Reação dos estudantes: despertar da cidadania

A reação dos estudantes contra a redução do número de meias passagens parou Manaus ontem pela manhã e teve como resultado objetivo a mudança de posição do Prefeito da cidade que antes havia feito ouvidos de mercador aos reclamos da estudantada quando as empresas começaram a aplicar a emenda antes de ela ser regulamentada.

A mudança do Prefeito aconteceu sob pressão. Agora o mais importante disso tudo foi o despertar, vindo da juventude, do exercício da cidadania. Essa prática estava meio que adormecida no nosso meio. Que bom se daqui pra frente essa mudança de atitude também aconteça em outros segmentos sociais, outrora tão ativos e agora tão tímidos.

É claro que ninguém gosta dos engarrafamentos que foram produzidos. Talvez eles tenham sido o preço que a nossa sociedade teve que pagar para despertar e começar a brigar por aquilo que entende ser justo. Depois, vamos lembrar de quando éramos jovens, o que fizemos, como agíamos, como exercitávamos a nossa cidadania.

Como disse ontem, o transporte coletivo é um cenário de muitos atores em que para um ganhar, outro ou outros têm que perder. E para que isso aconteça é necessário, no mínimo, muita conversa. Sem conversa, e ainda por cima a força, não dá.

Agora é retomar o diálogo e a prática da conversa para encontrar caminhos.

23 thoughts on “Reação dos estudantes: despertar da cidadania

  1. Concordo com você: foi muito bom ver a rapaziada nas ruas lutando por conquistas. Agora, é só esperar e veremos o Amazonino dizer que foi ele que devolveu os passes aos estudantes.Ele irá cair de podre, eu já lhe disse.

    Mas estou lhe escrevendo para dizer-lhe da minha preocupação sobre uma noticia que ví na coluna da Hermengarda Junqueira( Blog do Holanda), hoje, sobre o ministro Mangabeira Unger querer abrir as pesquisas da amazônia para os estrangeiros. Em entrevista recente, aqui em Manaus, o Lula falou a mesma coisa.

    A minha opinião é de que não existe no mundo pesquisadores e estudos tão bons quanto tem o nosso INPA. O que falta é decisão política e dinheiro suficiente para intercâmbios com outros pesquisadores e universidades do próprio Brasil. Não sou xenófobo, mas os critérios de intercâmbios e informações com estrangeiros têm que ser cuidadosos e planejados.

    Outra coisa que preocupa é o zum-zum que corre pela internet que o ministro Mangabeira Unger assessorou, nos USA, durante anos, o banqueiro bandido Daniel Dantas, principalmente orientando-o para investimentos e pedidos de lavras de minérios.

    Você tem amigos e contatos que conhecem bem os problemas( Marcos Barros e outros) que poderiam ajudar a orientar melhor o Presidente Lula nessa questão.

  2. Ontem vendo o Amazonino na TV fiquei surpreso . Me pareceu totalmente perdido , não falava coisa com coisa , sem plano ,sem comando, até sem energia.Acho que ele não foi talhado para o cargo de prefeito pois é uma função muito desgastante que envolve assuntos nevralgicos ( kombeiros , camelôs , meia passagem , transporte coletivo) , um inferno se a pessoa não tiver conhecimento , equilíbrio e se não for bem assessorado…
    Ele deve gostar mais de ser governador , pois fica mais distantes destes assuntos do dia a dia…
    Só que ele deve estar no seu inferno astral: esta inerte , sem equipe , sem poder cumprir as promessas mirabolantes , os Wallace envolvidos em escãndalos , uma miríade de problemas que provocaram um temendo desgaste em tão pouco tempo de governo.
    Quem votou nele deve estar muito arrependido e decepcionado.
    Serafim governava sem apoio nenhum . Era massacrado diariamente pela mídia cão , mas mesmo com alguns problemas, natural numa cidade de 2milhões de habitantes, a cidade tinha um rumo , não aconteciam escândalos , tinha transpar~encia , os fornecedores recebiam em dia , obras sociais e viárias importantes , não se via revolta na sociedade civil, sem falar no tremendo preparo do Serafim em todos os assuntos.
    Em que pese ter sido mal assessorado em alguns momentos, a cidade caminhava sem maiores transtornos…
    Vou colocar no meu carro um adesivo com o dizeres VOLTA SARAFA!

