MUITO TRABALHO E SUCESSO!

Hoje, Brasil afora, 5.565 prefeitos tomam posse como resultado das eleições de 2012 com a responsabilidade de administrar seus Municípios.

Como regra enfrentarão dificuldades comuns: falta de recursos, desorganização administrativa, dívidas financeiras, sociais, urbanas e ambientais.

Essas dificuldades decorrem, em grande parte, da má gestão dos prefeitos que saem, mas tem, principalmente, outra causa maior: a distorção do nosso pacto federativo que concentra os recursos nas mãos da União e as responsabilidades nas mãos dos Municípios.

O resultado prático disso é que os Municípios têm baixa capacidade de investir e ficam na dependência da boa vontade do Governo Federal que direciona os investimentos para setores que terminam gerando mais despesas de custeio nas Prefeituras, sem observar que cada caso é um caso diferente do outro.

Os eleitos que serão empossados hoje, além das responsabilidades do dia a dia, que já são enormes, terão uma responsabilidade política muito grande em termos nacionais: o de avançar com a rediscussão do nosso pacto federativo objetivando que a divisão dos recursos seja mais compatível com as responsabilidades de cada um. Portanto, redistribuindo recursos hoje em mãos da União em favor dos Municípios.

Daqui deste espaço faço votos de muito trabalho e sucesso a todos os prefeitos que serão empossados.

Destaco, no entanto, os novos prefeitos de Manaus e Presidente Figueiredo.

Em Manaus, assume a Prefeitura o Arthur Neto, tendo como vice o Hissa Abrahão. Político de larga experiência e capacidade, eleito por ampla maioria, assume com redobrada confiança do nosso povo e terá de todos nós o apoio para enfrentar os problemas da cidade e os que dizem respeito ao pacto federativo. Com certeza, pela equipe que montou, encaminhará  soluções dos problemas da cidade que, como todos sabem, são muitos e não se resolvem através de “milagres”. Não lhe faltarão disposição, determinação, iniciativa e coragem. Na questão do pacto federativo, pela sua larga inserção na política, será figura sempre inserida nas articulações nacionais.

Em Presidente Figueiredo assume o nosso companheiro Prefeito Neilson Cavalcante (PSB), sucedendo ao Prefeito Fernando Vieira (PR), que fez boa administração a ser continuada.

Portanto, votos de muito trabalho e sucesso!