É mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo

serafimcorrea_artigosO prefeito voltou de Copenhague, de onde não se tem nenhum registro de vídeo ou áudio de que tenha participado de qualquer evento, e hoje deu entrevista à CBN MANAUS, onde praticou seu esporte favorito: o de atribuir a mim a paralisia do seu Governo.

Após a entrevista, numa lição de boa imprensa, a CBN MANAUS abriu espaço para que eu respondesse, o que fiz em entrevista gravada, que deverá ir ao ar amanhã, dia 24, no mesmo horário.

A impressão que tenho é que Amazonino passa por algum problema de saúde, já que repete a mesma conversa sempre, embora reiteradamente desmentido. Ou então está seguindo a orientação do marketeiro do Hitler, para quem repetir mil vezes uma mentira a torna verdade.

Ele começou dizendo que a Taxa do Lixo não foi extinta por mim e que a Prefeitura em minha administração continuou cobrando-a, embutida no IPTU.

É mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo. A Taxa do Lixo foi extinta por mim em 2006 pelo art. 57 da Lei nº 1.091, a mesma que aumentou o IPTU. Na oportunidade, o Tribunal de Justiça decidiu a respeito, e o que foi cobrado foi o decidido. Tanto isso é verdade que até hoje não houve uma única reclamação.

Agora vamos à aritmética. A Taxa de Lixo que ele criou prevê arrecadar R$ 150.000.000,00. Em 2008, o IPTU arrecadado foi de R$ 50.132.259,68. Se a Taxa estava dentro do IPTU, como é que 150 milhões cabem dentro de 50 milhões? Aritmética trata só das quatro operações, não é preciso nem entender de matemática.

Depois, a irresponsabilidade dele é muito grande, pois ao dizer que parte do IPTU é indevida pode gerar demandas de contribuintes pedindo de volta o que foi pago a maior. É um irresponsável.

Depois atacou o TCE por ter aprovado as minhas contas. Ao contrário dele, que certa feita agrediu até a própria Justiça, eu respeito o TCE, instituição fundamental para o controle da administração, bem como os seus membros e funcionários. Queixou-se que agora o TCE vive dentro da Prefeitura examinando as contas. É que hoje vivemos outro tempo. Agora, e isso já era assim antes de eu assumir, em janeiro de cada ano, o TCE decide quem será o relator das contas da Prefeitura naquele ano. O relator nomeia uma Comissão de Acompanhamento que trabalha dentro da Prefeitura. Isso é assim há mais de cinco anos e não se trata de qualquer perseguição a ele, como tentou fazer transparecer, não sei se por ignorância ou má fé.

As contas dos meus quatro anos de mandato foram todas aprovadas.

Aliás, quando ele assumiu, acusou a minha administração de ter deixado dívidas que comprometeriam a sua gestão. Era mentira, e aquilo era uma tentativa de tirar uma carta de seguro para justificar o não cumprimento das promessas que sabia não caber dentro do orçamento do Município. Pedi ao próprio TCE que mostrou quais eram as dívidas e os seus valores. Resultado: era a menor dívida de todos os tempos pelos indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aí ele calou, mas agora volta com a ladainha.

Só quero lembrar que todos os indicadores da LRF são fornecidos pelo Prefeito à Secretaria do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br), que os disponibiliza na Internet. Pois bem, foi ele quem assinou os dados do 1º bimestre de 2009 que obrigatoriamente informam os dados do bimestre anterior, portanto de novembro/dezembro de 2008. E foi ele, Amazonino Mendes, quem confirmou os meus dados. Quem tiver dúvida, por favor, acesse: www.tesouro.fazenda.gov.br.

A Prefeitura está parada, nada anda, nada acontece. Só duas obras andam, a da Passagem de Nível da Paraíba e o Complexo do Coroado. As duas com dinheiro que deixei contratado com a Corporação Andina de Fomento — CAF, sendo que a última deixei bem adiantada.

Depois de muito me agredir, como também ao valoroso vereador Marcelo Ramos, chegando ao cúmulo de perguntar o que seria dele se fosse eu. Eu respondo: se ele fosse eu, não abandonaria a cidade, não faria tanta coisa errada como tem feito, nem diria tanta besteira e mentira.

Por último, deixou a mim e ao Marcelo de lado e partiu para agredir a cidade de Manaus. Disse ele: “Nós temos a pior cidade do Brasil e só vamos melhorar se cada um fizer a sua parte”.

