Sarney decide deixar a Presidência do Senado

O presidente do Senado, José Sarney, decidiu hoje pela manhã que vai renunciar ao cargo de presidente. Comunicará a sua decisão à noite ao Presidente Lula, que tudo fará para que ele reveja a sua posição. Isto porque com a renúncia de Sarney assume o 1º vice, Marconi Perilo, do PSDB, que ficará na Presidencia até que no prazo de sessenta dias seja eleito um novo presidente indicado pelo partido de maior bancada, no caso, o PMDB. Leia abaixo a notícia do site da revista VEJA, RADAR ON LINE, assinada por Lauro Jardim:

Sarney decide sair

José Sarney decidiu renunciar à presidência do Senado. Ele oficializará essa posição hoje à noite quando conversar com Lula, que está chegando da África.

A decisão foi tomada hoje de manhã. Ontem, à noite, numa conversa com os filhos, também se disse decidido a sair da tormenta, renunciando. Os três filhos, Roseana, Sarney Filho e Fernando, apóiam a decisão. Marly, mulher de Sarney, é outra que pediu ao marido que saia de onde está.

Sarney espera que a renúncia bote fim na sequência de revelações sobre nepotismo que minaram sua capacidade de reação diante da crise. Com a renúncia, quer fazer valer a afirmação que fez num discurso na tribuna do Senado há duas semanas: “A crise não é minha, é do Senado”. Saindo de cena, espera jogar no colo dos outros senadores a bomba da crise.

Mas e se Lula na conversa de hoje à noite pedir para Sarney ficar?

Segundo o que ficou acordado na reunião de hoje de manhã, Sarney não recuará. Dirá que está cansado, que quer sair. Embora seja impossível cravar que, diante de uma insistência de Lula, ele não volte atrás – e, politicamente, se aproveite disso.

Sarney assumiu a presidência do Senado (pela terceira vez) há quatro meses. Não teve um dia sequer de paz: a podridão do Senado emergiu com uma força incontrolável. Desde o seu primeiro mês na presidência, já vinha falando em sair.

5 thoughts on “Sarney decide deixar a Presidência do Senado

  1. Poço de vaidade sem fim, esse é o perfil do ex-presidente Sarney. Lula sabe disso, não pedirá nunca que Sarney fique. No máximo irá dar-lhe um bom verniz para tentar tapar os poros de sua cara-de-pau. O senador negociará a não investigação de seus mais de 20 anos de crimes e falcatruas. Lula até poderá dizer que aceitará a proposta e orientará seus partidos.
    Mas uma coisa terá que ficar claro: seus desmandos e seus “desmandados” terão que pagar, mais dia , menos dia, com Lula ou sem Lula.

  2. Boa tarde Prefeito,
    Quando se renuncia, é porque se tem “culpa no cartório”.
    Mais uma vez dentre muitas, o presidente lula falou besteiras quando teceu rasgados elogios ao Sarney.
    Também pudera… “companheiro” do adail!
    O senador Sarney, como escrevi em outra ocasião, poderia ter se poupado deste vexame. No entanto, a ambição de poder e mando foi maior, o que fez com que caísse no golpe do PT, PTB e do próprio PMDB que já sabiam dos riscos do cargo e mesmo assim “empurraram” o velho para a boca do leão.
    Espero que ele tenha aprendido a lição e seja seu ultimo mandato. Se aposenta e vai curtir os quilômetros de praia que dizem possuir no litoral maranhense.

  3. Olá,
    Meu nome é Roberto Rillo Bíscaro e sou uma pessoa com albinismo. Em fevereiro, lancei o blog do Albino Incoerente, cuja proposta é conferir maior visibilidade às pessoas com albinismo. Além de pretender reunir o máximo de informações a respeito do tema, também estou desenvolvendo uma campanha de incentivo às pessoas com albinismo para que contem suas histórias no blog.

    O endereço é
    http://albinoincoerente.blogspot.com/

    Agora, dei outro passo nessa campanha de popularização do tema; criei o canal do Albino Incoerente no You Tube, onde discuto algumas questões sobre o albinismo. Trata-se de vídeos caseiros, feitos na simplicidade de câmera fot ográfica digital, sem nenhuma edição etc.

    Os links para acesso dos videos são:

    Albinismo – Definição
    http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg

    Albinismo – Mitos
    http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck

    Albinismo – Dificuldades e preconceito
    http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0

    Albinismo Reivindicações
    http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0

    Caso o material agrade, ficaria imensamente grato se ajudassem a divulga-lo.

    Coloco-me à disposição para quaisquer informações e agradeço a atenção
    Roberto Rillo Bíscaro

  4. Cuidado querido Sarafa para não uma “barrigada” como se diz no jornalismo. O senador José Sarney está reunido neste momento na sua residência oficial e está articulando com a bancada do PT um apoio ou no mínimo que estes não engrossem o couro da oposição que como bem frisou o presidente Lula quer unir o útil ao agradável. vAMOS ATUALIZAR..

  5. a verdade é que em política até vaca voa. Vejo que o episódio do ano passado envolvendo Renan Calheiros deixou lições. À época, a pressão também era grande, mas a intransigência do tal senador era maior. Resultado: Renan tentou lutar contra a correnteza, mas a história fez-se imponente.
    Hoje Sarney, já de longa data passado na casca do alho, imagino que veja uma tática errada ao se manter tal qual Renan. Não se assutem caso esse afastamento venha a ser um jogo de cena, para tirá-lo do olho do furacão, e preparar assim, a frigideria para outros senadores. O PMDB não abrirá mão do poder tão facilmente. E Lula fará de tudo para não deixar Perilo na Presidência. O sr lembra a participação de Perilo no episódio Mensalão?
    Abraços,
    D.

    http://www.daniellsantana.com/

Comments are closed.