  3. SERAFIM EU PARTICIPEI DE MOVIMENTOS ESTUDANTIS SECUNDARISTAS E UNIVERSITÁRIOS E NUNCA TE VI EM ALGUM DELES.
    TANTO QUE AO TE ASSISTIR PELA TELEVISÃO USANDO UM BONÉ COM O SÍMBOLO SOCIALISTA ASSUSTEI-ME.
    TU MUDAR O TEU PRESENTE E TEU FUTURO. MAS O PASSADO,AMIGO,NÃO DÁ PARA MUDAR PORQUE EU E MUITA GENTE DESTA CIDADE TEMPOS MEMÓRIA.
    OS ESTUDANTES NÃO TEM QUE SER ENTENDIDOS COMO JOVENS FAZENDO PERALTICES, MAS COMO CIDADÃOS QUE DEVEM LUTAR PELO DIREITO A UM CERTO NUMERO DE PASSAGENS DE ONIBUS QUE PERDERAM AINDA NA TUA GESTÃO.

  4. Vânia Tadros: votei, sim , no Serafim, mas não estou aqui para defender ninguém. Inclusive o critiquei muito quando do aumento absurdo do IPTU ( que na minha opinião o fez perder a eleição). Mas a diminuição dos passes estudantis foi feita no apagar das luzes, quando o Serafim já havia perdido a eleição.
    E esse projeto não foi a pedido dele, tanto que ainda não está regulamentado como disse o atual prefeito, que saiu pela tangente com os estudantes, dando uma de Miguelão.

  5. Gostaria de saber quem dá mais votos a um candidato: os estudantes ou os donos das empresas de ônibus?
    Os primeiros apóiam fisicamente!
    E os últimos? Financeiramente? Doações declaradas ou através de caixa-dois?

  6. O Lula está bem informado! O problema são as pressões que o governo federal aceita, sabe-se lá por quê!

  7. Vania:

    Nem podias me ver. Não estudaste comigo. És mais nova do que eu. Mas você pode perguntar ao seu cunhado Paulo Tadros, meu contemporâneo de Faculdade e meu vice no Diretório Acadêmico, sobre as nossas posições, que sempre foram de vanguarda nos tempos de chumbo. Pergunte também ao Marcus Buldog, pessoa da convivência da família Tadros.

    Estou no PSB desde 1987. São poucos os políticos no Amazonas que estão a 22 anos no mesmo partido. Cite dez que têm esse tempo num mesmo partido.

    Tenho orgulho do meu passado. Comecei a trabalhar cedo com o meu pai, os seus primos Modesto e David foram meus colegas de Dom Bosco, o Modesto depois também na Faculdade, e trabalhavam com o seu pai; pergunte a eles; estudei trabalhando, me formei, virei funcionário público federal por concurso nacional. Tudo meu foi conquistado pela porta da frente.

    É legitimo você defender o Amazonino, mas reconheça que ele parou Manaus. Não dá mais para esconder o sol com a peneira. Saia de casa, vá as ruas, converse com as pessoas e você vai constatar que nada anda. Nada funciona. E quatro meses depois não cola mais jogar culpa em mim.

    Quanto à emenda aprovada ao apagar das luzes do ano de 2008, não foi iniciativa minha, e sim de vereadores ligados ao atual prefeito. O meu partido fechou questão contra, e reconheça que eu nunca controlei a Câmara e não tinha nenhum poder sobre ela a três dias de deixar o cargo.

  8. BOA RESPOSTA MEU SARAFA!

    Nem leio mais os comentários sem noção que essa cidadã escreve, e ainda que você nunca estivesse em movimentos estudantis, o que importa é o presente, e na sua gestão os estudantes não foram prejudicados, pois a LOMAN não havia sido aprovada pelos vereadores. EU SEI DISSO PORQUE SOU ESTUDANTE. O Prefeito está numa inércia. Sem rumo. Hoje é o segundo dia consecutivo que minhas amigas de faculdade e eu, saímos para reivindicar os nossos direitos. E o Prefeito sequer teve a coragem de conversar conosco, jogou o “confete” ontem dizendo que tudo estava resolvido. MENTIRA! Nós, estudantes, que somos reais usuários do sistema de transporte coletivo dessa cidade, é que estamos sofrendo com todo esse caos.

  9. Caro Serafim, acho que essa senhora tem sérios distúrbios mentais. Algum trauma, algum problema mal resolvido. Só isso explica as sandices que ela escreve.No mais, parabéns por não deixar uma mentira macular sua honra. Admiro muito isso. Parabéns.

  10. SERAFIM, VOCÊ CONHECE MUITO BEM A FAMÍLIA TADROS, E ALGUNS DELES SÃO PESSOAS DE BEM. MAS ESSA SENHORA NÃO PODE FALAR TANTAS MENTIRAS. NÃO ME ORGULHO NEM UM POUCO DE TER SIDO ALUNO DESTA SENHORA. POIS HOJE A MESMA SE VENDEU AO CAPITAL.

