Quando é melhor pagar mais?

marceloserafim-artigosdGostaria de escrever hoje sobre os grandes feitos da prefeitura, mas, infelizmente, o descaso e a irresponsabilidade com a qual Amazonino vem tratando o transporte coletivo de nossa cidade me obriga a mais uma vez denunciar e relembrar a população os equívocos cometidos por ele.

Amazonino ganhou a eleição prometendo o paraíso para você que utiliza diariamente o sistema de transporte coletivo de nossa cidade. Prometia tarifa baixa, ônibus novos e pontualidade, equação que sei tão bem quanto ele que é de dificílima solução. Resolver o caos que se instalou no transporte coletivo em Manaus não é, e, nem será tarefa fácil para os próximos anos. Todos os próximos prefeitos terão neste assunto o grande desafio de suas administrações.

Mas, Amazonino precisava ganhar a qualquer custo, mesmo que este custo fosse sua própria dignidade e história como homem público. Amazonino tinha fama de bom administrador, o povo dizia tempos atrás que ele era da escola do “rouba, mas faz” e isso não é nenhuma mentira, pois esse termo já foi incorporado no palavreado político de nossa cidade.

Amazonino ganhou a eleição e promoveu retrocessos que nem os mais pessimistas conseguiam imaginar. Reduziu a meia passagem, a integração temporal, não trouxe quantidades suficientes de ônibus novos e, por fim, em uma medida eleitoreira e irresponsável, reduziu a tarifa que no passado havia sido aumentada de forma abusiva, provocou a ira dos empresários e literalmente deixou o sistema em colapso.

Hoje, você tem um transporte a cada dia pior e sem perspectivas de melhoras, os empresários boicotam o prefeito e quem paga o pato é você que não consegue chegar na sua aula e no seu trabalho no devido horário. Funcionários públicos municipais pegam falta por terem três atrasos no mês, exatamente por conta do caos que Amazonino provocou. O prefeito poderia parar, refletir e dar uma guinada em sua administração, caso contrário, sofre você, o povo e Manaus.

Até Quinta!!!

Marcelo Serafim é deputado federal pelo PSB/Am e farmacêutico Site: www.marceloserafim.com.br , twitter.com/_marceloserafim, marcelocserafim@hotmail.com e fone 92 32382835

9 thoughts on “Quando é melhor pagar mais?

  1. Marcelo, me responde uma perguntnha: Desde quando, a prefeitura é que tem que “dar e/ou comprar” os ônibus para as empresas? Até onde eu sei, quem deveria comprar os ônibus são os empresários, e não a prefeitura. Sendo assim, compre 1.600 ônibus pra mim, que eu faço melhor que esses empresários. Em Nierói-RJ onde eu nasci, e que o atual prefeito disse em camapanha que ia “trazer” para Manaus, não é assim não. Lá, quem compra os ônibus são os empresários e não a prefeitura. Se não me engano, é o contrário, as empresas é que compram viaturas, máquinas(para limpar areia de praia, varre meio-fio) para a prefeitura. E vou dizer mais, o Niteroiense pode reclamar do que for, mas de ônibus, é muito bem servida a cidade. Tem linha que em horário de pico chega a ter intervalo de 5 minutos. Tem linha que chega a ter 20 ônibus indo (Centro) e 20 ônibus vindo (Bairro), que se dividir pelo tempo médio de viagem de 1 hora, dá 3 minutos de intervalo. Lógico que na teoria, pois na prática leva um pouco mais. E melhoraria ainda mais se tivesse metrô! Abraço.

  2. Caro Sarafa!

    Na última 4ª feira, 24/03, fui informado por colegas que, caso não responda ao CENSO/2009, teria meus vencimentos referentes ao mês de março suspensos. Com a ajuda de colegas, fiz o referido CENSO e fui orientado a dar ciência à SEMED da minha resposta. Contudo, ao chegar à secretaria, fui informado de que os meus vencimentos já haviam sido suspensos e o prazo havia se encerrado na última 6ª feira (19/03). A servidora havia me informado de que não poderia fazer nada, já que era uma determinação do prefeito Amazonino “Incostitucional” Mendes e que só receberia os meus proventos ao fim do mês de abril.

    Gostaria de lembrar que um ato destes causa um transtorno social enorme pois não poderei honrar compromissos financeiros assumidos, terei que pagar multas e demais encargos decorrentes da não quitação destes débitos. Somado a isso, há ainda a “mordida do leão”, quando se ultrapassa um valor, além dos descontos de ManausPREV e ManausMED, pois receberia os proventos de março e abril no mesmo dia, e o sr., como economista e conhecedor do assunto, inferirá o montante de perdas que eu terei.

    Além de ser um ato ilegal, é infame e arbitrário, típico deste senhor que hoje administra a nossa cidade.
    Grato pela atenção!
    Elias Abensur

  3. Sabemos que a Prefeitura de Manaus é muito mais difícil de se administrar do que o Governo do Estado. O orçamento é muito menor e os problemas infinitamente maiores. Mas o prefeito Amazonino (PTB) prometeu o mundo ao povo e em tempo recorde.
    Cabe aos vereadores situacionistas que procuram e procuram, mas não encontram nada defender mais essa administração tão ruim.
    Aos vereadores do arco de alianças que dão sustentação cobrar o prefeito, principalmente o meu, que já vai participar da gestão, cabe ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas fiscalizar os gastos do prefeito. Até agora o prefeito só cuidou dele e dos amigos. É suite em Brasília, pagamentos de indenizações questionáveis, paralisação de obras. Enfim. Com a palavra a CMMM que não tem o papel de bajular o prefeito, mas fiscalizá-lo. Como era no tempo do prefeito Sarafa.

  4. INFELIZMENTE O NOSSO POVO É LEIGO, DESATENTO, MUITOS EM SUA MAIORIA ANALFABETOS, QUE ACREDITAM ATÉ NO COELHO DA PASCOA E NO PAPAI NOEL, O NEGÃO NÃO GANHARIA A ELEIÇÃO SE NÃO FOSSE OS VOTOS DOS SOUZAS, SÓ NEM PARA SÍNDICO DO SEU APTO., O TRANSPORTE PIOROU MAIS AINDA, OS EMPRESÁRIOS USAM E ABUSAM,A CIDADE TODA ESBURACADA, A INTERNET PARA TODA CIDADE CADÊ? SÓ MENTIRAS, EM CIMA DE MENTIRAS, ROMBOS, DESVIOS DO DINHEIRO PÚBLICO, O NEGÓCIO DELE É FATURAR E MUITO, DOMINÓ, PESCARIA E CACHAÇA, JAMAIS VOTEI, JAMAIS VOLTAREI NESTE BRUXO.

  5. Só para lembrar algumas promessas de Amazonino Mendes na Campanha eleitoral de 2008.

    Criação de prefeitura móvel dentro de um ônibus para visitação às comunidades; Implantação de mil creches solidárias; Criação de serviço de internet por meio de carretas que visitarão os bairros mais pobres da cidade; Extinção do turno intermediário das escolas municipais; e recuperação das ruas da cidade nos primeiros 120 dias de governo. Renovação em 80% da frota de ônibus; Criação de programa de prevenção contra câncer de mama e de útero e assistência em pré e pós-parto (Hospital da Mulher); Duplicação de equipes do Médico da Família no primeiro ano de mandato; Criação do Bolsa-Família Municipal; Curso Superior para alunos pobres de Manaus; Construção de parques para atividades culturais e de lazer, nas zonas Norte e Leste; Escola-Aberta, com a utilização dos equipamentos e estrutura; Reajuste salarial para a educação e da saúde.

    Ocorre que o povo tem memória curta, a preocupação principal da população é o seu bem individual o já, o hoje, o agora, assim os eleitores querem, se permitem e até esperam com ansiedade o período eleitoral para adquirirem bens em troca de seu voto seja, ranchos, dinheiro ou outras vantagens. Após a eleição esses candidatos eleitos não se sentem compromissados com o eleitor, simplesmente porque já pagarão pelo voto. Aí vira um ciclo vicioso a população espera ansiosa pela chegada do ano eleitoral para novamente serem beneficiados pelos candidatos é por isso que se diz que em ano eleitoral corre dinheiro na cidade, por outro lado, alguns candidatos a eleição ou a re-eleição se resguardam financeiramente durante 04 anos, muitas vezes fazendo caixas 2,3, sabe-se lá quantos na certeza de que se não der nada ao eleitor em troca do seu voto não serão eleito.

  6. CARO DIEGO, TAMBÉM SOU DE NITERÓI, (NASCI NO BAIRRO DO FONSECA) JÁ PRÓXIMO DE SANTA ROSA, APESAR DE ESTAR RESIDINDO EM MANAUS HÁ MAIS DE 25 ANOS, DUAS VEZES POR ANO ESTOU NA LÁ NA TERRINHA, POIS LÁ CONTINUAM RESIDINDO TODOS OS MEUS PARENTES BEM COMO DA MINHA ESPOSA. O SEU COMENTÁRIO EFETIVAMENTE É VERDADEIRO, LÁ AS EMPRESAS DO TRANSPORTE COLETIVOS EMPREENDEM UMA VERDADEIRA CONCORRÊNCIA, O QUE NÃO EXISTE EM MANAUS, O POVO DE LÁ (NITERÓI) JAMAIS RECLAMOU, TEM MOMENTO DE PASSAREM DOIS ONIBUS DA MESMA LINHA, É IMPRESSIONANTE, PASSAGEM MAIS BARATA, ONIBUS NOVOS, DURABILIDADE DE 05 (CINCO) ANOS NO MÁXIMO, LINHAS PARA TODOS OS CANTOS DA CIDADE, LINHA QUE LEVA O PESSOAL DE NITERÓI PARA O RIO DE JANEIRO (CENTRO-ZONA SUL- AEROPORTO-) ATÉ PARECE UM MUNICIPIO DO PRIMEIRO MUNDO, ENQUANTO QUE EM MANAUS, COITADO DO POVO, SOFRE, E NÃO É AGORA NÃO, A MAIS DE DUAS DÉCADAS, OS EMPRESÁRIOS AQUI MANDAM E DESMANDAM, NÃO SÓ NOS PREÇOS DAS PASSAGENS, NAS LINHAS, NOS HORÁRIOS, NA QUANTIDADE DE ONIBUS TRAFEGANDO, VERIFICA-SE AINDA DIVERSOS ONIBUS COM PLACAS DE OUTROS ESTADOS, VÍ INCLUSIVE UM DE NOVA IGUAÇU-RJ, PARANÁ, RONDONIA, E, NINGUÉM FISCALIZA O DETRAN PRINCIPALMENTE BEM COMO A PREFEITURA QUE DÁ A CONCESSÃO. SÓ VEJO NA ESPÉCIE UMA EXPLICAÇÃO PARA ESTES FATOS ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$) NÃO VEJO OUTRA, PRINCIPALMENTE NAS ELEIÇÕES, AJUDA FINANCEIRA, POIS É DANDO É QUE SE RECEBE CONCORDA. O POVO DAQUI É DE PAZ, CORDEIROS, POIS LÁ NA CIDADE DO RIO MESMO, É FOGO NOS ONIBUS, NÃO QUE EU DESEJO QUE ESTE FATO VENHA ACONTECER EM MANAUS, ENTRETANTO, ALGUMA MEDIDA TEM QUE SER TOMADA DE IMEDIATO, POIS PACIÊNCIA TEM LIMITE.

  7. É verdade conterrâneo, alguma coisa tem aqui em Manaus, pois ninguém resolve. Nem Prefeito, nem os Deputados e muito menos os Vereadores. Creio eu, que a Transmanaus ajuda grande parte dos políticos dessa cidade. Não tem outra explicação. Eu nasci em Santa Rosa e me mudei para Itaipú aos cinco anos de idade, lembro-me muito bem que os ônibus eram péssimos também (na década de 80), viajavam como aqui, pedurados na porta. A região oceânica sempre foi esquecida pelas autoridades, e chamada de roça. Mas basta fazer sol para o povo ir para as praias da roça. O que na minha opinião, deveriam ficar tomando banho de cocô em Icaraí e adjacências. Na época em que ainda existia a extatal CTC tinha os famosos “minhocões”, que foram um desastre, e hoje utilizam aqui em Manaus. Só para atrapalhar ainda mais o trânsito. Lá (em Niterói) as empresas são obrigadas a pôr 30% da frota de microônibus, pois são mais ágeis no trânsito, e como você disse, tem ônibus para todo canto da cidade e fora da cidade ainda. Eu fui uma vez de Niterói para Nova Iguaçú, é pra você ver. Dá mais de 100 km, e paguei somente R$ 2,80 na época. Eu digo sempre para os conhecidos e amigos que tenho aqui, que não precisa ter faculdade para resolver esse probelma. Basta ter coragem e decência.

  8. O retrocesso de Amazonino não se dá apenas no que diz respeito ao transporte coletivo, na área da educação também. Agora o boletins terão que ser manuscritos(o Amazonino é avesso à informatica),até o ano passado os boletins eram impressos na impressora de cada escola, bastava ter tinta ou toner para imprimir.Talvez esteja presenteando mais um amigo através de uma gráfica, só não disse ainda quem vai preencher os diários:
    os pedagogos já estão sobrecarregados;
    os secretários já tem bastante papel pra preecher;
    os professores não se destinam a esse trabalho burocrático;
    as merendeiras e zeladoras, também não;
    quem sabe os alunos lancem suas próprias notas.
    a invenção e o improviso são tantos que os boletins não combinam com os diários de classe.
    Amazonino te manca, só porque tu não domina informática,quer que voltemos ao século XIX, para o tempo da pena e da tinta.

    Daniel Costa.

Comments are closed.