Professora Kátia Vallina é homenageada com Medalha do Mérito Legislativo Educacional pela ALE

Professora Kátia Vallina é homenageada com Medalha do Mérito Legislativo Educacional pela ALE

A professora Kátia de Araújo Lima Vallina foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, nesta quinta-feira, 29.

Autor da propositura, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) disse que Vallina tem uma vida dedicada totalmente à Educação.

“Ela foi professa da Ufam durante uma vida inteira e hoje já está aposentada. Uma pessoa que sempre se dedicou às boas causas dentro da universidade. Em 2005, eu a convidei para trabalhar na Secretaria de Ação Social e ela foi responsável, ao lado da doutora Paula Valério, pela implantação do Programa Bolsa Família, onde 100 mil famílias foram beneficiadas. Ela é uma professora, mas também uma assistente social, uma pessoa preocupada com a vida dos mais carentes”, disse o deputado.

A professora também foi secretária municipal de Educação, em 2008, na gestão do então prefeito de Manaus, Serafim Corrêa.

“Num segundo momento eu a convidei para que ela fosse subsecretaria de Educação e depois secretaria de Educação, onde ela deu o melhor de si. Conseguiu encaminhar muitas soluções à Educação e entendi que é hora de homenageá-la, seja pela sua vida dedicada dentro da universidade, à Educação e à Assistência Social, seja pela sua dedicação feita, tanto na Semed quando na Semasc. Ela é digna é merecedora de todas as homenagens”, parabenizou.

 

Biografia

Katia Vallina possui graduação em serviço social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 1986; mestrado em serviço social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1996; e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2014. Trabalhou como assistente social na Fundação Nacional do Índio (1986-1987), foi Subsecretária de Assistência Social e Cidadania (Semas) de 2005 a 2007. Subsecretária municipal de Educação (Semed) em 2007 e secretária de Educação em 2008.

É professora aposentada do curso de serviço social da UFAM e atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade no Amazonas (PPGSS/Ufam). Atua na docência e na pesquisa, principalmente no âmbito das políticas publicas, cidadania, trabalho e direitos sociais.

Organizou livros, publicou capítulos de livros e artigos em Anais e Congressos, além de ministrar inúmeras palestras em Congressos, Conferências e eventos da área do Serviço Social, orientar inúmeros trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado ao longo dos últimos anos.