Que feio! Agredir a cidade que lhe deu tudo, que lhe recebeu de braços abertos, que lhe deu educação, que lhe confiou por três vezes administrá-la e mais três vezes a responsabilidade de governar o estado? Manaus, que ele diz que estava mal, foi uma das doze cidades escolhidas pela FIFA, atendendo a uma inscrição assinada por mim, para sediar a Copa do Mundo em 2014 em abril deste ano. Então não pode ser a pior cidade do Brasil. Na pior hipótese, perdeu só para onze outras cidades sedes. Tem problemas? Claro que tem, mas é para resolvê-los que de quatro em quatro anos o seu povo escolhe quem ele quer que a governe e quem ele quer que fiscalize quem vai governá-la.

Este é o meu papel. E que continuarei cumprindo pela delegação do povo da minha terra a quem sou sempre grato por tudo que me deu.

31 thoughts on “É mais fácil pegar um mentiroso do que um coxo

  1. Como sempre, argumentação brilhante!
    Verdadeira, calcada em fatos e informação de fácil acesso, como fácil também é o seu entendimento…
    Só não entende, ou nela não acredita, quem realmente não quer…
    Esse Natal vai entrar pra história…
    O Amazonino morreu e esqueceu de se enterrar… Coitado!
    Que o seu fim seja mais glorioso que o de Gilberto Mestrinho, derrotado pela história e pelas urnas…

  2. Sarafa,

    Cada vez mais, o atual prefeito entra em crise de existência, ele não sabe onde esta pisando.

    Não tem a menor idéia de como a máquina administrativa funciona, fez e desfez, dezenas de decisões equivocadas que tomou desde o dia 01 de janeiro, e infelizmente ainda não conseguiu corrigir esses erros.

    Outro ato falho, você bem que destacou, ele não tem conseguido cumprir o que prometeu, pelo simples fato de não ter como cumprir suas promessas por serem impossíveis de se cumprir.

    Ele não conseguiu cumprir a mais simples de todas as promessas, que foi governar a cidade, seja ela do gabinete, ônibus, do carro. ele simplesmente não governa Manaus, seus secretários brigando uns com os outros, disputam o poder a tapas e tiros literalmente.

    Como alguém que é um “ANALFABETO CIBERNÉTICO” vai conseguir evoluir sua forma arcaica de pensar e transformar Manaus? Não tem como as práticas exdruxulas do passado hoje não tem mais espaços.

    Sarafa continue sempre assim, direto e coeso, não dê chances para que os paladinos da moralidade que no passado tanto lhe agrediram, consigam calar sua voz.

    O Amazonas precisa Avançar

  3. Caro Sarafa!!

    Eu sugiro que você vá até o prefeito pessoalmente e lhe dê um vidro de “óleo de peroba” para ele passar no rosto todas as manhãs.

    É muita cara-de-pau!!

  4. Sarafa, o amazonino ainda continua o mesmo de 20 anos atrás, tentando justificar a inoperancia das administrações, desatrosas dela aos seus antecessores, ele fez isso até com o Gilberto pai politico dele. a unica coisa que o atual prefeito sabia fazer era distribuir rancho, motosserra,direito a vida (as 30 moedas)como agora a pratica não vale mais,as promessas de campanhas mirabolentes são impossivel de realizações ele tenta a qualquer custo atribuir a alguem a culpa pela incopetencia dele e esse culpado é vocé, acho até que pelo periodo de chuva que vem nos proximos 4 meses. ele culpa vocé pelas manchetes dos jornais local de hoje. no Blg do holanda diz (ele amazonino) que as manchete dos jornais de hoje deveriam ser assim ‘MANAUARA PAGAVA TAXA DE LIXO SEM SABER” MANAUARA PAGAVA TAXA DE LIXO ESCONDIDA”,(qeurendo dizer que sua administrçao não era transparente,)ela por não saber fazer conta, acha que os jornalista não sabe pensar. Sarafa apesar da CBN haver te procurado, deveria lhe entrevistar ao vivo e não gravado, poir ainda é rede amazonica que entrevistou o prefeito nos telejornas e vocé no portalamzonio,é bricadeira,vejo que os meios de comunicação de Manaus, contuam perciais, só não tem mais 6 horas diarias de programaçaõ lhe atacando porque vocé ainda não se manifestou sobre o pleito do proximo ano.Sarafa vamos a luta, vamos ´continuar desmascarando todas mentiras deste sr que ainda não assumi os erros administrativos que a vinta anos vem cometendo em nosso estado. parabens pelo artigo, uma boa noite

