NACIONAL, 100 ANOS

O Nacional Futebol Clube completa e comemora neste dia 13 de janeiro 100 anos de existencia.

100 anos de muitas lutas e vitórias. Durante os últimos  50 anos, direta ou indiretamente, vivi o Nacional. Desde os 15 anos que frequentei a séde da Saldanha Marinho, onde hoje está o Carrefour, e participei, ora como colaborador, ora como diretor.

Alegria muito grande de ter participado esse tempo todo e ter vivido momentos inesquecíveis como em 1969 vencer o Maringá no Maracanã na preliminar do jogo Brasil e Venezuela pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970 (foto acima).

Os nacionalinos são milhares e estão espalhados em todos os cantos e nessa data homenageio a todos, em nome de símbolos como Maneca, exemplo de dedicação como atleta, torcedor e dirigente, e o Evandro Paes Farias, o mais fanático de todos nós.

Não posso deixar de registrar a saudade de tantos outros que deram tudo de si para que o Nacional fosse o que é e tenha alcançado tantas glórias. Impossível esquecer uma geração que deu tantos títulos como a liderada por Joaquim Paulino Gomes, Vicente da Cruz, Samuel do Vale, Armando Travassos, José Cordeiro, Manoel Maciel, José Renato, Alfredo Pedras, Alfredo Barbosa Filho e tantos outros que já partiram desta vida para outra melhor.

À nova diretoria que hoje assume liderada pelo Mario Cortez, nacionalino dedicado ao clube, os votos do mais absoluto sucesso e o meu abraço ao Governador Omar Aziz pela decisão em ajudar o futebol amazonense rumo à reinserção no futebol brasileiro.