Professor José Cyrino é homenageado na Assembleia Legislativa do AM

Professor José Cyrino é homenageado na Assembleia Legislativa do AM

O professor, advogado e poeta José Dantas Cyrino Júnior foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, nesta terça-feira, 19.

Autor da propositura, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) disse que Cyrino Júnior teve uma vida dedicada totalmente à Educação.

“O meu homenageado é o professor José Dantas Cyrino Júnior. Ele tem a sua vida ligada inteiramente à Educação. Professor da UFAM, professor da UEA, foi secretário de Educação com muita competência, muita lucidez na época em que fui prefeito. Trouxe para a educação municipal ideias que ficaram consagradas ao longo do tempo, como foi o caso do Prosede (Processo de Seleção de Diretores), que acabou com as indicações políticas numa área em que não pode ter política. Ele atuou também na Fapeam com tranquilidade e com muita competência em todos os cargos por onde passou”, disse Serafim.

O homenageado possui 41 anos de magistério, tendo atuado como professor desde o ensino fundamental até a Universidade.

“Eu me senti muito honrado ao saber que iria receber esta comenda da Assembleia, mas honrado e agradecido fiquei ao saber se fui indicado pelo deputado Serafim Corrêa. Trabalhamos juntos na prefeitura, tivemos uma relação acadêmica na universidade como professor e aluno. É uma honra e alegra qualquer pessoa receber uma comenda de um coração e um caráter como do Serafim Corrêa. Essa homenagem faz bem para quem passou 41 anos dedicados ao magistério. Minha profissão de advogado foi muito episódica, como faço ainda hoje, mas a sala de aula que foi a minha grande paixão, passou dos 40 anos”, disse Ciryno Júnior.

A esposa do homenageado, Estela Cyrino, afirmou que a comenda é de grande valia pelo trabalho desenvolvido por Cyrino na Educação.

“Esta homenagem é de grande valia pela trajetória que Cyrino desenvolve em prol da Educação do nosso estado. Faço parte do mundo da Educação e entendo a importância da formação de tantos profissionais que receberam a luz do conhecimento pelas mãos do professor Cyrino”, parabenizou.

Currículo

O professor Cyrino Júnior Possui larga experiência na administração pública nas três esferas federal, estadual e municipal.

Na esfera federal foi diretor executivo da UFAM; Diretor da Faculdade de Educação -FACED; Coordenador do Curso de Pedagogia; Coordenador-Geral da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares; Membro dos Conselhos Superiores da UFAM, Conselho Universitário, de Ensino e Pesquisa e de Administração; Coordenador da Comissão de Reformulação dos Cursos de Pedagogia na década de 80.Fora da UFAM, mas ainda no âmbito federal foi Coordenador no Amazonas, do Vestibular para o Curso de Preparação à Carreira de Diplomata, do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, no Amazonas.

Na esfera estadual foi um dos membros da equipe de fundação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Foi Diretor da Escola Normal Superior, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e Vice-Reitor da UEA;

Na esfera municipal foi secretário de Educação e Cultura do Município de

Manaus; presidente do Conselho de Políticas Culturais do Município de Manaus; presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) no Amazonas e Assessor da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, tendo sido membro da equipe de criação da Escola de Saúde Pública de Manaus – ESAP.

Foi advogado privado em escritório próprio de advocacia; foi professor de Direito na Universidade UNINORTE, à época Faculdades Objetivo, e ainda na UNIP; Atualmente é Assessor Jurídico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).