Romário promove ato no Dia Internacional da Síndrome de Down

Ivy Bittencourt, filha do Romário.

O deputado federal Romário (PSB/RJ) promove na próxima segunda-feira, dia 21 de março, um ato para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. No evento, especialistas das áreas médica e genética vão falar sobre como melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento intelectual e a profissionalização de pessoas com a síndrome. O ato será realizado na Câmara dos Deputados.

Pai de uma menina down, Ivy Bittencourt, que participará do evento, Romário alerta que o Brasil precisa avançar nas políticas de atendimento aos deficientes intelectuais. “Estamos dando visibilidade ao tema, como forma de apoiar famílias e disseminar o conhecimento e boas iniciativas.” Romário assinala que o poder público deve reproduzir modelos de excelência no atendimento aos deficientes, que hoje só são encontrados na iniciativa privada. Ele garante que, com assistência adequada, as famílias e os deficientes terão mais qualidade de vida.

O ato reunirá profissionais especializados como fonaudiólogos, fisioterapeutas, geneticistas e outros profissionais para falar sobre o preconceito e o mercado de trabalho. Para ilustrar este último tema, o evento reunirá downs que obtiveram sucesso em suas carreiras e levam uma vida normal. A exemplo da primeira repórter down no mundo, Fernanda Honorato, e da ginasta olímpica, Marianna Pagy, medalha de ouro nas Olimpíadas Especiais de Minnesota.

Documentos anexos: