Os bajuladores e o Satanás

marceloramostribuna

Resposta à entrevista de Amazonino

Amazonino aproveitou sua entrevista na rádio CBN para atacar-me duramente. Responderei com a firmeza que exige a política, mas com o respeito que merece um senhor de 70 anos que tantas vezes governou Manaus e o Amazonas.

Primeiro, em relação a taxa do lixo, Amazonino afirma que a mesma já estava “escondida” no IPTU. Basta um simples exercício de matemática para desmascarar a mentira do Prefeito. A Prefeitura noticia que arrecadará 150 milhões com a taxa, no entanto, arrecada menos de 60 milhões com o IPTU. Como 150 milhões estavam “escondidos” em 60 milhões? Impossível. Mentira sua Prefeito!

Quanto à licitação do transporte coletivo e os ônibus novos, gosto de comparar inicialmente pelo que não fiz: foi Amazonino, e não eu, que aumentou a tarifa, restringiu a integração temporal, acabou com o pagamento da meia na catraca, limitou a meia-passagem. Além disso, todos os ônibus com ano 2008 (375) foram entregues durante os 9 meses que passei no IMTU e ele, em 12 meses de mandato, apresentou apenas 12 ônibus.

Ainda em relação à licitação do transporte coletivo, Amazonino disse que cancelaria a licitação e faria outra, não fez! Disse que cancelaria o contrato da Transmanaus e firmaria contratos individuais com as empresas, não fez! Desafio o Prefeito a apresentar uma medida judicial ou administrativa sequer que ele tenha proposto contra a Transmanaus!

Quanto às agressões pessoais, vou relevá-las, é Natal e ele não sabe o que diz.

O Amazonino que deu essa entrevista hoje pela manhã na CBN é um homem perturbado, desesperado pela sua incapacidade de enfrentar os problemas da cidade, influenciado pelos seus bajuladores, confuso nas suas idéias e no seu discurso.

Envio um recado ao Prefeito: Amazonino, ao contrário do que os seus bajuladores querem lhe fazer crer, não desejo o fracasso do seu governo, porque ele é o fracasso na vida do povo que mora na nossa cidade. Desejo que as coisas dêem certo, que você cumpra as suas promessas de campanha.

Sou muito mais responsável com você que os seus bajuladores, porque enquanto eles tentam mostrar a você uma cidade falsa, de mentira, sem problemas, que só existe na imaginação deles, eu tento mostrar a cidade real, o sofrimento do povo decorrente do começo desastroso do seu governo, o fracasso da política até então executada pelos seus Secretários.

Eles querem lhe enganar e tirar proveito pessoal e, as vezes até, financeiros, disso. Eu quero alertá-lo, ajudar a corrigir rumos, e até provocar, em determinados momentos, para que você, ao menos num momento de indignação comigo, resolva fazer o certo, governar para o povo, nem que seja só pra mostrar que o que eu digo não é verdde.

Você é muito mais velho e experiente do que eu (até me supreendo com você dando uma entrevista para atacar um vereador), mas tá precisando de conselhos e de um pouco de juízo.

Você não tem amigos, tem bajuladores, e isso faz mal, porque mesmo quando você está errado eles lhe elogiam e isso lhe cega.

Um amigo no twitter ao ouvir sua entrevista sugeriu a obra “Como diferenciar amigos de bajuladores”, de Plutarco. Confesso que não conheço, mas, se encontrar pra vender, será meu presente de Natal pra você. Prometo que faço chegar as suas mãos discretamente e sem que os bajuladores tenham conhecimento.

Quero, ao final, por mera ousadia, dizer-lhe que quando o critico duramente, o faço movido por sentimentos similares aos que me movem quando chamo atenção ou aplico um castigo ao meu filho, o sentimento de quem quer o melhor, de quem vê na omissão ou complacência atitudes que desedudcam. O faço por um sentimento de amor a cidade.

Para alertá-lo! As coisas não vão bem Amazonino! O início do seu governo é desastroso. Você não tem demonstrado compromisso com as suas promessas de campanha e tem agravado os problemas da cidade.

