Roberto Amaral recebe Medalha Virgílio Távora

Na noite da última sexta-feira (6), durante sessão solene na Assembleia Legislativa, o vice-presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, foi homenageado com a Medalha Mérito Parlamentar Virgílio Távora. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendendo a solicitação da presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa e vice-presidente estadual e deputada Eliane Novais (PSB-CE).

Eliane Novais destacou que este é um momento importante para a política cearense, em que um verdadeiro exemplo para o campo do pensamento e da política é homenageado. Segundo a parlamentar, Roberto Amaral é dono de uma rica e intensa trajetória política, pois lutou contra a repressão da ditadura militar e, com a abertura e o retorno da democracia, foi um dos cérebros para reestruturação do PSB.

“Não podemos esquecer sua capacidade de se indignar e transformar essa indignação em ação concreta. Não resta dúvida do merecimento deste homem para receber tal homenagem. É um importante reconhecimento desta Casa a uma das mais expressivas vozes da política atual do País”, disse a socialista.

Para o presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB), o homenageado é um homem que ao longo de sua vida se envolveu em múltiplas atividades como intelectual, professor, executivo e político. “Eu diria que Roberto Amaral é um homem bafejado por Deus com muitos dons e talentos. Imaginação criativa, mente privilegiada e inteligência superior aliada a um gosto intenso pela leitura, fizeram dele um escritor nato”, afirmou.

Roberto Cláudio lembrou que Amaral foi recentemente designado para as funções de membro dos conselhos deliberativos da Binacional Itaipu e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES), cargos que permitem a dedicação de grande parte do seu tempo à continuação de sua obra criadora, escrevendo seus tratados de ciência política, ensaios filosóficos, romances, contos e poemas.

“Roberto Amaral é um ser humano cheio de paixão pela vida e de amor pelo Brasil. A ele, o povo e seus representantes rendem hoje suas mais sinceras homenagens com a outorga da Medalha Virgílio Távora”, ressaltou o deputado.

Roberto Amaral agradeceu a homenagem, registrando sua gratidão e humildade. “Não me deixarei contaminar pela vaidade. Não posso, porém, evitar que se manifeste o orgulho, mais forte do que eu, de haver nascido nesta terra onde só sobrevivem os fortes”, disse.

O homenageado frisou, ainda, que recebeu a Medalha Virgílio Távora com a clara convicção de que ela não lhe pertence, pois tem consciência de que a Assembleia está homenageando a toda a sua geração. “Sou um mero militante social e fui escolhido para representá-los. Agradeço ao Legislativo Estadual pela iniciativa”, encerrou.

Na ocasião, aconteceu também o lançamento dos livros “Socialismo e Democracia” e “Ciência, Tecnologia e Soberania Nacional – Dificuldades para Construção de um Projeto Nacional”, de autoria do socialista homenageado.

Ascom da Deputada Estadual Eliane Novais (PSB)