Proposta de reforma tributária é apresentada e favorece municípios; íntegra

O relator da comissão que analisa a reforma tributária da Câmara, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), apresentou nesta 3ª feira (22.ago.2017) seu texto preliminar com mudanças no sistema tributário. As mudanças seriam implementadas em 1 período de transição de 15 anos. A expectativa é que os municípios sejam os mais beneficiados pela nova distribuição.

Leia a íntegra do texto.

De acordo com a proposta, serão extintos 10 tributos atuais. No âmbito federal: IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação, Cide-Combustíveis. No estadual, o ICMS. E no municipal, o ISS.

No lugar, serão criados 2: o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS, nos moldes de um imposto sobre valor agregado) e Imposto Seletivo.

Já o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e parte do IPVA serão realocados para os munícipios. Com isso, espera-se que o repasse de receitas para as cidades aumente mais de R$ 24 milhões.

ÍNTEGRAS

Veja também o resumo da propostanotas explicativas e 1 quadro comparativo apresentados pelo relator.

REDISTRIBUIÇÃO

O texto do tucano ainda remodela o destino dos recursos arrecadados. O projeto sugere o seguinte:

Ficarão com a União:

  • Impostos: sobre o comércio exterior (Impostos de Importação e Exportação), sobre a Renda (IR), sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), sobre Grandes Fortunas (IGF), Seletivo (IS), sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), extraordinários de guerra e derivados da competência residual;
  • Contribuições: previdenciárias (do empregador sobre a folha, do empregado sobre o salário), de intervenção no domínio econômico (CIDE), sociais gerais (sistema “S”), derivadas da competência residual, de interesse das categorias profissionais ou econômicas (contribuição sindical, CREA, CRM, CRC, entre outras), e sobre receitas de concursos de prognósticos;
  • Taxas, contribuições de melhoria e empréstimos compulsórios.

Ficarão com Estados e DF:

  • Impostos: sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) e sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Contribuições: para custeio da previdência de seus servidores;
  • Taxas e contribuições de melhoria.

Ficarão com municípios:

  • Impostos: sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU);
  • sobre Transmissão “Inter Vivos” de Bens Imóveis (ITBI);
  • Contribuições: para custeio da previdência de seus servidores, e para custeio do serviço de iluminação pública;
  • Taxas e contribuições de melhoria.

Contribuições sobre combustíveis

A proposta prevê a taxação de produtos como petróleo e derivados, lubrificantes, cigarros, energia elétrica, serviços de telecomunicações, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Em contrapartida, determina que poderão ser isentos de taxação produtos como alimentos, medicamentos e bens e serviços relacionados ao transporte público.

ENTENDA

As discussões acerca de uma reforma do tipo é de longa data. A comissão especial foi criada em 2015. De lá para cá, pouco se avançou. O governo diz, no entanto, que quer retomar os debates ainda neste semestre, logo após a reforma da Previdência.