De novo a internet!

marceloramosTenho insistido em denunciar a precariedade do serviço de internet em Manaus e me angustia a omissão dos órgãos fiscalizadores e da maioria dos nossos parlamentares para esse tema que é tão importante para o desenvolvimento da região e para a garantia de direitos do povo.

A empresa Oi, por obrigação prevista no seu contrato de concessão, teria até o dia 31 de março de 2010 para instalar um novo no cabo de fibra ótica que seria trazido da Venezuela. Digo teria, porque já não tenho dúvidas de que mais uma vez não cumprirá o prazo estabelecido, posto que ainda não tem as devidas licenças.

O mais grave é que, além de não ter as licenças, a empresa que afirma ter contratado um cabo apagado, o que significa um cabo com toda a sua capacidade disponível, recebeu apenas 155 Megabites, de um cabo que é compartilhado com outros usuários e que, portanto, não é capaz de atender com qualidade nem mesmo Boa Vista.

Serviços de comunicação são hoje importante insumo estratégico de qualquer processo produtivo e a precariedade da internet em nosso Estado intimida o desenvolvimento econômico da região e compromete inclusive a realização da Copa do Mundo de 2014 em Manaus.

Os efeitos de uma internet de péssima qualidade, lenta e caríssima, como a disponível em Manaus, são nefastos. Ofende o direito à informação do nosso povo, limita o acesso ao conhecimento dos nossos estudantes, desrespeita o direito do consumidor dos usuários que pagam um preço desproporcional à qualidade do serviço e compromete o desenvolvimento econômico de todo o Estado.

Sou insistente no tema porque não consigo ver um futuro de redenção para o nosso Estado e o nosso povo, sem a superação desse entrave estratégico para o desenvolvimento da nossa região. Sou recorrente com o tema porque essa não deve ser uma luta de um vereador, deve ser uma luta de todos que esperam construir um futuro de prosperidade para o nosso povo.

Diante da omissão dos órgãos fiscalizadores e da maioria dos homens públicos do Amazonas, diante da pouca importância dada pelos meios de comunicação ao tema, Manaus e o seu povo continuam submetidos a pior, mais lenta e mais cara internet do Brasil.

Minha voz ficará rouca, minhas letras cansarão, mas não desistirei de denunciar e buscar alternativas para o problema da internet em Manaus.
PS. Participe da consulta pública sobre internet 3G realizada pelo Ministério Público Federal. Envie, até as 16hs do dia 18.05.2010, sua reclamação e/ou sugestão para: consultapublica_mssa@prsp.mpf.gov.br

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

9 thoughts on “De novo a internet!

  1. Dr. Serafim,
    Vamos voltar aos tempos do pau e tronco oco?
    Em 1890 ,em Manaus,havia um cabo ultramarino.A nossa cidade recebia uma resposta, por “cabo”,em dez minutos, das cotações das Bolsas de Valores de Londres,Paris e New York .
    Essa “OI” , “EMBRATEL”,esses vigários todos, ainda estão em 1800.
    Que tragédia !Nós não temos Internet nem campo de futebol,quanto mais Estádio para fazer Copa.

  2. Olá seu Serafim, não vim comentar sobre o assunto de cima,mas denunciar.

    Olá,venho através deste dizer que ocorreu um fato inesperado e sério com nossa comunidade do bairro São José Operário. Posso ser leigo no assunto, mas não sou burro. Um certo amigo de trabalho que sta estudando pra concurso público,sempre gostou de pesquisar o diário oficial do município para saber dos projetos de lei que foram aceitos. Pois bem ao se deparar com o diário do dia 24 de março de 2010, verificou que estavam colocando um convenio para realizar a festa do são josé, mais uma vez, sendo que a mesma já havia ocorrido no dia 20 de março de 2010. A festa de hoje dia 27, até onde sabemos devido o carro som que passa nas nossas ruas, é do Arlindo Junior, e que por sinal irá assumir uma parte da secretaria da Manauscult, pensando nisso, vim dizer a vcs da imprensa que isso é um absurdo, uma vez o valor solicitado é um alto, e estrutura montada não leva nem a metade disso.
    Afirmo é um rombo para os cofres público do município. Como morador deste bairro, não gostamos de atos como estes.

    Osvaldo Ferreira, (Não é o meu nome verdadeiro),coloquei por motivo de retaliação.

    Segue o diário oficial do dia 24.

    EXTRATO

    1. ESPÉCIE E DATA: Termo de Convênio nº 006/2010 – ASSJUR/MANAUSCULT, celebrado em 24/03/2010.

    2. PARTICÍPES: O Município de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo – MANAUSCULT e o Grêmio Recreativo Escola de Samba A Grande Família.

    3. OBJETO: o PRESENTE Convênio tem por o repasse de recursos financeiros visando à realização do 30° Aniversário do Bairro de São Jose Operário, a ser realizado no dia 27 de março do corrente ano, no
    Campo de Futebol localizado na Av. Eng°. Villar Câmara – São Jose Operário I, conforme Plano de Trabalho.

    4. VALOR GLOBAL: R$ 98.984,00 (noventa e oito mil novecentos e oitenta e quatro reais), sendo empenhado conforme cronograma de desembolso especificado no Plano de Trabalho.

    5. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Empenho nº 0210/2010, de 24/03/2010, a conta da seguinte rubrica orçamentária: 13.392.1015.4014.339039.0100.

    6. PRAZO: O prazo do presente Convênio será de 02 (dois) meses a
    contar da data de sua assinatura.

    Manaus, 24 de março de 2010.

    Assinado pelo senhora Lívia Regina Prado de Negreiros Mendes

  3. Pois é Vereador Marcelo Ramos o cabo da Oi era a minha esperança que o Prefeito Amazonino Mendes iria cumprir a sua promessa de campanha de coloca nos bairros da cidade caminhões com Internet.

    Brincadeiras a parte gostaria de sugerir ao nobre Vereador que todos os políticos do Amazonas, Governador, Prefeito, Deputados Federais, Deputados Estaduais façam um pacto pró-Amazonas deixando de lado as diferenças Político-partidárias ou pessoais e juntos lutem por soluções para o Estado e para o Município a começar pela nossa internet que é a pior e a mais cara do país. Isto e possível ou estou sonhando?

  4. Olá á todos!!!
    até quando conviveremos com esta Internet “senvergonha”????
    Infelizmente tive que optar pelo Vivo 3g,me dei mal,outra porcaria.
    E agora terei que esperar o fim da carência pra nãopagar multa.”sou um otario mesmo”.
    Srs politicos por favor ajudem-nos!!!!
    V E R G O N H A!!!!!!!!
    Fato!!!!

  5. ei !
    alguem !
    me ajudem !
    gira a manivela aew !

    pow essa internet e uma mer….
    passei meia hora so para aprecer a foto do serafa la em cima

  6. A internet de Manaus é uma vergonha tanto no preco altíssimo quanto na qualidade de banda que é um lixo. Um apelo as autoridades de Manaus que levem a sério este assunto afinal a internet é o melhor meio de comunicaçäo existente na atualidade.

Comments are closed.