E eu? Eu, Amazonino, apenas cumpro meu dever como vereador eleito pela oposição e torço para que você corrija os rumos, porque dos bons rumos do seu governo depende o bem-estar do povo manauara que eu represento na Câmara.

No mais, tire esse rancor do seu coração. Ouça as pessoas de bem, afaste-se dos seus bajuladores e cuide mais do seu governo!

Reflita sobre esse comentário feito por um leitor do meu site, citando um fato histórico.

Quando o navegador veneziano Marco Polo chegou à China junto com seu tio Matteo, que o apresentou ao rei mongol Kublai Khan, neto do poderoso Gengis Khan, que acabara de expandir seu império na Ásia. Ao chegar à corte do rei, Marco Polo não prostou-se diante dele, o que enfureceu a corte real, mas Polo justificou que todas aquelas pessoas da corte se prostavam diante do rei para agrada-lo pois bajular o rei significava receber vantagens em troca e, aquele que não cumprisse as ordens do rei eram expulsos da corte ou condenados à morte.

Desta forma faziam de tudo para agrada-lo, sempre contando que as guerras iam bem, que o povo estava feliz e que o rei não precisava se preocupar com nada. Quando Marco Polo contou ao rei que as rotas de navegação eram perigosas, que as embarcações eram precárias e que as fronteiras eram frágeis, o rei ficou furioso com ele, mas como era um rei sábio mandou dois mil homens com Polo para acompanhá-lo no caminho de volta.

Foi aí que os homens leais ao rei viram a realidade do povo e do reino. Moral da história: Governantes possuem súditos e bajuladores. Os verdadeiros amigos são os que nos dizem a verdade, doa a quem doer.

Sob essa lógica, Amazonino, tenho sido mais seu amigo que os que te cercam. Reflita sobre isso!

11 thoughts on “Os bajuladores e o Satanás

  1. Caro Serafim Corrêa, seria ótimo o senhor está presente em nossa comunidade Manaus no Orkut, com mais de 60.000 membros, para o senhor ver a opinião de todos sobre esses escandâlos que acontecem na nossa querida cidade Manaus(Infelizmente).Tenho a absoluta certeza de que estará mais perto da população manauara!
    .
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=7292

  2. É Bom que se fale claramente com os moradores de Manaus,sem firulas nem figuras. A estória da TAXA do LIXO vai tomar tamanhos maiores que as do IPTU do Prefeito Serafim.
    Dr. Serafim,didaticamente,como sabes explicar em rádio e televisão,coloque tudo bem explicadinho para o povo de Manaus .
    Ah ,ia esquecendo ,gozação não sabes fazer ! Fale como povo.Inclua os viadutos de forma clara pois o Prefeito Amazonino quando fala do lixo , também fala dos viadutos.

  3. Fala Sarafa meu irmão,sou eu novamente tentando ajudar Amazonenses que pensam em ir a VENEZUELA para isla margarita,como ja disse outras vezes estão humilhando os brasileiros e os jornais e televisões não divulgam nada e ai temos que recorrer aos amigos dos blogs para orientar as pessoas para que pensem bem antes de se arriscarem em ir ,a coisa ta tão preta que a policia federal brasileira acionou a INTERPOL,estão matando e assaltando brasileiros no pais de CHAVEZ com ajuda e cumplicidade da propria policia venezuelana,veja no jornal folha de boa vista as ultimas noticias de hoje dia 24/12 sobre o caso http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=77033 nossas autoridades precisam se pronunciar sobre o que está sendo feito ja que não temos a quem recorrer,e pensar que ainda o LULA investe o dinheiro do contribuinte naquele pais sob DITADURA,para o pais é muito comodo sacanear HONDURAS que é um pais pequeno…..grande Brasil….valente kakakakakak.o NEGÃO ia ficar mais rico com tanto lixo na venezuela.

  4. Com a devida vênia, o povo de Manaus (especialmente as Zonas Leste e Norte, periféricas da nossa cidade, que trocam voto por combustível) merece o Prefeito que elegeu. Um retrocesso e um espetacular absurdo o que está acontecendo nessa cidade.