  5. É ISSO AÍ EX PREFEITO SERAFIM CORREA , E DIZ O DITADO POPULAR : “OS CÃES LADRAM, E A CARAVANA PASSA”.
    ELE SIMPLESMENTE É UM ADMINISTRADOR DE ULTIMA CATEGORIA, O POVÃO CONFIOU NA LABIA DELE E SE …., COMO NÃO TEM ARGUMENTOS FAZ AQUELE TIPO DE POLITICA DE CORONEL DE BARRANCO , ATIRA PEDRA, CALUNIA E OFENSAS NA VOSSA PESSOA, SABE PORQUE:
    PORQUE ELE NAO FEZ NADA DE NOVO NA CIDADE, APENAS DEU CONTINUIDADES AS OBRAS INICIADAS EM SUA GESTÃO, E OS BURACOS DA MAZOCA ESTAO AÍ PARA TODA POPULAÇÃO VER, E UMA BOA MAIORIA JÁ ARREPENDIDA DE TER DADO SEU VOTO A ELE
    UMA COISA EU DIGO DE CADEIRA , NEM SATANÁS QUER ELE LÁ EMBAIXO
    VÁ EM FRENTE SERAFIM E CONTE SEMPRE COM O MEU VOTO E DA MINHA NUMEROSA FAMILIA
    DESEJO AO SENHOR E SUA FAMILIA, UMA BELA E FELIZ NOITE DE NATAL, E UM ANO DE 2010 VITORIOSO
    ABRAÇÃO

  6. Quando a campanha encerrou em outubro do ano passado todos diziam “o Serafim acabou!” ou ” o sarafa tá morto!”
    Nada como um dia após o outro. Meu caro Sarafa, hoje você decide a eleição no Amazonas. Seus 385 mil votos hoje estão na casa dos quase 500 mil e quem você pegar para estar ao seu lado vai estar ao lado de um homem ético, honesto e decente.
    Deus sempre traz nossos inimigos para COMEREM NA PALMA DE NOSSA MÃO.

  7. Sei que o Sr. não vai publicar mesmo, mas pelo ao menos espero que leia.
    O Sr. Amazonino está dando continuidade ao seu péssimo trabalho diante da prefeitura.
    Mas o Sr. conseguiu o que queria: Eleger seu rebento!
    O Sr. Serafim foi o pior prefeito da história de Manaus, pelo ao menos desde que comecei a entender as coisas.
    SEI QUE O SENHOR JAMAIS PUBLICARÁ ISSO, A CENSURA É A SUA CARA, DIZEM QUE O SENHOR DEDURAVA AS PESSOAS NA ÉPOCA DO REGIME MILITAR.

  8. Sarafa, ano passado te acusaram de tirar o pijama do Amazonino.

    O inverso e bem verdade. O Amazonino não quer tirar de você o terno e a faixa de prefeito. Por isso atribui a ti toda a responsabilidade, inclusive pela gestão dele.

    Te acusavam de ser um prefeito de gabinete. O que é melhor? um prefeito “de gabinete”, que comparece ao seu local de trabalho ou um prefeito que se divide entre pescarias, partidas de dominó e viagens para a Europa para resolver nada?

    Estamos contigo.

  9. Sarafa,

    lhe admiro muito. Vc tem argumentos. Em 2010 estou com vc pro que der e vier.

    Grande abraco.

  10. Sarafa, o amazonino tá caduco!! tá mais perdido que barata tonta!!!! ainda bem que não contribui para eleger esse cidadão que vai acabar com a nossa cidade!!!

  11. Nós cidadãos devemos mostrar o que acontece por tráz das cortinas da prefeitura.
    Devemos fazer dessa inclusão digital um dispositivo para que todos tenham acesso a verdadeira informação.
    Valeu Serafim, por nos manter informado e comprovando a idoneidado da informação.

  12. Não sei porquê, mas algo me diz que ele sai antes do prazo da lei eleitoral, que é dia 02 de abril, se não me engano…
    Tá parecendo que ele não vê a hora de sair da cadeira de Prefeito e disputar o Governo, tá só esperando os viadutos aprontarem [só pra não sair tão sem obra assim, entende?]…
    O Negão tá morto!
    Pai do céu, salvai-nos!

  13. Eu acho que a diabetes ta matando o Amazonino,
    ele não consegue formular uma frase, com começo,
    meio, e fim.

  14. SARAFA, você deu a resposta que alguns estavam pedindo, não é Senhora Vânia Tadros?

    Esse Al Capone, não aprende mesmo, é um fanfarrão.

