Plano Real: Melhor assim…

Ontem no Senado nas comemorações dos 15 anos do Plano Real, o nono plano econômico implantado para trazer a inflação para patamares civilizados, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu a importância do então Presidente Itamar Franco e dos ex-Ministros Rubens Ricupero e Ciro Gomes.

Como se sabe o plano teve a coordenação e liderança de FHC, razão pela qual o mérito dos outros sempre foi colocado de lado. Ontem, com o seu gesto, ele recoloca as coisas nos devidos lugares.

Melhor assim….

One thought on “Plano Real: Melhor assim…

  1. O mérito foi mesmo de FHC e de sua turma de doutores : Persio Arida, Gustavo Franco,Pedro Malan e outros notáveis.
    Itamar Franco teve o mérito de nomear FHC ministro , coisa de que se arrependeu depois. Ele fazia um governo pífio até então. Atirava pra todo lado , sem coordenação , sem rumo…
    Itamar não tinha(tem) capacidade de realizar coisa alguma , visto o estado de penúria em que ele entregou o governo de Minas , para o tucano Aécio Neves, que recuperou a credibilidade do Estado e é hoje o governador mais Popular do país.
    Lembro que o Povo estava tão ressabiado de planos econômicos fracassados , que recebeu o redentor Plano Real sem muita euforia.
    Lula chamou de mais um estelionato eleitoral.Um dos Poucos que anteviram o sucesso do Plano foi o saudoso Mario Henrique Simonsen, economista brilhante.
    O mecanismo da URV , de tão engenhoso e inédito,merecia um nobel de economia.
    o Proer tão criticado na época , forjou um sistema financeiro, vê-se hoje, imune a crises.

    O papel de Ciro Gomes ? Melhor nem comentar.
    O fato é que o Plano Real e todas as medidas moralizantes que vieram depois , permitiram a sociedade brasileira suportar por 08 longos anos o ruinoso governo Lula, que deve , mas não reconhece , tudo ao antecessor , cuja ortodoxia na economia teve a esperteza de preservar.
    THIS IS IT!

Comments are closed.