    SERÁ QUE O FILHO DELA AINDA É FUNCIONÁRIO FANTASMA? E O DURANGO FAZ PARTE DA FAMÍLIA, OU DO SERPENTÁRIO TADROS?

    PARABENS SARAFA PELA SUA ELOQUENCIA!

  11. SAMUEL CARVALHO, VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA “VOLTA SARAFA” E ENCHER OS CARROS DESSA CIDADE DE ADESIVOS, MAS SE DEUS QUISER ELE VAI VOLTAR ANTES DO QUE IMAGINAMOS, O MAZOCA VAI CAIR FORA, VAI SER CASSADO. E A VÂNIA TADROS, COITADA………..COMO DIZ NA NOVELA CAMINHO DAS ÍNDIAS, AS LAMPARINAS DO CÉREBRO DELA ESTÃO TODAS APAGADAS KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  12. SERAFIM TU, COMO A MAIORIA DÓS POLÍCOS QUANDO NÃO TEM ARGUMENTOS PARA RESPONDEREM, PASSAM A CONTAR LONGAS ESTÓRIAS DESVIANDO-SE DO TEMA.

    EU NãO CRITIQUEI A TUA VIDA PROFISSIONAL OU PESSOAL. NEM MUITO MENOS, NO COMENTÁRIO ACIMA, FALEI DA CIDADE QUE EU CONHEÇO MUITO BEM DO CENTRO ATÉ A PERIFERIA. ELA ESTAVA E AINDA ESTÁ QUEBRADA, SUJO E COM O TRÂNSITO CAÓTICO.

    NO ENTANTO, MILITANTE ESTUDANTIL QUE ENFRENTOU OS ANOS DE “CHUMBO” TU NÃO FOSTES. PARA EU NÃO ESCREVER MAIS FICO POR AQUI.

    MAS RECOMENDO-TE A NÃO FANTASIARES MAIS ESTA TUA “MILITÂNCIA DE ESQUERDA” PORQUE EU E MUITAS PESSOAS QUE FORAM NOSSOS CONTEMPORANEOS NA JUVENTUDE TÊM MEMÓRIA.

  13. Ela bateu a cabeça! A nossa alegria do blogs!
    Que ridicula!!
    Meu povo, lembrem-se: NÃO SE ARGUMENTA COM PIRADOS!
    E em vez de questionar a vida pregressa do Serafim, vai procurar saber o que faz o teu marido, se é que tem alguém que aguente um troço desse em casa.
    Coroa, desengata dessa cadeira que tá apertada, levanta e vai dar uma olhada na cidade.

  14. Masc, nem responde! Se vc como eu votou no Sarafa, vc está à léguas de um ser humano tacanho e limitado como esse.

  15. Essa política de deixar loucos pela rua ainda vai terminar mal. Qualquer dia desses algum deles irá pular na frente dos ônibus para serem atropelados e dizerem que é culpa do Serafim.
    Pergunta aos leitores:

    Qual empresa de pesquisa, brasileira, “investiu” pesado na campanha do Amazonino e agora quer os lucros do processo?

  16. CONCORDO PLENAMENTE VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA “VOLTA SARAFA” MAIS PRECISA DE VOCÊ DO SEU TRABALHO COM SERIEDADE! EQUILÍBRIO MEU AMIGO E MUITA LUZ NA SUA CAMINHADA…….

  17. CREIO QUE QUANDO A PESSOA VENDE A ALMA AO DIABO, SÓ DEUS PODE LIBERTÁ-LA. POR ISSO SARAFA, NÃO DISSERTE MAIS A ESTA SENHORA, SOBRE AS COISAS CORRETAS, POIS A MESMA ESTÁ CEGA PELO DINHEIRO. E MAIS UMA VEZ, ME ENVERGONHO DE TER SIDO ALUNO DESTA SENHORA!

    ABRAÇOS MEU FUTURO PREFEITO!

  18. AINDA NÃO COLARAM A TUA CABEÇA CARA?
    EU SEI QUE SOU A ALEGRIA DE VOCÊS AQUI NO BLOG PORQUE COLOCO REFLEXÕES DIFERENTES. VCS SÓ REPETEM AS MESMAS AFIRMAÇÕES COMO SE FOSSEM PAGAGAIOS.
    CUIDADO!!! MUITO AR DIRETO DENTRO NA CABEÇA PODE AFETAR OS TEUS POUCOS NEURÔNIOS.

Comments are closed.