    Serafim, vou fazer uma pergunta a você: Tu não achas o Atrazonino parecido com o João Plenário da Praça é Nossa? rsrsrs!

    Falando sério, só defende esse Al Capone do Amazonas, pessoas que tem parentes de favor nesta prefeitura, ou loucos de pedra, que Prefeitozinho ruim é esse? Tá batendo recorde de imcompetência!

    Serafim, o Amazonino é uma pessoa que não tem amigos verdadeiros, tem aproveitadores e bajuladores que dependem financeiramente dele. Já você tem amigos antigos e uma família que lhe ama, diferente dele!

    Daaaaalhe Sarafa! Responda sempre a esse prefeito mentiroso.

    PARABENS, FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, ABRAÇOS!

    VOLTA LOGO SARAFA!

  15. ah, como seria bom se toda a população tivesse acesso a isso aqui. ou pelo menos interessada em entender as coisas que são vomitadas por esse senhor que está a frente da nossa cidade.
    é mesmo uma pena!

  16. Desiste Sarafa

    Bom, Minha condição econômica permite dizer : Eu lanço o desafio pra quem quer que seja, inclusive para o próprio ex-prefeito, Se você ainda ganhar uma Eleição para cargo executivo no Amazonas eu pago R$ 30.000,00(TRINTA MIL REAIS).

    O desafio está lançado, bom, se você foi tão bom prefeito quanto afirma diariamente, não será problema nenhuma.

    Alguém casa?! 30.000,00 (debitado em conta)

  17. Bom dia!!!
    Sarafa, este senhor, já um ancião, encontra-se totalmente perdido, pq. sabe que a cidade está um verdadeiro pandemônio, e ele não consegue controlar, e a sua equipe de bajuladores não o fazem enxergar o óbvio, é preciso administrar a cidade de forma séria, isso aqui não é uma brincadeirinha de crianças,os manauras, que tenham um mínimo de sensatez, já perceberam que o governo do sr. Amazonino Mendes é um desrespeito a sociedade manaura…

  18. O IDH-Manaus deve ter ficado negativo nos últimos meses.

    Temos um gestor ausente e descompromissado com a cidade, aliás seu único compromisso é a próxima eleição.

    A verdade, bajulada ou não, é que Manaus está abandonada e agredida.

    Aníbal Beça já cantava: “Ela que mora dentro nós”, se isso for verdade fico com a preocupação de precisar de remédios, já que não existem nas casinhas do médico da família.

    Acredito que só tenha FAMPRIDINE – remédio para asclerose múltipla.

  19. Ao ler seu comentário e do Amazonino, não vou aqui dizer Serafim que o apoio em todas suas decisões à frente da Prefeitura, mas compartilho sua indignação contra o atual prefeito pois este não se cansa de mentir e atribuir todas as derrotas a você. Quero dizer que na sua administração em muitos pontos você obteve êxito (coleta de llixo, limpeza da cidade, transporte coletivo e outros) e como todo ser humano falho não pode agradar a todos isso é normal, isso se chama política, mas não deixe que essas provocações atrapalhem sua postura de homem público, continue batalhando porque os eleitores conscientes não dão apoio ao Amazonino.

    Ps. se possível gostaria que você entrasse em contato comigo por e-mail, sou advogado e gostaria de contribuir nessa luta!

  20. Freds, ele disse que ia dar internet para toda Manaus.

    e as 1000 creches ?

  21. Mais uma vez o sr.apresenta fundamentos que desmentem o atual prefeito.Pois é,desta vez é matemático.Parabéns por esclarecer os fatos.
    Gostaria ainda de lhe desejar um feliz Natal e um ano novo cheio de alegrias.

  22. Dá nele Sarafa,as palavras se perdem, porém contra fatos não há argumentos.

    Feliz natal

    de Daniel da Costa Silva e Família.

  23. Com toda certeza, muitos dos que votaram em Amazonino se arrependeram. Eu votei no Serafim. Minha família inteira por lado de mãe. Encontro uma contradição: sou filhos de pais separados, e minha família materna é de classe média, sou filho de engenheira civil. Minha família paterna já tem recursos limitados. Meu pai pediu ano passado que eu votasse no Negão, pois ele prometeu uma casa ao meu velho. Disse que não votaria, o que me levou a discussão com meu pai.