  5. Tipos de Assaltantes:

    ASSALTANTE BAIANO
    Ô meu rei… ( pausa )
    Isso é um assalto… ( longa pausa )
    Levanta os braços, mas não se avexe não..( outra pausa )
    Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ..
    Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa )
    Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado.
    Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa )
    Vou deixar teus documentos na encruzilhada .

    ASSALTANTE MINEIRO
    Ô sô, prestenção
    issé um assarto, uai.
    Levantus braço e fica ketin quié mió procê.
    Esse trem na minha mão tá chein de bala…
    Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.
    Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!

    ASSALTANTE CARIOCA
    Aí, perdeu, mermão
    Seguiiiinnte, bicho
    Tu te fu. Isso é um assalto .
    Passa a grana e levanta os braços rapá .
    Não fica de caô que eu te passo o cerol….
    Vai andando e se olhar pra tras vira presunto

    ASSALTANTE PAULISTA
    Pô, meu …
    Isso é um assalto, meu
    Alevanta os braços, meu .
    Passa a grana logo, meu
    Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra
    comprar o ingresso do jogo do Corintian, meu . Pô, se manda, meu

    ASSALTANTE GAÚCHO
    O gurí, ficas atento
    Báh, isso é um assalto
    Levanta os braços e te aquieta, tchê !
    Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
    Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.

    ASSALTANTE AMAZONENSE
    Querido povo de Manaus,meu irmão amazonense em 2010 teremos a taxa do lixo,aumento no IPTU,o viaduto da bola do são José,restauração do Adolpho lisboa,limpeza dos igarapes…etc….etc

  6. Parabéns vereador Marcelo Ramos!!! excelente texto!!!! o Sr. Amazonino apesar da idade parece uma criança mimada!!!! ele merece umas palmadas… hahahahaha

  7. NOBRE VEREADOR MARCELO RAMOS, QUALQUER UM ESTÁ VENDO QUE A ADMINISTRAÇÃO DE AMAZONINO ESTÁ SENDO UMA PORCA MISERIA, COMO DIZEM OS ITALIANOS.
    ELE NÃO FAZ NADA, SÓ VIAJA, SEUS VEREADORES DE BANCADA SÃOS PUXA-SACOS, HOMENS E MULHERES VENDIDOS, TODOS COM UM PREÇO.
    DEUS É JUSTO VEREADOR, MANAUS ESTÁ PAGANDO PORQUE COMO ISRAEL, QUERIA UM REI, ALGUÉM QUE NUM FAZ DE CONTA RESOLVESSE OS PROBLEMAS.
    AGORA CHORA ISRAEL, BABILÔNIA NÃO É, MAS ESTÁ SENDO SEU LUGAR.
    VEXª E O PSB ESTÃO SALVANDO A CMM. AQUI CRITICO OS DOIS VEREADORES DO PMDB POR VOTAREM A FAVOR DESSA SAFADEZA.

  8. Serafim,

    Gostaria de ouvir sua opinião a respeito do que o ex-vereador Paulo De Carli afirmou em seu twitter.

    As ideias e posições dele estão expostas tb no blog dele.

    Resumindo ele defende a taxa do lixo dizendo que Manaus precisa de mais dinheiro. E que sua administração observou isso mas não teve competência pra implantar a mudança e que só foi contra a sua proposta de alterar o IPTU àquela época porque seu projeto não contemplava a atualizacão da planta da cidade mas que achava e acha necessário que Manaus tenha mais impostos mesmo que o atual prefeito tenha sido eleito prometendo diminuir impostos.

    Pergunto: Seu projeto não contemplava a atualização da planta da cidade? Se foi observado isso pela oposição porque não foi corrigido?

    Grato.

  9. Blz o texto + pedir pro Amazonino interpretar ai e pra acabar ele não consegue ver o que ta na cara dele…

  10. Caro Anderson:
    O meu projeto contemplava a atualização da Planta de Valores, mas a Justiça entendeu que não cabia. Respeitei a decisão.
    Por favor, leia o meu post do dia 21.12. intitulado “Taxa do Lixo. Eu acabei, ele recriou. Essa é a diferença”.

  11. oiiiiiiiiiiiiiiiiiii joguuueeeeeee o lixooooooooooooooooooooooooooooo nooo lixo ta xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Comments are closed.