênio é um dos itens da falta de atendimento, porque quando precisávamos de oxigênio a “Capitã Cloroquina” veio dizer que precisávamos de atendimento precoce. Mandou 120 mil comprimidos de cloroquina para distribuir com a promessa que tudo seria contornado e isso não aconteceu”, disse o deputado.

O líder do PSB na Casa Legislativa e o deputado Sinésio Campos defendem a apuração da falta de oxigênio, apuração do estímulo ao tratamento precoce sem eficiência comprovada e a apuração das mortes pela CovId-19. Entendem que a CPI da Asfixia é a proposta que melhor se adequa aos objetivos mencionados.

“Sinésio e eu queremos que apure isso e entendemos que isso se amolda melhor à Comissão do deputado Péricles. Entendendo que não há nenhuma dificuldade de instalar essa comissão para apurar especificamente essa questão do oxigênio, que está entrelaçada com essa questão. Concordamos com a linha do Deputado Péricles e pedimos que os demais deputados também possam assinar”, concluiu.