    Negão foi eleito, meu pai até agora não recebeu casa alguma. Até hoje eu fico rindo dele por causa de sua ignorância. Infelizmente, Serafim, o povo de Manaus é besta, ignorantem burro, que se vende em troca de pequenos favores. Mesmo sendo eu de classe média, lhe fiz tanto oposição como apoiei suas medidas. Sou moderado, pois mesmo sendo de classe média, eu ando de ônibus, enfrento filas, sistema de transporte precário. Fui radicalmente contra o aumento da passagem, pois os resultados que o povo viu foram poucos.

    Seus feitos que apoiei: Passá Fácil, Integração Temporal, Maternidade Moura Tapajós, Construção das Adutoras de Água, do Viaduto na Recife. Você não foi um mal prefeito, não. O único erro foi ter aparecido pouco para o povo e de ter favorecido mais as elites. Caso você se candidate a governador em 2010, será eleito com toda certeza. Omar Aziz tem pouco apoio, Praciano, por ser do PT (partido do presidente Lula), acha que pode se eleger, Alfredo recebeu mais de 100 mil reais de auxílio moradia, verba do Senado, sendo que por ser ministro tem residência oficial. Se Amazonino se candidatar também, ele será um adversário poderoso, mas não imbatível. Já pensou se ele voltar ao governo? Nunca vamos pra frente.

    Se candidate ao governo do Estado, você terá apoio dos estudantes. Eu entendo de política e sei muito bem onde e como o senhor pode concentrar sua campanha. E o senhor, Serafim, já trabalhou com meu tio, é conhecido dele. Não mencionarei o nome aqui, mas o senhor e meu tio são conhecidos.

    Um grande abraço.

  24. Peço desculpas pois vi que cometi erros de gramática. Estou digitando rápido. Quero dizer que tenho instrução. rsrs

  25. Serafim eu acho que a solução mais rapida e barata seria contratar o prof.Lincoln para dar umas aulas de matamática para o Amazonino; eu acho que com duas horas de aula ele consegue desemburrar o atual prefeito e quem sabe ensina-lo a fazer esses cálculos da taxa de lixo/iptu.

  26. o Amazonino só fala o que o povo quer ouvir (o povo dele, eleitorado dele) e ele faz bem isso, fla mentiras mas, sai como santo… Funciona? parece que sim infelizmente!

  27. Meu caro ex-prefeito SERAFIM CORREA, tive a oportunidade de trabalhar em sua administraçao, como funcionario de carreira do IMTU hoje IMTT. Permita-me fazer um comparativo entre ambas administaçoes. Começarei pela administraçao do PSB que no primeiro momento, em nosso instituto teve um equivoco grosseiro, cololocando a frente do IMTU, alguem sem o menor vivencia no transporte, e com deficiencias gerenciais cronicas, o resultado foi naquele instante o fracasso em nosso IMTU.No segundo o senhor colocou para gerenciar o IMTU, um moço chamado MARCELO RAMOS que apesar da da falta de experiencia, mostrou-se altamete qualificado na arte de negociar e demostrou humildade na hora de decidir. Ai nosso IMTU teve outra cara, mais ativa mais eficiente e sobre tudo mais proxima do usuario, por isso que esse moço deixou o IMTU com 80% de aprovaçao administrativa. A administraçao do PTB nao tem projeto, nao tem plano de metas, nao tem norte, estamos a deriva em alto mar, nao temos um rumo, isso nos frustra como funcionario de carreira desse instituto, esse e o retrato atual.

  28. Caro Serafim,

    A atitude do atual prefeito é muito parecida com a do presidente Lula que jamais esquece o FHC, impressionante como o atual presidente com toda a sua popularidade fica constantemente diminuindo os acertos do governo anterior, ele deveria sim, criticar os erros no entanto teria que se humilde para enaltecer o que de bom foi deixado para que ele que é inteligente pudesse dar continuidade e atingir altos índices de aprovação.
    Portanto se prepare pois o mau-menino não o deixará em paz nos próximos 4 anos ou mais, e sr será culpado de tudo de ruim que ocorrer na cidade, e copiando o Lula jamais terá a ombridade de enaltecer os seus acertos.

    Um abraço.

  29. Serafim!

    O atual preifeito está perdido em suas próprias mentiras, o coitado pensa que ainda estamos nos tempos antigos, onde ele somente mentia, mentia e mentia que diga de passagem ser sua maior virtude…
    Serafim sempre votei em você e vou continuar votando, e espero que em breve você esteja de volta e acabe novamente com essa robalheira que está acontecendo em nossa cidade.

    Feliz ano novo a você e sua familia!

Comments are closed.